Com a crescente preocupação com o meio ambiente e o desejo de migração para o uso de soluções mais limpas, a energia solar fotovoltaica se mostra uma grande opção. Ela é produzida quando a luz do sol é convertida em eletricidade através do uso de tecnologia que se baseia no efeito fotoelétrico.
A energia fotovoltaica é não poluente, inesgotável e renovável. Além disso, ela tem condições de ser gerada em diversos tipos de instalações: de grandes usinas fotovoltaicas até pequenos geradores para consumo residencial.
Neste post, iremos falar sobre como sua empresa pode lucrar com energia fotovoltaica.
Leia e compartilhe!
Como funciona?
A energia fotovoltaica é limpa, renovável e usa a radiação do sol para produzir eletricidade. Ela é baseada no chamado “efeito fotoelétrico”. Ele tem como princípio o fato deque alguns tipos de materiais têm a capacidade de absorver as partículas luminosas (fótons), liberando elétrons. Isto gera uma corrente elétrica.
Para que isso aconteça, é utilizada uma célula solar ou célula fotovoltaica, que é um dispositivo semicondutor. A célula pode ser feita de silício amorfo, policristalino ou monocristalino, além de outros materiais semicondutores que possuam uma camada fina.
Apenas um cristal de silício puro produz células de silício monocristalino, que têm uma eficiência máxima entre 18% e 20%, em média. Vários cristais são usados para criar células de silício policristalino em blocos, o que as torna mais baratas, com uma eficiência média entre 16% e 17,5%. O silício amorfo, com sua estrutura cristalina desordenada, implica um desempenho inferior, com uma eficiência média de cerca de 8% a 9%. Elas são as mais baratas de todas.
A produção da energia fotovoltaica tem algumas vantagens:
- Ela é um tipo de energia limpa, inesgotável e renovável, o que ajuda no desenvolvimento sustentável;
- Ela é um sistema bastante adequado para as zonas isoladas ou rurais, onde a rede elétrica costuma não chegar ou a instalação da rede é dispendiosa ou complicada. Além disso, também é adequada em zonas geográficas onde as condições climáticas tenham muitas horas de sol por ano;
- Ela é modular, permitindo a construção desde grandes usinas fotovoltaicas até pequenos painéis em telhados.
Usinas fotovoltaicas
Existem dois tipos de usinas fotovoltaicas:
- As que estão ligadas à rede;
- As que não estão ligadas à rede.
As usinas fotovoltaicas que estão ligadas à rede subdividem-se em dois tipos:
- Usina fotovoltaica: toda a energia que é gerada pelos seus painéis é enviada à rede elétrica;
- Gerador com autoconsumo: uma parte da energia gerada por ela é consumida por quem produz (em uma indústria ou residência, por exemplo) e a eletricidade que resta é enviada à rede. No entanto, caso o produtor não consiga cobrir sua demanda de fornecimento de energia, ela consegue extrair da rede elétrica.
Quanto as usinas fotovoltaicas que não estão ligadas à rede, elas possuem três elementos básicos:
- Painéis fotovoltaicos: Os painéis fotovoltaicos montam células fotovoltaicas entre camadas de silício para captar a radiação solar e transformá-la em luz (fótons) e energia elétrica (elétrons);
- Inversores: os inversores convertem a corrente elétrica direta gerada pelos painéis fotovoltaicos em corrente alternada, que é adequada para consumo.
- Transformadores: os inversores geram corrente alternada em baixa tensão (380-800 V), e os transformadores são usados para elevá-la à média tensão (até 36 kV)
Enquanto isso, as instalações que não estão conectadas à rede operam de forma isolada, ou seja, em uma ilha. Geralmente, elas são instaladas em fazendas ou em locais remotos para atender às demandas locais de iluminação, dar suporte às telecomunicações e bombear sistemas de irrigação. Esse tipo de usina de energia requer dois elementos adicionais para funcionar.
- Baterias: Os painéis produzem energia, que é armazenada pelas baterias quando não está sendo usada no momento, para quando for necessária;
- Reguladores: Os reguladores protegem a bateria contra uma possível sobrecarga, evitando o uso ineficiente da bateria.
Como a energia fotovoltaica pode ajudar sua empresa a lucrar?
Consumidores de todo o tipo se preocupam cada vez mais em produzir energia elétrica através de fontes renováveis como a energia solar. Os altos custos desta energia somados à preocupação de que haja disponibilidade suficiente deste recurso em longo prazo está fazendo com que muitas empresas procurem soluções que gerem sua energia.
Portanto, as empresas podem produzir eletricidade suficiente para suas atividades usando painéis fotovoltaicos, o que torna a energia fotovoltaica uma ótima opção. É importante observar que a concessionária de eletricidade da região do produtor precisa aprovar o projeto.
De fato, um dos grandes atrativos das empresas para o investimento em produção de energia fotovoltaica é a redução de custos. Ao diminuir o valor da conta de luz, a empresa pode utilizar este dinheiro em outras atividades. Ou seja: ela lucra com o que sobra de dinheiro.
Além das empresas produzirem sua própria eletricidade, é possível enviar a energia restante para a rede local, tanto para usar depois quanto para ser recompensada pelo extra. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) criou o sistema de compensação, autorizando a transformação do excedente de energia em créditos para os produtores. Eles podem ser trocados com a distribuidora local fazendo com que a fatura mensal tenha o preço reduzido.
Por fim, a distribuidora de energia pode gerar eletricidade em sua sede e usar o excedente em sua subsidiária, aproveitando assim a conta de outro local dentro de seu escopo de serviço para obter lucro.
Conclusão
Além disso, é possível utilizar a eletricidade da concessionária de energia enquanto o sistema fotovoltaico produz e envia sua energia para a rede elétrica comum. Assim, a empresa consegue se organizar quanto a variação do custo da energia, usando o que vem da rede elétrica geral ao longo do dia e, em horários de pico, onde a tarifa fica mais cara, utilizar a energia produzida pelas placas fotovoltaicas.
Este post tirou suas dúvidas sobre energia fotovoltaica? Por que não investir nesta forma de energia? Somos uma empresa de energia solar fotovoltaica, gerando soluções para empresas e pessoas que desejam economizar e produzir sua própria energia elétrica. Acesse nosso site, solicite um orçamento e comece a lucrar com energia fotovoltaica.