Ao entender o que é eficiência energética, você passa a identificar as melhores práticas que auxiliam na otimização de recursos na sua empresa — como a energia elétrica.

A partir disso, é possível reduzir custos, minimizar impactos ambientais e também lidar assertivamente para a redução de desperdícios na sua rotina de trabalho.

Mas como fazer isso na prática? Siga com a leitura deste post e aprenda, conosco, tudo sobre o que significa o termo eficiência energética e como aplicá-la!

O que é eficiência energética?

Em poucas palavras, podemos definir a eficiência energética como uma ou mais ações práticas que visam a realização de uma mesma tarefa, mas com uso otimizado das suas fontes de energia.

Com uso racional, otimizado e planejado, você evita custos elevados na conta de luz, distribui melhor o dinheiro poupado para o desenvolvimento da sua empresa e adquire mais consciência ambiental, preservando o meio ambiente e, assim, também construindo uma reputação positiva para a sua marca no seu mercado de atuação.

Qual é a importância da eficiência energética?

Há três razões principais pelas quais a eficiência energética é importante:

E por mais que não percebamos, boa parte das empresas, casas e edifícios usam mais energia do que realmente precisam. Com isso, uma atenção voltada para boas práticas de eficiência energética é uma das maneiras mais fáceis de eliminar o desperdício e reduzir custos e impactos para o meio ambiente.

A boa notícia é que em qualquer lugar em que a energia é usada, há uma oportunidade de melhorar a eficiência. Alguns produtos, como lâmpadas energeticamente eficientes, simplesmente usam menos energia para produzir a mesma quantidade de luz.

Mas também existem outras formas de agregar a eficiência energética na sua empresa — e os motivos para isso, como veremos adiante.

Veja também: certificação ISO 50001: abordagem, requisitos e como obtê-la

Contribuição para o meio ambiente

A maioria dos interruptores de luz e tomadas extraem eletricidade de usinas de energia próximas, que por sua vez, geram energia a partir da queima de combustíveis fósseis, como gás natural e carvão.

Por sua vez, um subproduto da queima de combustíveis fósseis é a liberação de gases de efeito estufa, como o dióxido de carbono, que contribuem para as mudanças climáticas.

Além disso, essas emissões da usina também contêm outros poluentes atmosféricos nocivos, como óxidos de nitrogênio, dióxido de enxofre e material particulado, que levam a um ar insalubre.

Em contrapartida, a boa notícia é que ao usar a energia de forma mais eficiente, podemos ajudar a reduzir as emissões de gases de efeito estufa e outros tipos de poluição do ar, combater a ameaça das mudanças climáticas e ajudar a proteger nossa saúde e o meio ambiente.

Contribuição para economia

Ao reduzir o uso de energia, a eficiência energética reduz as contas mensais de energia e tornando-a mais acessível para empresas e famílias.

A instalação de produtos energeticamente eficientes, como lâmpadas de LED e eletrodomésticos com selo A de eficiência do Procel, pode ajudar a reduzir a conta de energia, tanto em empresas como residências.

Além disso, a conscientização ainda é uma grande aliada dos consumidores que buscam economia de energia e estão preocupados com o meio ambiente. Dentre algumas práticas que podem ajudar, destacamos o ato de apagar as luzes ao deixar um ambiente.

A eficiência energética contribui para o meio ambiente e ao mesmo tempo auxilia as empresas e famílias financeiramente.

Como colocar a eficiência energética em prática

Como colocar a eficiência energética em prática

Existem diversas estratégias que podem ser adotadas visando a consolidação da eficiência energética em seu dia a dia. Confira, a seguir, algumas delas:

Pois agora que você já sabe o que significa o termo eficiência energética é hora de colocar seus conhecimentos em prática. E outra maneira riquíssima para isso consiste no investimento em fontes limpas de geração de energia.

Economize em até 99% suas despesas com energia elétrica e contribua para o meio ambiente, investindo em um sistema de energia solar.

Leia também: IREC: o que é, benefícios e como garantir esse certificado

Soluções energéticas para o negócio ou residência

A Maya Energy é especialista no desenvolvimento de soluções em energia solar para residências, empresas e indústrias.

Com isso, fica fácil identificar o projeto de sistema fotovoltaico capaz de atender às suas necessidades e, assim, suprir a sua demanda de consumo de energia elétrica a partir da geração de energia própria por meio da energia solar.

Além disso, seu investimento é gradualmente quitado por meio dos créditos solares mensalmente, que podem ocasionar em até 95% de redução na conta de luz.

E, logicamente, agrega muito mais valor às suas ações de eficiência energética.

Quer saber mais a respeito? Clique aqui e fale com um de nossos especialistas a respeito das soluções da Maya Energy!

Saiba mais: Onde encontrar um simulador de energia solar?

Quem somos?
Av. Prof. Mário Werneck, n°26 – 5º e 6º andar, Estoril – Belo Horizonte/MG
(31) 98306-0447
(31) 3995-2335
envelope linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram