Sistema Solar Fotovoltaico ou Fazenda Solar: Qual opção escolher, quando o assunto é o investimento em energia solar?
O sistema solar fotovoltaico e a fazenda solar são duas excelentes opções para quem pretende garantir economia na conta de energia. Mas, você sabe quais são as principais diferenças entre elas?
Na prática, tudo vai depender dos seus objetivos e de fatores como o espaço físico disponível para instalação do sistema fotovoltaico na sua residência.
Deseja saber mais sobre o assunto e tirar suas dúvidas? Continue conosco, acompanhe esse conteúdo até o final e descubra se a melhor alternativa para o seu caso é um Sistema Solar ou Fazenda Solar.
O que é um Sistema Solar Fotovoltaico?
Um sistema solar fotovoltaico é um sistema de captação da energia solar típico, ou seja, daqueles que são instalados em empresas e residências.
Esse tipo de sistema é composto pelos seguintes componentes:
Um painel fotovoltaico: Também conhecido como módulo solar, é uma unidade composta por células especiais que geram corrente elétrica quando estão em contato com a luz solar.
Saiba mais: diferenças entre painéis solares e fotovoltaicos
Quando o sol brilha sobre as células, um campo elétrico é criado. Quanto mais forte o sol, mais energia elétrica é produzida. No entanto, as células não precisam de luz solar direta para funcionar e ainda podem produzir eletricidade em um dia nublado.
Inversor: O inversor solar é um dos componentes mais importantes do sistema solar fotovoltaico e é o cérebro do sistema. Esse componente é o responsável por converter a saída de corrente contínua (DC) em corrente alternada (AC).
A corrente alternada é a que utilizamos em nosso dia a dia para alimentar os aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos nas empresas e residências.
Cabos e conectores: Por sua vez, os cabos e conectores são utilizados para conectar o sistema solar fotovoltaico à rede elétrica da sua residência.
Baterias: Em um sistema solar fotovoltaico tradicional, a energia excedente, ou seja, aquela que é produzida pelo sistema solar, mas não consumida de forma imediata, é fornecida para a concessionária pública de energia em troca de créditos na conta de luz.
Por sua vez, esses créditos são utilizados para que você utilize a energia da rede pública sem precisar pagar por ela, durante o período noturno.
No entanto, existem sistemas solares fotovoltaicos completamente independentes da rede pública. Nesse caso, a energia excedente gerada durante o dia, é armazenada em baterias para uso nos períodos noturnos.
Saiba mais: como funciona uma String Box
O que é uma Fazenda Solar?
Sistema Solar ou Fazenda Solar? Você já sabe o que é um sistema solar fotovoltaico e conhece os seus principais componentes. Sendo assim, é hora de compreender o que é uma fazenda solar.
Em um primeiro momento, a estrutura das fazendas solares é basicamente a mesma de um sistema solar fotovoltaico tradicional, ou seja, é composta por painéis, inversores de corrente, cabos e conectores.
No entanto, diferentemente dos sistemas fotovoltaicos instalados nas empresas e residências para consumo próprio, fazendas solares podem ser instaladas em áreas distintas do local de consumo.
As fazendas solares, permitem por exemplo, que pessoas que residem em apartamentos tenham acesso aos benefícios e a economia gerada por um sistema solar fotovoltaico, instalado em outro endereço.
Além disso, quem decide investir em uma fazenda solar, pode receber uma rentabilidade mensal pelo investimento, caso gere energia suficiente para atender não apenas a sua própria demanda, mas também a de outros consumidores.
Sistema Solar ou Fazenda Solar: Qual a melhor opção?
Quando o assunto é sistema solar ou fazenda solar, não existe uma melhor opção propriamente dita. Na prática, tudo vai depender dos seus objetivos.
Sistema Solar Fotovoltaico: É a opção ideal para você que deseja investir em um sistema para atender a demanda de consumo da sua própria empresa ou residência e possui espaço disponível no local para instalação do sistema.
Fazenda Solar: É a opção ideal para você que deseja investir em um sistema solar fotovoltaico para atender a sua residência, mas reside em um local sem espaço físico para instalação do sistema, como prédios.
Também é a opção ideal para empresas que estão localizadas em uma sede alugada, ou seja, que não é de propriedade da organização.
Por fim, a fazenda solar é uma opção para investidores que além de gerar sua própria energia, pretendem ganhar dinheiro, fornecendo energia para outros consumidores.
Como fazer a escolha certa entre sistema solar ou fazenda solar?
Quando o assunto é sistema solar ou fazenda solar, é normal que dúvidas possam surgir no momento de escolher a opção ideal para cada objetivo.
No entanto, se mesmo após a leitura dos tópicos anteriores, você possui dúvidas em relação a melhor opção para suas necessidades ou simplesmente deseja saber mais sobre cada modelo, conte com o apoio do time de consultores da Maya Energy!
A Maya Energy é uma startup fotovoltaica de Belo Horizonte/MG que está inovando em um setor engessado e ainda pouco explorado.
Nosso propósito é disseminar o acesso à energia solar no país, levando solução prática, facilitada, segura e econômica em todo o processo.
Entre em contato para saber como sua empresa irá economizar até 99% da sua conta de energia por mês e ainda garantir rendimentos de 2,0% a 3,5% mensalmente investindo em uma fazenda solar.
Sistema Solar ou Fazenda Solar: Dúvidas Frequentes
- Os painéis solares precisam de luz solar direta para funcionar? Não, os painéis solares funcionam na maioria das condições de luz do dia, mas quanto mais luz solar direta receber, melhor será a geração.
- Como usar a energia solar? Se houver uma demanda de eletricidade em casa (ou seja, um aparelho está ligado), o inversor garante que a eletricidade solar seja usada primeiro (se estiver disponível).
Por outro lado, se não houver eletricidade solar suficiente, a energia será extraída da rede pública. Esse processo ocorre de forma contínua e automática, sem necessidade de interferência humana.
- O que acontece com a eletricidade solar não utilizada? Qualquer eletricidade gerada por energia solar que não seja utilizada é imediatamente fornecida para a rede pública, gerando créditos de energia na conta de luz.