pessoa instalando painel solar - Qual a diferença entre Painéis Solares e Fotovoltaicos?Você saberia identificar a diferença entre painéis solares e fotovoltaicos? Devido à semelhança dos termos, muita gente faz confusão entre os painéis solares e fotovoltaicos.

Apesar de ser comum encontrar pessoas utilizando o termo painéis solares e painéis fotovoltaicos como sinônimos, existe diferença entre os termos.

Nesse conteúdo, vamos apresentar detalhes sobre cada modelo para que você descubra a diferença entre painéis solares e fotovoltaicos, vale a pena conferir!

Diferença entre painéis solares e fotovoltaicos

A energia solar que utilizamos em empresas e residências é gerada a partir da captação dos raios solares que brilham na superfície da Terra.

Atualmente, esses raios podem ser coletados por dois métodos:

  • Por meio dos painéis solares fotovoltaicos, que vemos em telhados e fazendas solares;
  • Por meio dos painéis solares térmicos, que são utilizados para gerar calor.

Na prática, a principal diferença entre painéis solares e fotovoltaicos reside no fato de que o primeiro gera calor, enquanto que a segunda opção produz eletricidade.

Veremos mais detalhes sobre cada tipo de painel solar na sequência do conteúdo.

Painéis solares fotovoltaicos

olhando para painel solar - Qual a diferença entre Painéis Solares e Fotovoltaicos?A energia solar fotovoltaica foi criada em 1839 pelo físico francês Edmond Becquerel, que estudava a reação química entre a luz solar e o metal.

Hoje em dia, os painéis solares são muito refinados e são cada vez mais comuns, graças à necessidade de transição para fontes de energia renováveis ​​e limpas.

Os painéis solares domésticos são normalmente instalados nos telhados, o que torna o espaço ideal para captar e absorver o máximo de sol possível.

Fisicamente, os painéis solares fotovoltaicos são apresentados em folhas retangulares de tamanhos diferentes e se parecem um pouco com um vidro preto.

Como funcionam os painéis solares?

Feitos de duas camadas de um material semicondutor e silício, os painéis solares fotovoltaicos são capazes de produzir um campo elétrico quando expostos à luz solar.

Quando o sol se conecta à superfície do painel solar, uma pequena voltagem de eletricidade é criada.

Por sua vez, essa corrente elétrica contínua viaja para um inversor, que a transforma na corrente alternada, utilizada pelos eletrodomésticos que utilizamos em nossas residências.

Nesse sistema, a energia solar pode ser utilizada diretamente pelos eletrodomésticos, armazenadas em baterias para uso futuro ou vendidas para a rede da concessionária de energia elétrica.

Por falar nisso, é importante destacar que existem dois tipos de sistema solar fotovoltaico residencial, são eles:

  • Independentes da rede públicas
  • Conectados à rede pública.

A vantagem de estar ‘conectado à rede’ é que você não só pode vender sua energia excedente de volta à rede, mas também pode contar com a rede para obter energia, caso seja necessário.

Por sua vez, aqueles que optam por ficar completamente fora da rede, é necessário investir em um sistema de baterias para garantir que tenham energia suficiente para suas casas.

Painéis solares térmicos

painel solar térmico - Qual a diferença entre Painéis Solares e Fotovoltaicos?

Fonte: contextsolar.com

Você já conhece os painéis fotovoltaicos, sendo assim é hora de falarmos um pouco sobre os painéis solares térmicos, para finalmente entender a diferença entre painéis solares e fotovoltaicos.

Basicamente, o propósito do solar térmico doméstico é fornecer água quente.

A energia solar térmica existe desde 1896, quando caixas essencialmente pintadas de preto eram utilizadas para armazenar água e fazer com que elas esquentassem ao sol.

Desde então, os painéis solares térmicos evoluíram, mas ainda possuem o mesmo propósito: gerar água quente para residências e edifícios.

Como funcionam os painéis solares térmicos

Os painéis solares térmicos são compostos por tubos de cobre, instalados sobre uma lâmina também de cobre, protegidas por um painel de vidro.

O funcionamento desse sistema é muito simples:

A água é transportada entre as tubulações de cobre e aquecida com o calor do sol e em seguida armazenada em um tanque térmico conhecido como boiler.

Por fim, a água aquecida pode ser utilizada para oferecer maior conforto no uso das torneiras e chuveiros.

Principais vantagens da energia solar

Agora que você já conhece a diferença entre painéis solares e fotovoltaicos, continue conosco e confira as principais vantagens da energia solar.

A energia solar reduz as emissões de carbono: A energia solar é limpa, ou seja, o seu aproveitamento impacta positivamente o meio ambiente reduzindo as emissões de carbono e gases de efeito estufa.

Painéis solares reduzem a dependência da rede pública: A energia solar ajuda a reduzir ou até mesmo eliminar o consumo de eletricidade da rede pública.

Energia solar é sustentável: À medida que a população global continua a crescer, alguns recursos não renováveis correm um sério risco de se esgotar. No entanto, como os painéis captam energia do sol temos acesso a uma fonte ilimitada e inesgotável.

Painéis solares duram muito: Embora exista espaço para melhorias no processo de fabricação, as tecnologias solares têm longevidade, durando cerca de 30 anos, com custos de manutenção relativamente baixos.

Valorização dos imóveis: A instalação de painéis solares térmicos e fotovoltaicos é capaz de aumentar significativamente o valor de revenda geral de uma propriedade.

Pode ser usado em terrenos subutilizados: O sistema solar pode ser colocado em quase qualquer lugar, e não necessariamente nos telhados, o que significa que podem ser instalados até mesmo em terrenos e fazendas.

Fornecimento de eletricidade para usuários fora da rede: A energia solar disponibiliza eletricidade para usuários que vivem em áreas distantes e nem sempre têm acesso à rede pública, como é o caso de muitas propriedades rurais.

A energia solar gera economia: Por fim, não poderíamos deixar de destacar a economia com despesas de energia proporcionada por um sistema solar.

Aqueles que investem em um sistema solar fotovoltaico podem economizar mais de 99% em suas contas de energia, ou simplesmente, tornar-se totalmente independentes da rede pública.

Conheça a Maya Energy

Agora que você já conhece os principais benefícios da energia solar e a diferença entre painéis solares e fotovoltaicos, aproveite para investir na sua economia e contribuir para o meio ambiente!

Conte com quem é especialista no assunto e garanta até 99% de desconto na sua conta de luz!

Entre em contato com a Maya Energy e faça um orçamento sem compromisso!