sistema de compensação de energia elétrica

Por meio da Resolução Normativa Nº 482 da ANEEL, de 2012, ficou estabelecida toda a base para o sistema de compensação de energia elétrica no país. Pois tornou-se o marco regulatório para a instalação e a conexão de uma usina solar (independentemente do porte. 

Esse sistema, também conhecido como Net Metering, permite a sua própria geração de energia por meio dos painéis fotovoltaicos. E a consequente conversão em energia elétrica a partir da sua conexão direta com a concessionária de energia na sua região. 

Vamos entender, então, como funciona o sistema de compensação de energia elétrica e como ele beneficia você de diferentes maneiras? Basta seguir com a leitura deste post!

O que é o Sistema de Compensação de Energia Elétrica (SCEE)?

Como mencionamos, todo o sistema de compensação de energia elétrica é pautado pela resolução da ANEEL. Por meio dela, estabeleceu-se que a produção excedente de energia por meio dos painéis solares não poderia ser convertida em dinheiro, diretamente.

Contudo, essa “sobra” se transformaria em créditos de energia. Assim, os geradores de energia poderiam usá-los nos meses seguintes. Algo muito benéfico para os meses em que a geração de energia foi inferior ao consumo ou mesmo em que o consumo foi muito superior aos meses anteriores.

Dessa maneira, a economia na conta de luz permanece garantida independentemente da quantidade gerada. Afinal, o prazo de uso desses créditos é de 60 meses. E o sistema de compensação de energia elétrica é válido para:

Grande reforço atual, também, foi a Lei 14.300/22 — que ficou conhecida como o novo marco legal da geração e distribuição de energia via fontes renováveis no Brasil.

Com ela, os consumidores adquiriram respaldo jurídico e segurança aos usuários no que diz respeito ao uso dos créditos e também das categorias que se beneficiam do sistema de compensação de energia elétrica.

Qual é a importância do SCEE?

No geral, o sistema de compensação de energia elétrica (ou, simplesmente, SCEE) permite que os usuários e geradores de energia não percam energia gerada.

É o que aconteceria, por exemplo, se os painéis gerassem energia elétrica suficiente para dois meses, e o consumo do período se restringisse a um mês, apenas.

Assim, esse excedente não seria usado e não seriam avaliados os benefícios da energia solar e, tampouco, a possibilidade de obter um retorno rápido do investimento.

Por sua vez, com o sistema de compensação de energia elétrica é possível acumular o excedente por meio do crédito de energia solar. Ou, ainda, a partir de outras opções de uso com a geração distribuída — que falaremos a respeito logo adiante.

Modalidades de Compensação em GD (Geração Distribuída)

Comecemos pelo princípio da modalidade: geração de energia distribuída (ou GD) é o termo que define as possibilidades de gerar e de distribuir energia elétrica no país.

Portanto, micro e minigeradores de energia podem tanto abastecer as próprias unidades geradas de energia (residências ou comércios) e têm outras possibilidades de uso dessa quantidade gerada mensalmente.

Até por isso, gera pelas resoluções da ANEEL ou da já citada lei acima, temos algumas possibilidades interessantes de geração distribuída dentro de distintas modalidades. Que falaremos a respeito a seguir!

Geração junto à carga

Trata-se do primeiro modelo de geração de energia aplicado no país e, inclusive, é também o mais usado ainda. Na geração junto à carga, o consumidor tem a sua própria unidade (micro ou mini) geradora de energia.

É o que acontece, por exemplo, ao instalar painéis solares no telhado de uma residência para abastecê-la por meio da energia solar.

como funciona o sistema de compensação de energia elétrica

Autoconsumo remoto

Nessa modalidade de GD, o excedente de energia gerada pode ser usado para quitar também a conta de luz de um segundo imóvel.

Desde que, para isso, a unidade esteja sob a mesma titularidade da unidade geradora de energia e que ambos os imóveis estejam sob a responsabilidade da mesma concessionária de energia elétrica.

Assim, o autoconsumo remoto é uma interessante alternativa para quem deseja economizar ainda mais e acumular os principais benefícios da energia solar.

Geração compartilhada

O compartilhamento, aqui, funciona por meio de um consórcio sustentável de energia solar. Com isso, a geração de energia é fracionada entre os participantes conforme acordado em contrato para que todos recebam o que foi contratado dentro do projeto.

Geração em condomínio (EMUC)

Existe, ainda, a modalidade de geração em condomínio (ou EMUC). Nela, empreendimentos imobiliários, como um condomínio de apartamentos, ou mesmo shopping centers podem contemplar uma geração de energia elétrica que beneficie a todos.

Um empreendimento com múltiplas unidades consumidoras pode fazer uso dessa modalidade. Veja alguns exemplos, a seguir:

Como a compensação de energia é feita?

Basicamente, estamos falando de um ciclo que gira em torno dos seguintes processos:

Como aderir ao sistema de créditos de energia?

Avalie, sempre, o melhor custo benefício de acordo com os seus objetivos e necessidades. Como vimos, o sistema de compensação de energia elétrica e a modalidade selecionada devem ser pensados para que você extraia as melhores vantagens da energia solar.

quais os tipos de sistema de compensação de energia elétrica

Assim, você pode ter um retorno rápido do seu investimento, obtém mais economia na conta de luz e até pode garantir total conveniência para quitar grande parte de uma conta de energia elétrica em outras propriedades.

Recomendamos, inclusive, que você realize esse processo com o auxílio de uma empresa especializada no assunto. Assim, tanto o investimento quanto a economia gerada serão totalmente alinhados à sua necessidade.

Maya Energy: soluções completas em energia solar

Na Maya Energy, você consegue obter o melhor possível de um sistema de compensação de energia elétrica. Isso porque, temos em nosso portfólio um amplo repertório de soluções em energia solar.

E para que você se beneficie das fontes de energia renováveis, convidamos você a conhecer as soluções da Maya Energy para empresas, que é a Fazenda Solar In Loco e a própria Fazenda Solar — uma solução imperdível para quem pretende investir em energia solar e não sabe por onde começar!

Av. Prof. Mário Werneck, n°26 – 5º e 6º andar, Estoril – Belo Horizonte/MG
(31) 98306-0447
envelope linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram