aparelhos-que-consomem-mais-energiaVocê sabe quais são os aparelhos que consomem mais energia na sua residência? Em tempos de tarifas de energia nas alturas, conhecer os grandes vilões do consumo de energia pode ser essencial para obter economia.

Quando se trata de consumo de energia residencial, as pessoas estão constantemente buscando maneiras de reduzir suas contas mensais e o uso e desperdício de energia. Toda e qualquer economia é bem-vinda e reflete diretamente no bolso do consumidor.

Usamos energia todos os dias em uma variedade de áreas de nossa vida diária e, embora não possamos viver sem ela, existem maneiras de reduzir o consumo.

Neste conteúdo, vamos apresentar os aparelhos que consomem mais energia nas residências brasileiras, para que você saiba exatamente onde economizar.

1. Ar condicionado

De longe, um dos eletrodomésticos que consomem mais energia nas residências são os aparelhos de ar-condicionado, principalmente, nas épocas mais quentes do ano, como o verão.

Sabendo disso, você pode buscar alternativas para reduzir o consumo energético desse grande vilão, dentre as quais, podemos destacar:

  • Substitua os aparelhos tradicionais por equipamentos do modelo inverter;
  • Ao construir ou escolher uma casa, prefira aquelas que possuem boa ventilação natural;
  • Mantenha os filtros do ar limpos e a manutenção em dia;
  • Evite utilizar o aparelho em sua potência máxima;
  • Não deixe portas e janelas abertas com o ar-condicionado em funcionamento.

2. Geladeira

Dentre os aparelhos que consomem mais energia em uma residência, não poderíamos deixar de destacar as geladeiras.

Ligadas 24 horas por dia, com a função de manter os alimentos em seu interior refrigerados e devidamente conservados, as geladeiras precisam de muita energia para cumprir a sua missão.

Para reduzir o impacto desse eletrodoméstico na sua conta de luz, regule, confira algumas dicas:

  • Regule a potência do seu refrigerador com base nas recomendações do fabricante;
  • Evite abrir a geladeira desnecessariamente;
  • Não mantenha a porta da geladeira aberta por muito tempo;
  • Não se esqueça de verificar a vedação das borrachas da porta, providenciando a sua substituição sempre que necessário.

3. Chuveiro elétrico

Não restam dúvidas, o chuveiro é o verdadeiro campeão, entre os aparelhos que consomem mais energia elétrica. Para que você tenha uma ideia, um chuveiro de 7.500 Watts, utilizado por apenas 15 minutos mensais, representa um consumo energético de 56,25 KW.

Com um consumo elevado como esse, o chuveiro costuma ser o responsável pela maior parte das despesas com energia das famílias brasileiras.

A solução nesse caso, é reduzir o tempo de banho, evitar manter o chuveiro ligado enquanto se ensaboa, ou então, substituir o tradicional chuveiro elétrico pelas duchas aquecidas por um sistema de energia solar.

Por que pagar para aquecer a água que você utiliza no seu banho, se o sol pode fazer isso gratuitamente para você, não é mesmo?

4. Ventilador

Quando o calor aperta, enquanto alguns recorrem ao ar condicionado, outros recorrem ao bom e velho ventilador.

No entanto, é importante destacar que apesar de ser uma opção mais econômica que os aparelhos de ar condicionado, o ventilador também possui um consumo significativo de energia, principalmente em função das longas horas que permanecem ligados.

Para que tenhamos uma ideia, um ventilador pequeno em funcionamento durante 8 horas diárias, consome em média 15,6 KW mensais, enquanto um ventilador de teto utiliza em média 28,8 KW durante esse mesmo período.

Não tenha dúvidas, os ventiladores também estão entre os eletrodomésticos que consomem mais energia nas residências.

5. Microondas

Utilizar o micro-ondas para preparar e aquecer alimentos pode garantir muita praticidade e economia de tempo, não é mesmo? Principalmente para aqueles que amam refeições congeladas.

No entanto, o que nem todo mundo percebe é que a praticidade oferecida pelos aparelhos de micro-ondas pode ter reflexo direto na conta de luz, o que por sinal, faz com que esse seja um dos eletrodomésticos que consomem mais energia nas residências brasileiras.

Um forno micro-ondas possui em média 1200 Watts de potência, o que significa que um aparelho utilizado por 20 minutos durante 30 dias, consome durante o mês 12 kW de energia.

6. Lâmpadas

As lâmpadas evoluíram muito no quesito eficiência energética e consumo de energia, principalmente com a chegada das lâmpadas fluorescentes e das lâmpadas de LED.

No entanto, isso não significa que você pode sair por aí, deixando as lâmpadas acesas sem esperar um reflexo na sua conta de energia.

Evite deixar lâmpadas acesas em ambientes que não estão em uso no momento, e sempre que possível, opte pela utilização de lâmpadas econômicas, como as lâmpadas de LED.

Quanto menos lâmpadas acesas de forma desnecessária, maior a economia na sua conta de energia.

7. Lavadora de Roupas

Dentre os aparelhos que consomem mais energia elétrica, e que, portanto, merecem espaço em nossa lista, podemos destacar as máquinas de lavar roupa.

Uma máquina de lavar roupas possui potência média de 500 watts, o que significa que ao permanecer ligada por 2 horas diárias, durante 12 dias por mês, esse equipamento consumirá cerca de 12 KW.

Nesse caso, a alternativa para reduzir o consumo de energia está na redução do número de ciclos de lavagem, com o aproveitamento de toda a capacidade da lavadora, a cada ciclo.

Como garantir economia na conta de energia elétrica

Durante esse conteúdo, listamos 7 itens que podem representar uma boa parcela das despesas com energia da sua residência.

Aqui, você conferiu que dentre os aparelhos que consomem mais energia elétrica, estão o ar condicionado, o chuveiro elétrico, a geladeira, o ventilador, o micro-ondas e alguns outros.

Você conferiu também, algumas dicas que podem ajudar a diminuir o consumo de energia desses equipamentos.

No entanto, existe uma alternativa para que você acabe de uma vez por todas, com os sustos na conta de luz e utilize os seus eletrodomésticos, sem qualquer preocupação.

Conte com a Maya Energy e instale um sistema solar na sua empresa ou residência, fique livre das altas contas de energia!

Clique aqui, acesse a nossa página principal e confira em nosso simular quanto você pode economizar ao investir na energia solar!