Como fazer o armazenamento de energia solar, essa é uma dúvida muito comum entre aqueles que possuem ou pensam em instalar um sistema de energia fotovoltaica.

Deseja saber tudo sobre os sistemas para armazenamento de energia solar e descobrir como é possível aumentar a autonomia de um sistema fotovoltaico para uso da energia captada até mesmo em períodos noturnos ou sem incidência solar?

Portanto, continue conosco e acompanhe esse conteúdo até o final, pois vamos apresentar na sequência tudo o que você precisa saber sobre como armazenar energia solar.

Como funciona um sistema de armazenamento de energia?

Basicamente, em um sistema de energia solar fotovoltaica existe a absorção de energia e, consequentemente, ela é transformada em energia elétrica e devolvida para consumo.

Acontece que os sistemas off-grid e híbrido têm um diferencial: baterias. Elas realizam o armazenamento de energia que pode ser usada quando houver baixa incidência solar.

Para que fique mais claro o funcionamento do sistema, vamos mostrar na prática o sistema de armazenamento de energia em ação:

Atualmente, a maior parte dos sistemas de energia solar fotovoltaica no país funciona no formato on-grid. Trata-se de um sistema desprovido de baterias e que é interligado à rede pública de energia elétrica.

Nele, os painéis solares que produzem mais eletricidade do que o necessário exportam o excedente de volta à rede.

Por sua vez, de forma semelhante é possível obter eletricidade diretamente da rede nos momentos em que a geração fotovoltaica não for suficiente para suprir a demanda de consumo.

Já em um sistema de armazenamento solar, em vez de exportar o excesso de produção solar, você pode usar essa eletricidade para carregar as baterias.

Assim, quando estiver utilizando eletricidade após o pôr do sol, você pode consumir a energia das baterias ao invés de utilizar a rede elétrica da concessionária.

Saiba mais: sistemas on-grid, off-grid e híbridos: entenda as diferenças

Tipos de baterias para armazenamento de energia

Agora que já deu para entender o que é e como funciona o sistema de armazenamento de energia solar, que tal explorarmos o conceito?

Para isso, reunimos as características dos principais tipos de bateria para o sistema fotovoltaico. Confira, conosco, e descubra quais são os diferenciais de cada um deles!

Baterias de chumbo-ácido

Esse tipo de bateria solar é composto por chumbo-ácido. Esse modelo, inclusive, é pioneiro no armazenamento de energia solar.

Seu método de funcionamento é básico, também, e eficiente, por meio de dois eletrodos (de dióxido de chumbo em pó e, o outro, formulado a partir de chumbo esponjoso).

Só que essa simplicidade ainda não se traduziu em acessibilidade ao custo de investimento das baterias de chumbo-ácido a partir de sua durabilidade. Por esse motivo, deixou de ser o modo mais popular de armazenamento de energia solar.

Baterias de íon de lítio

Por sua vez, esse se tornou o tipo mais comum de bateria disponível no mercado para armazenamento de energia solar.

De fato, as baterias de íon de lítio são assim chamadas porque funcionam movendo os íons de lítio através de um eletrólito dentro da bateria.

Como os íons são partículas que ganham ou perdem elétrons, movê-lo de um ânodo para um cátodo produz elétrons livres (elétrons que foram liberados dos átomos de lítio).

Por sua vez, o acúmulo desses elétrons livres é a forma como as baterias carregam e armazenam eletricidade.

Sendo assim, quando você descarrega a eletricidade armazenada na bateria, o fluxo de íons de lítio é revertido, o que significa que você pode carregar e descarregar baterias de íon de lítio centenas ou até milhares de vezes.

As baterias de íon de lítio usadas em sistemas de armazenamento de energia solar combinam várias células de bateria de íon de lítio com componentes eletrônicos complexos que controlam o desempenho, assim como a segurança de todo o sistema de bateria.

Portanto, existem vários tipos de baterias de íon de lítio que usam substâncias químicas ligeiramente diferentes para oferecer atributos variados, como por exemplo a densidade de potência aprimorada até vida útil mais longa.

No entanto, as baterias de íon de lítio não são o único tipo de bateria usado em aplicações de armazenamento de energia em casa, negócios ou serviços públicos.

Assim, os outros tipos de baterias armazenam energia por meio de mecanismos semelhantes, com um conjunto totalmente separado de prós e contras.

Bateria de fluxo redox de vanádio

Esse modelo tecnológico de armazenamento de energia solar possui dois tanques — um deles preenchido com uma solução anódica, enquanto o outro é abastecido com uma solução catódica.

Ambos os tanques, contudo, possuem uma base de vanádio que difere, entre um e o outro, em suas respectivas valências químicas. Isso permite a formação de um fluxo de elétrons desprendendo-se de suas formas básicas.

Portanto, o resultado disso se traduz em uma resposta dinâmica elevada e que não apresenta degradação. O que também oferece um longo período de descarga.

Com isso, passamos pelos principais meios de armazenamento de energia solar, atualmente. E agora que você já sabe como armazenar energia solar e como funciona a bateria desse sistema, vamos conferir os benefícios do armazenamento de energia.

Saiba mais: Onde encontrar um simulador de energia solar?

Benefícios do armazenamento de energia

Existem ao menos três razões principais pela qual você deveria obter um sistema de armazenamento de energia, são elas:

Quer saber por quê? Abaixo, vamos falar melhor sobre cada um deles!

Maximização do uso da energia solar

No setor de energia, resiliência é a capacidade de manter a eletricidade ligada mesmo em caso de condições adversas, como grandes tempestades ou outros tipos de interrupções de serviços públicos.

Por sua vez, é exatamente essa resiliência que o armazenamento de energia oferece: energia reserva de emergência.

Logo, ao emparelhar o armazenamento de energia com um sistema de painel solar, você pode manter as luzes acesas mesmo em caso de queda da rede de energia, tornando o seu estabelecimento ou residência, totalmente autônomo da rede pública.

Por sua vez, é um dos principais benefícios que faz com que proprietários de residências e empresas busquem informações sobre como armazenar energia solar.

Economia financeira

Embora a energia reserva seja o principal motivo pelo qual as pessoas instalam o armazenamento de energia, assim como os sistemas de armazenamento também podem fornecer benefícios financeiros.

Assim, você pode usar a bateria em vez da rede elétrica nos momentos em que seria cobrado a uma taxa mais alta, como por exemplo, nos horários de pico de consumo.

Capacidade de auto abastecimento

Por fim, outro benefício importante dos sistemas de bateria para armazenamento de energia solar fotovoltaica é a capacidade de auto abastecimento.

Portanto, um sistema como esse, permite que residências em locais remotos, sem acesso à rede pública de energia possam ter acesso a eletricidade mesmo durante a noite.

Sem dúvidas, uma excelente forma de maximizar o uso da energia solar em propriedades rurais, por exemplo.

Conclusão

De fato, o armazenamento de energia solar é usado em sistemas off-grid e híbridos. E existem diferentes tipos de bateria para alcançar o resultado desejado.

Saiba que independentemente do seu projeto e das necessidades da sua implementação de um sistema fotovoltaico, nós podemos ajudar!

Portanto, se você deseja saber mais sobre como armazenar energia solar e potencializar a eficiência do seu sistema solar fotovoltaico, conte com quem é especialista no assunto e seja autossuficiente na produção de energia limpa.

Entre em contato com a Maya Energy e faça um orçamento sem compromisso!

Quem somos?
Av. Prof. Mário Werneck, n°26 – 5º e 6º andar, Estoril – Belo Horizonte/MG
(31) 98306-0447
(31) 3995-2335
envelope linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram