O consumo de energia elétrica é uma grande preocupação para o bolso — e para a consciência ambiental — das empresas. Mas existem diversas formas de otimizar esse consumo e aplicar boas práticas para controlar esse consumo, e a certificação ISO 50001 é uma delas.
Com menos despesas e a otimização na utilização desse recurso indispensável, mas custoso, sua empresa tem mais oportunidades de crescimento. E é por isso que preparamos este post e, nos tópicos abaixo, vamos discutir o que é, qual é o objetivo da norma ISO 50001 e também os seus benefícios e meios de aplicação.
Boa leitura!
O que é a norma ISO 50001?
A excelência em gestão de energia elétrica é uma realidade ao descobrir o que é a ISO 50001: uma valorizada norma internacional com práticas e princípios bem claros para garantir a boa gestão energética.
Ela foi publicada inicialmente e junho de 2011 pela International Organization for Standardization. E ao obterem a certificação ISO 50001, as empresas se alinham às estratégias e execuções que favorecem o gerenciamento de energia a partir das melhores ações em otimização de recursos e de sustentabilidade também.
Ao redor do mundo, mais de 40 mil empresas já obtiveram a certificação. E o Brasil, que vem se reforçando gradativamente como um importante polo sustentável em nível global, tem muito a se beneficiar e permanecer em evidência por essa causa de relevante impacto.
Para quais empresas a certificação é indicada
Só de entender para que serve a ISO 50001 fica um pouco mais evidente a amplitude de aplicações da certificação e para quais empresas ela é indicada.
Começando pelo controle e atribuição dela aqui no país — se a International Organization for Standardization (ISO) tem a responsabilidade internacional de sua regulação, no Brasil essa aplicação e atribuição são relegadas à Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
E qual é o grande propósito disso? A partir do estabelecimento de metas e do alinhamento a uma série de requisitos, as empresas conseguem:
- formar a sua própria política interna direcionada ao consumo racional e otimizado de energia;
- compor um quadro de objetivos viáveis para estabelecer a eficiência energética da organização;
- monitorar continuamente seus resultados;
- avaliar, de modo contínuo, as melhores formas de desenvolver e ajustar ações para aumentar a eficiência energética;
- identificar soluções (digitais ou não) para otimizar o consumo de energia elétrica;
- estar em acordo e alinhamento com a legislação vigente em gestão de energia.
Como deve ter dado para perceber, a certificação ISO 50001 segue princípios similares a outros modelos de melhoria contínua — dois muito populares são, por exemplo, a ISO 9001 e a ISO 14001.
Saiba mais: Como aumentar a eficiência energética na Indústria
O que nos leva à questão deste tópico: pra quais empresas a certificação é indicada?
E a resposta é simples: toda e qualquer empresa comprometida a otimizar a sua gestão energética e colher os benefícios dessa prática. Portanto, a ISO 50001 não é obrigatória.
Mesmo assim, isso não reduz a sua importância e relevância. Afinal, como mostramos, a certificação contribui com a redução de custos com energia elétrica e ainda promove boas práticas que valorizam a imagem do seu empreendimento no mercado.
Saiba mais: como funciona o Mercado Livre de Energia
Vantagens da ISO 50001 para as empresas
Até como um reforço ao que falamos logo acima, convém observar os principais benefícios e vantagens da ISO 50001. Confira, a seguir, as principais delas em complemento ao que já exploramos anteriormente!
Redução de custos com energia
É inegável que o principal benefício — ou o mais evidente, ao menos — da certificação ISO 50001 seja a redução de despesas com energia elétrica.
Afinal, é a partir das melhores práticas que o consumo é otimizado e, assim, refletindo na conta de luz mensal. O Que também se apresenta como um alívio no orçamento e uma boa dose de economia que pode se traduzir em investimentos direcionados para o seu negócio.
Credibilidade e reputação organizacional
O consumidor está mais atento às empresas conscientemente ambientais. E esse é um benefício de múltiplas oportunidades para a sua gestão.
Primeiramente, porque gera um diferencial competitivo ao seu negócio. E também impacta positivamente a impressão que a sua marca agrega ao mercado em geral.
Além disso, empresas que se posicionam como preocupadas (e ativas) com causas sociais e ambientais, entre outras abordagens, geram uma percepção positiva que pode tanto atrair novos clientes como fidelizar os atuais e, ainda, proporcionar novas parcerias.
