Placas Solares: O Guia Completo e Definitivo sobre Placa SolaresO sistema fotovoltaico é uma excelente opção para obter energia limpa e contar com considerável economia na conta de luz, o que tem feito cada vez mais pessoais se interessarem. E entre os componentes mais importes dentro do sistema estão as placas solares. Você sabe como elas funcionam e qual o papel delas? Veja um guia completo sobre placas solares neste artigo.

Descubra agora mesmo o que você precisa saber neste guia completo e definitivo sobre placas solares e não tenha mais dúvidas sobre esse sistema de captação de energia solar.

O que são as placas solares?

Placas Solares: O Guia Completo e Definitivo sobre Placa SolaresAs placas solares fazem parte do sistema fotovoltaico, que é um sistema gerador de energia porque da captação de luz solar. Nesse sistema, as placas solares são as partes que ficam posicionadas na parte de cima dos telhados ou sobre o chão para receber toda a radiação solar.

Quando se olha um sistema fotovoltaico de longe, a primeira coisa que se vê é justamente um conjunto de placas que ficam posicionadas uma ao lado da outra, com direcionamento de acordo com a necessidade de cada local e cada projeto.

Cada placa possui outros componentes, como as células, que são responsáveis pela viabilidade da geração de energia.

Além disso, as placas são essenciais para que o sistema voltaico consiga realizar o efeito voltaico, que é o processo de reação que acontece e transforma a luz do sol em energia. Porém, sobre isso você vai ver mais abaixo.

Ademais, as placas solares podem ser feitas de vários materiais, ter tamanhos diferentes e tipos mais adequados para cada situação. Por isso, no tópico a seguir você vai conhecer alguns dos principais tipos de placas fotovoltaicas.

Tipos de placas

Primeiramente, as placas podem ser encontradas em diferentes materiais, como:

• Silício monocristalino;

• Silício policristalino;

• Filme Fino.

O principal impacto que o tipo de material de fabricação cause é o nível de eficiência da placa. Em geral, a placa mais utilizada é de silício, porém como você pode notar acima, existem dois modelos de silício que podem ser utilizados e a diferença está na pureza desses componentes.

Um painel feito de silício puro será muito mais eficiente. Entretanto, isso pode encarecer o projeto.

Placas de silício monocristalino

As placas solares feitas desse tipo de material oferecem grande eficiência na produção de energia, pois são mais puras. Com isso, o projeto que utiliza esse tipo de placa acaba necessitando de uma quantidade menor de placas.

Além disso, esse tipo de placa tem a vantagem de conseguir obter melhores resultados em dias em que não há tanta incidência de luz solar, justamente por ser mais eficiente.

Ademais, quanto à durabilidade a placa de silício monocristalino tem uma expectativa de duração de aproximadamente 30 anos, o que bastante tempo de vida útil.

Placas de silício policristalino

Outro tipo de placa que você encontra é a de silício policristalino que são desenvolvidos de uma forma um pouco diferente do tipo anterior. Nesse caso não há a pureza integral do material, as partículas de silício são fundidas em um bloco grande, o que proporciona a criação de vários cristais e não apenas um.

Esse tipo de placa é também muito eficiente e pode ser utilizado sem problema, a única diferença é uma pequena redução de eficiência em comparação com o modelo citado acima. No entanto, não chega a ser uma diferença tão significativa.

Ademais, a vantagem do silício policrisalino nas placas fotovoltaicas é que o preço é reduzido em comparação ao monocristalino. Além disso, a durabilidade é a mesma, sendo em torno de 30 anos.

Além disso, por não terem a máxima eficiência possível, esse tipo de placa necessita de maior espaço de instalação para que tenha mais quantidade de superfície de contato com a luz solar.

Painel de filme fino

O terceiro tipo de painel é o de filme fino, que é feito a partir de camadas de filme fotovoltaico que são colocadas em cima de um substrato. Essas camadas podem ser feitas de diferentes materiais, o que vai criar subclassificações diferentes às placas de filme fino.

Com isso, vai depender muito do tipo de material utilizado para que seja calculada a eficiência da placa. Porém, de uma forma geral, ela pode chegar a mesma eficiência da placa de silício policristalino.

Além disso, o uso de filme fino está em crescente, pois a forma de fabricação acaba sendo mais fácil do que as outras, diminuindo o custo de fabricação.

Entenda o funcionamento das placas solares

Placas Solares: O Guia Completo e Definitivo sobre Placa SolaresAs placas funcionam através do efeito voltaico, que é criado pelos fótons existentes na luz e que reagem com o material existente nas placas solares. Essa reação acontece quando os fótons agitam os elétrons presentes nas células das placas, criando um fluxo de transporte até as partes das placas em que não existem elétrons e a corrente elétrica é criada.

Pode não parecer algo muito simples, porém todo o sistema de energia fotovoltaica é desenvolvido de acordo com as peculiaridades de cada ambiente. Com isso, tudo é feito para que o sistema funcione corretamente e entregue a energia solar ao ambiente.

Qual a placa correta para cada caso?

Placas Solares: O Guia Completo e Definitivo sobre Placa SolaresPara você saber qual tipo de placa utilizar vai depender muito de cada projeto e de cada exigência. Entre as questões que precisam ser levadas em consideração está o fator do nível de necessidade de eficiência, orçamento disponível e qualidade do acabamento.

Considerações finais

Placas Solares: O Guia Completo e Definitivo sobre Placa SolaresComo você pode identificar, as placas solares fazem parte de um sistema complexo de energia fotovoltaica. São vários detalhes que necessitam de atenção e a devida orientação para que as melhores escolhas sejam tomadas.

Além disso, apesar de existirem vários tipos de placas, nenhuma fica exposta diretamente ao sol, pois possuem um invólucro de proteção que vai garantir o funcionamento das células presentes em cada uma das placas.

Com todas as informações que você encontrou até aqui é possível ter uma noção mais exata sobre as placas solares e entender como funcionam, o que é tão crucial nesse tipo de sistema de luz solar.

E agora que você já viu o guia completo sobre placas solares, quer saber detalhes sobre preços e custos em geral? Acesse nosso site e encontre artigos que tratam do assunto para você ter maior clareza e domínio sobre o assunto e conhecer todos os lados desse negócio! Não perca tempo e descubra hoje mesmo!