Imagine usar o excedente de energia solar gerada, gerada em um imóvel, para consumir em outro local? Essa é a premissa do autoconsumo remoto. E, inclusive, essa é uma realidade que tem agregado ainda mais benefícios à energia solar — residencial, comercial ou industrial.

Mas não pense que esse diferencial é, necessariamente, uma novidade. Afinal de contas, essa modalidade de distribuição do excedente de créditos solares só foi possível mediante o desenvolvimento da Resolução Normativa 687 da ANEEL, de 2015.

É claro que, para isso funcionar, existem características especiais e restrições que devem ser observadas para usufruir da geração compartilhada de energia — como também é chamada.

E só para você ter uma noção do crescimento dessa modalidade aqui no país: já encontramos um total de quase 4,5 mil unidades usando o autoconsumo remoto. Isso gera a média de 130,4 MW e por meio de 19.557 receptores de créditos

Bastante coisa, né? Então, para que você também entenda e aplique essas vantagens, e também entenda o limite do autoconsumo remoto para beneficiar-se dessa possibilidade, preparamos este post. Confira os tópicos a seguir, e aprenda tudo sobre o assunto!

Como funciona o faturamento no autoconsumo remoto?

Todo o conceito do autoconsumo remoto está amparado nos rigores de regulações e parâmetros elaborados pela Aneel. E isso inclui o faturamento dessa modalidade.

Para começar: a prioridade para o uso dos créditos solares é, sempre, da unidade geradora de energia. Aquela que tem o sistema fotovoltaico instalado, portanto.

É o excedente que poderá ser utilizado em uma segunda propriedade, e de acordo com as condições também apontadas pelo próprio órgão. 

Por exemplo: o imóvel deve estar sob a mesma titularidade da unidade geradora de energia. E desde que sob a concessão da mesma distribuidora de energia elétrica.

Dessa maneira, em condições ideais de produção própria, a unidade geradora de energia tende a pagar somente a taxa mínima de luz. Esse é um custo fixo e praticado pela concessionária para garantir a disponibilidade dos fios conectados em toda a rede.

Resumidamente, é uma taxa de manutenção da infraestrutura da rede elétrica.

Em seguida, com eventuais créditos solares excedentes, a distribuição ocorre segundo o acordo firmado entre o consumidor e a distribuidora em contrato. 

Mas não se preocupe se algo mudar ao longo do tempo: você pode modificar esse acordo a qualquer momento.

E ainda vale acrescentar: se a produção de energia por meio do seu sistema fotovoltaico for suficiente para suprir as despesas integrais da conta de luz em ambas as propriedades, você só paga a taxa mínima das duas propriedades.

Consegue imaginar a imensa vantagem em economia disso?

Quais são os equipamentos necessários?

E aí? Acha que o autoconsumo remoto pode ser uma possibilidade real de economizar e, por meio disso, obter um retorno rápido do seu investimento?

Então, vamos aproveitar para explorar um pouquinho melhor os aspectos técnicos em torno da sua geração de energia por meio do sistema fotovoltaico. A seguir, separamos quais são os equipamentos necessários para a montagem dos painéis e torná-los funcionais:

Como funciona o faturamento no autoconsumo remoto?

estrutura metálica. Nela, são fixados os painéis solares de acordo com as características do local onde todo o sistema vai ser instalado (no telhado ou sobre o solo, por exemplo);

painéis solares. Eles são os responsáveis por absorver a luz solar e, posteriormente, encaminhá-la para a conversão em energia solar;

String box. Esse equipamento possui os dispositivos de segurança que mantêm o sistema fotovoltaico em bom desempenho de eficiência;

inversor solar, um dispositivo que auxilia na adaptação da energia recebida (corrente contínua) para a que vai ser utilizada dentro da propriedade (que é a corrente alternada);

medidor bidirecional. Responsável por registrar o nível de energia em tráfego no imóvel.

Av. Prof. Mário Werneck, n°26 – 5º e 6º andar, Estoril – Belo Horizonte/MG
(31) 98306-0447
(31) 3995-2335
envelope linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram