o-que-e-energia-solarVocê sabe o que é energia solar? Para aqueles que buscam soluções em energia limpa e economia nas despesas mensais com energia, seja em empresas ou em residências, a energia solar é absolutamente essencial.

Neste artigo, vamos explicar como ela é convertida na eletricidade que usamos para as tarefas do nosso dia a dia, bem como discutir as maiores vantagens e desvantagens do uso da energia solar.

Deseja saber mais, entender o que é e como esse tipo de energia funciona? Continue conosco e acompanhe esse artigo até o final!

O que é energia solar?

Em sua forma mais simples, podemos afirmar que a energia solar é o calor e a luz liberados pelo sol, por meio de partículas individuais de luz solar que são conhecidas como fótons e transportam grandes quantidades de energia para a Terra.

Mas de onde vem toda essa energia?

Bem, como qualquer outra estrela, o Sol é basicamente um grande reator nuclear. Existem reações de fusão nuclear acontecendo no núcleo do Sol o tempo todo, um processo pelo qual os átomos de hidrogênio colidem e se fundem para criar átomos de hélio.

Esse processo produz uma enorme quantidade de energia, pois o sol funde cerca de 620 milhões de toneladas de hidrogênio a cada segundo.

Essa energia pode ser coletada aqui na Terra por meio da tecnologia fotovoltaica, que converte a energia solar em eletricidade que pode ser usada para fornecer energia para uma casa ou empresa.

A energia solar representa atualmente cerca de 18% da economia global de energia e está rapidamente ganhando popularidade, em grande parte graças aos custos decrescentes da energia solar e ao desejo de governos e proprietários de residências de reduzir os custos de energia e as emissões de carbono.

A energia solar fotovoltaica é um dos melhores métodos que temos hoje para gerar energia em grande escala com um recurso renovável e limpo, fatores que justificam a expansão desse modelo de captação de energia.

Como funciona a energia solar?

Para que você tire suas dúvidas e entenda em definitivo, precisamos detalhar o seu princípio de funcionamento.

Ao instalar sistemas de energia solar os proprietários de residências e empresas podem coletar energia proveniente do sol e convertê-la em eletricidade.

Veja como funciona:

1. Os fótons do sol atingem a área da superfície do painel solar e, por meio do efeito fotovoltaico, esses fótons são transformados em elétrons dentro de uma célula solar.

2. Os painéis solares são projetados de forma que esses elétrons fluam em direção aos condutores de metal no interior do painel, criando uma corrente de elétrica

3. Por sua vez, cabe a um equipamento conhecido como inversor, a conversão da corrente captada do sol (corrente contínua) na corrente alternada, utilizada pelos eletrodomésticos.

4. Por fim, essa eletricidade pode então ser utilizada na sua casa, empresa, armazenada para uso posterior em baterias ou enviada para a rede pública em troca de créditos e descontos na conta de energia.

Por que mudar para a energia solar?

Os benefícios da energia solar vão além da economia com as tarifas de energia. E agora que você já sabe o que é, vamos examinar suas principais vantagens:

  • Por ser um recurso de energia limpa e renovável, a coleta de energia solar compensa diretamente as emissões de carbono e a poluição do ar associadas à queima de combustíveis fósseis como petróleo e gás.
  • O uso de energia solar pode reduzir suas contas mensais de eletricidade e, em alguns casos, eliminá-las completamente, produzindo uma grande economia ao longo do tempo.
  • A maioria dos sistemas solares residenciais e comerciais produzem eletricidade por 20 a 30 anos e requerem muito pouca manutenção.
  • A energia solar é uma fonte de energia verdadeiramente renovável que compensa diretamente as emissões de carbono e a poluição do ar.
  • A energia solar pode ser utilizada em casas e propriedades rurais em locais afastados e que, portanto, não estão conectadas à rede pública de energia.

Quais são os tipos de energia solar?

Atualmente, existem basicamente dois tipos ou aplicações relacionadas a energia solar, são elas:

  • Energia Fotovoltaica: A energia fotovoltaica é a mais utilizada atualmente nas empresas e residências.

Nesse modelo, a energia solar é captada por painéis solares e convertida em corrente alternada por um inversor para que possa ser utilizada para alimentar máquinas e eletrodomésticos.

  • Energia solar térmica: Já a energia solar térmica é aquela que utiliza o calor do sol para aquecer a água utilizada por banheiras, piscinas, chuveiros e torneiras.

Nesse modelo, o calor do sol aquece a água armazenada em um recipiente térmico conhecido como boiler, podendo ser utilizada posteriormente.

A energia solar é uma forma limpa de energia e também a mais abundante e acessível.

Diante disso, as pessoas estão cada vez mais aproveitando a energia do sol para economizar dinheiro e reduzir seu impacto ambiental e a Maya Energy se orgulha de participar dessa verdadeira revolução em favor do meio ambiente e da economia.

Como aproveitar a energia solar para economizar na sua conta de luz?

Você que chegou até aqui já sabe o que é, como funciona esse tipo de energia, quais são os seus tipos e principais vantagens.

Sendo assim, é hora de entender como aproveitar o potencial da energia solar para economizar até 99% na sua conta mensal de luz.

Você já imaginou quanto poderia economizar todos os anos ao ficar livre das contas de energia?

Para facilitar as contas, você pode acessar um simulador em nossa página principal e descobrir quanto pode economizar ao instalar um sistema solar.

Para que você tenha uma ideia, quem possui despesas de R$ 350,00 mensais com energia pode economizar até R$ 226.563,24 em 25 anos, investindo apenas uma vez em um sistema solar.

Acesse a nossa página principal e faça uma estimativa com base no valor das suas despesas mensais com energia.

Ou então…

Entre em contato com a Maya Energy e faça um orçamento sem compromisso!