Otimização dos processos
É importante reforçar, também, que a ISO 50001 é ativa na transformação operacional da empresa. Bom exemplo disso é a substituição de equipamentos robustos e que consomem muita energia elétrica por soluções móveis, digitais e que não ocupam espaço físico.
Isso ajuda a reduzir a infraestrutura física da empresa, o consumo de energia elétrica e principalmente otimiza processos. O que pode colocar a uma empresa em um patamar interessante para ser mais flexível (com operação home office ou híbrida, por exemplo) e ativa a partir das soluções de transformação digital mais usadas do mercado.
A abordagem da ISO 50001 para gestão de energia
Se você se interessou pela certificação ISO 50001, recomendamos que aplique o método PDCA para a implementação das melhores práticas em gestão de energia.
Caso ainda não conheça a metodologia, PDCA é uma sigla para:
- Plan, ou Planejar;
- Do, ou Fazer (também pode ser executar);
- Check, ou verificar (funciona, também, mensurar);
- Act, ou agir.
E como isso se aplica à ISO 50001? Veremos, abaixo!
1. Planejar
A primeira etapa consiste em uma completa revisão energética da empresa para, só assim, identificar os meios pra estabelecer os objetivos e metas para otimizar o desempenho energético gradativamente.
2. Executar
Trata-se do momento de implementar tudo aquilo que foi diagnosticado na etapa anterior e, consequentemente, colocar em ação os planos de gestão de energia.
3. Verificar
Nada é definitivo em um processo de gestão energética: monitore os indicadores de desempenho e compare-os de maneira contínua a fim de entender o que funcionou e o que precisa de ajustes para garantir resultados mais promissores.
4. Agir
Fim do ciclo, mas também significa o início do próximo — ou seja: mais uma vez, você vai estabelecer as metas, aplicar o plano de ação, monitorar os resultados e agir novamente.
Requisitos exigidos para a certificação ISO 50001
Assim como toda certificação, a ISO 50001 tem os seus requisitos e critérios para que as empresas se alinhem e otimizem, dentro dos seus próprios processos e infraestruturas.
Neste caso, estamos falando de protocolos que em geral atendem os seguintes pontos:
- definição da sua política interna focada em um consumo consciente e eficiente de energia;
- objetivos e metas para a implementação dessa política;
- coleta de informações para garantir a viabilidade do projeto de eficiência energética e a posterior obtenção da ISO 50001;
- uso de ferramentas e tecnologias para alcança tais objetivos e metas;
- capacidade de monitoramento dos processos e mensuração de resultados;
- avaliação ativa e rotativa de performance para melhorar continuamente.
Além disso, toda empresa deve se alinhar aos requisitos legais e à legislação vigente para estar em acordo ao que rege o setor.
Como é o processo para obter a certificação?
Vamos entender, agora, como funciona o processo para obter a certificação ISO 50001?
Basicamente, tudo tem início com a busca por organizações capazes de auditar e conceder a certificação desejada. Afinal, é ela quem vai apontar o passo a passo necessário para que essa auditoria seja realizada e, seus objetivos, alcançados.
Para tanto, a avaliação dessa organização vai passar diretamente pelos pontos mencionados no tópico anterior. E, assim, entender qual é o real comprometimento e capacidade da empresa em manter o seu sistema de gestão de energia eficiente e operacional.
Lembrando, apenas, que os objetivos e metas não competem ao órgão que vai conceder a certificação ISO 50001: isso deve ser metrificado pela própria empresa levando em consideração a sua própria realidade e as características do empreendimento.
Como adiantamos anteriormente, inclusive: essas metas têm que ser viáveis e amparadas na realidade para serem atingidas.
Leia também: IREC: o que é, benefícios e como garantir esse certificado
Conclusão
Como apresentamos ao longo deste conteúdo, a ISO 50001 é uma certificação que visa promover a eficiência energética de uma empresa.
Por meio dela, é possível qualificara redução de despesas com energia elétrica e ainda estabelece uma estrutura valiosa de consciência ambiental à organização.
Vale lembrar, inclusive, que esse é um excelente caminho para promover mudanças de impacto e transformadoras na organização. E você pode dar um passo certeiro nessa direção antes mesmo de implementar as melhorias para a obtenção da certificação ISO 50001, sabia?
Para isso, dê uma conferida também em nosso artigo com diversas dicas para você começar a economizar em energia elétrica!