Como funciona a captação de energia solar

A ideia de gerar a sua própria energia, sem depender tanto de fatores externos, com certeza é muito animadora. Mas você já parou para pensar como essa energia solar é gerada? A gente te explica!

Os painéis solares são formados por células fotovoltaicas, compostas, na maior parte das vezes, por silício, disposto em duas camadas. Durante a fabricação do silício, uma dessas camadas recebem uma dopagem de fósforo e a outra metade uma dopagem de boro, modificando os elementos dos materiais, deixando uma parte positiva e a outra negativa.

Dessa forma, quando os fótons- presentes na radiação solar- se encontram com a célula fotovoltaica, eles geram energia e transformam os elétrons em condutores.

O fluxo de elétrons entre as camadas positiva e negativa faz com que a célula gere energia elétrica. A corrente gerada nas placas solares é conduzida até o inversor fotovoltaico. O inversor transforma a corrente gerada pelo painel, tornando- a compatível com a rede elétrica e disponibilizando para o uso.

Então, o sistema direciona toda a energia gerada em cada um dos painéis solares para o padrão de consumo.

Interessante, né? 😉 Imagina ter toda essa tecnologia trabalhando pela sua residência ou pela sua empresa? Se você deseja economia e independência energética, Clique e saiba como podemos te ajudar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *