Vivemos atualmente uma transição no que diz respeito ao uso dos combustíveis que envolve toda a economia global. Das matérias-primas fósseis, estamos passando para a energia renovável, e esse movimento custará alguns trilhões de dólares e, sem dúvida, levará muitos anos para finalizar. Contudo, já observamos um significativo crescimento do uso de energia solar pelas empresas nos últimos anos.
Hoje, o comércio é o líder na adoção de sistemas de energia solar. A razão para isso é simples, uma vez que se trata do setor que mais gasta com as contas de energia elétrica. O impacto nas finanças dos negócios é grande, e por isso a energia renovável causa, no final do mês, uma redução significativa dos custos gerais.
Por essa razão, independentemente do contexto em que a economia global se encontra, o setor de energia solar segue aceleradamente. Nos últimos anos temos percebido uma aceleração constante, impulsionada sempre por empresas, indústrias, organizações e outras instituições que dependem diretamente do lucro.
Saiba mais: Como aumentar a eficiência energética na Indústria
Crescimento global da energia renovável
Se olharmos sob um aspecto geral da energia renovável, a maior parte do investimento no setor se deve à energia solar. Só em 2019, o investimento em sistemas de energia solar em todo o mundo representou 282 bilhões de dólares.
Em termos tangíveis, capacidade global de energia renovável irá se expandir até 1.200 gigawatts (GW). Graças à regulamentação sobre o setor, o crescimento no Brasil também segue acelerado. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) estimula o setor com medidas para atrair o investimento.
Alguém poderia objetar que todas essas projeções não irão se concretizar devido à crise trazida pela pandemia. Porém, a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) apontou um crescimento de 50% no sistema logo no primeiro semestre de 2020 em relação ao ano anterior.
Atualmente, os sistemas fotovoltaicos representam uma potência bastante significativa, seja em imóveis residenciais ou comerciais. Contudo, a implementação é restrita a um pequeno espaço, e o cenário brasileiro oferece um grande crescimento para o investimento.
Uso de energia solar por empresas
As empresas particularmente adotam os sistemas fotovoltaicos por razões econômicas e sustentáveis. O retorno sobre o investimento acontece rápido e o negócio pode usufruir rapidamente dos benefícios. Listamos os principais:
- Economia de custos;
- Gestão de risco;
- Responsabilidade social.
O grande desafio ainda enfrentado é que a maioria das indústrias e empresas não têm estratégias claras a respeito do uso de energia. Embora já seja uma realidade, a energia solar precisa ser descoberta. Vamos ver então os benefícios para os negócios:
Contas de energia mais baixas
O benefício mais evidente é a redução de custos. Toda empresa que precisa operar em uma estrutura física precisa ter um grande gasto com energia. Afinal, independentemente do seu tamanho, o custo dela pesa na receita bruta ao final do mês. E o problema é que os preços de energia tendem a subir se os recursos forem escassos, sem mencionar ainda a volatilidade de preços do setor energético.
Algumas empresas gastam milhares de reais em energias, o que poderia ser economizado com energia renovável. Os painéis solares instalados mantêm custos de energia baixos por muitos anos, gerando uma economia que costuma ser impensável pelos gestores.
Donos de empresas veem grande economia em suas contas de energia, que podem chegar a milhares de reais por ano, dependendo do tamanho do negócio. A economia também advém das taxas de manutenção e reparos.
À medida que os recursos escassos de energia ficam escassos e caros, as empresas que investiram em energia renovável ficam livres dos preços exorbitantes.
Gestão de risco
As empresas precisam receber energia sempre que estiverem em atuação. Funcionários, clientes, equipamentos e fornecedores dependem da energia presente no local. Todos precisam estar abastecidos a todo momento. Infelizmente nem sempre é possível contar com isso.
Os projetos de energia fotovoltaica impedem que problemas na energia elétrica interrompam o processo de trabalho. Em outras palavras, impedem a perda de dinheiro imediata, além das possíveis complicações com clientes.
A energia solar pode ser distribuída de uma maneira melhor. Enquanto os combustíveis fósseis precisam de fontes escassas e limitadas, a energia solar é mais estável e distribuída. E uma empresa sempre aberta e operando significa também lucro estável.
Poderoso retorno do investimento
Muitos donos de negócios acreditam que o investimento é alto demais e a economia pode não cobrir a despesa. Contudo, ao adotar um sistema de energia renovável, a empresa está obtendo um retorno sobre investimento bastante rápido.
Felizmente, ao perceberem o quanto o retorno pode acontecer rapidamente, mais fácil é para empresários adotarem o sistema. Esse movimento de consciência sobre a energia renovável é grande atualmente, como os números demonstram. Os donos de empresas percebem que isso significa economia de dinheiro significativa para os próximos anos.
Responsabilidade social
A sustentabilidade é outra questão importante que faz as empresas migrarem para os sistemas de energia renovável. Além de reduzir o impacto nas contas, ela é mais limpa por emitir menos carbono. Com isso, o compromisso social da empresa é feito plenamente, e sabemos que cada vez mais a responsabilidade será cobrada no futuro.
Vivemos em um momento de conscientização, mas é importante lembrar que o mundo todo trabalha em uma forte legislação sobre sustentabilidade. Então para se manter ativo e melhorar as relações públicas do negócio é de fundamental importância considerar esses fatores.
Potenciais de lucro
Muitas vezes a energia renovável é vista apenas como uma forma de economia, mas não de lucro. A verdade é que eles podem gerar dinheiro sim para o negócio, pois a energia não utilizada volta à rede, e isso pode ser uma grande fonte de lucro adicional.
Além disso, não podemos deixar de mencionar o ramo de franquias de energia renovável, que segue em constante crescimento. Novas empresas entram no negócio não apenas para gerar energia e revendê-la, mas também para elaborar sistemas e projetos de energia renovável para outras empresas e residências.
Com isso, fica claro que o investimento em energia renovável, principalmente a energia solar, é uma excelente forma de poupar dinheiro. Além dos mais, as empresas têm mais gestão de riscos e ainda potencial para vendas de energia renovável.
Por isso muitas empresas já perceberam que vivemos agora uma mudança sem precedentes e sem volta. A energia renovável é futuro e por isso é preciso considerá-la dentro do projeto de expansão e investimento do negócio.
Se você deseja conhecer um pouco mais como funciona os sistemas de energia solar, continue lendo nosso blog ou conheça nosso trabalho. Oferecemos um modelo pronto para energia de residências e empresas, com todos os benefícios que os sistemas renováveis levam para o futuro.