A ideia de gerar a sua própria energia, sem depender tanto de fatores externos, com certeza é muito animadora. Mas você já parou para pensar como ocorre a captação de energia solar ? A gente te explica!
Os painéis solares são formados por células fotovoltaicas, compostas, na maior parte das vezes, por silício, disposto em duas camadas. Durante a fabricação do silício, uma dessas camadas recebem uma dopagem de fósforo e a outra metade uma dopagem de boro, modificando os elementos dos materiais, deixando uma parte positiva e a outra negativa.
Por fim, dessa forma, quando os fótons- presentes na radiação solar- se encontram com a célula fotovoltaica, eles geram energia e transformam os elétrons em condutores.
Conclusão
Assim, o fluxo de elétrons entre as camadas positiva e negativa faz com que a célula gere energia elétrica. A corrente gerada nas placas solares é conduzida até o inversor fotovoltaico. O inversor transforma a corrente gerada pelo painel, tornando- a compatível com a rede elétrica e disponibilizando para o uso.
Então, o sistema direciona toda a energia gerada em cada um dos painéis solares para o padrão de consumo.
Interessante, né? ? Portanto, imagina ter toda essa tecnologia trabalhando pela sua residência ou pela sua empresa? Assim, se você deseja economia e independência energética, Clique e saiba como podemos te ajudar. ?