Você sabia que já existe uma solução que permite o aproveitamento da energia solar para apartamentos?

Sim, mesmo que more em um apartamento, você pode aproveitar os benefícios da energia solar e fazer uma economia significativa na conta de luz.

Deseja saber mais sobre o assunto e descobrir como aproveitar os benefícios da energia solar mesmo morando em um apartamento?

Continue conosco e acompanhe esse conteúdo até o final. Vamos listar 6 coisas que você precisa saber sobre a energia solar para apartamentos. Vale a pena conferir!

Panorama da Energia Solar no Brasil

O Brasil é um país com enorme potencial para captação e aproveitamento da energia solar.

Como prova do potencial brasileiro no segmento, ultrapassamos recentemente a marca histórica de 10 gigawatts (GW) de potência operacional instalada, o que inclui assim, usinas de grande porte e pequenos e médios sistemas instalados em telhados de residências e empresas.

Por sinal, essa importante marca incluiu o Brasil no grupo dos 14 países com maior capacidade para geração de energia fotovoltaica no mundo, confira o ranking:

Os sistemas instalados aqui no país já correspondem a 70% da potência operacional da Usina Hidrelétrica de Itaipu, a segunda maior do mundo e a maior da América Latina, para fins de comparação.

Até 2030, o país terá uma capacidade instalada de 22 GW em geração de energia fotovoltaica, de acordo com estimativas de números do governo federal.

Muitas pessoas já estão tirando proveito dessa fonte de energia limpa e sustentável, e a boa notícia é que a energia solar para apartamentos agora é uma realidade, permitindo que mais brasileiros tenham acesso a energia limpa e de baixo custo.

Como funcionam os créditos da energia produzida?

As soluções de energia solar em apartamentos giram em torno da possibilidade de abastecer as unidades - sejam elas residenciais ou comerciais - e/ou as áreas comuns.

A forma como os créditos serão distribuídos e, consequentemente, o quanto isso se converterá em desconto na conta mensal de energia elétrica é uma questão que depende exclusivamente da pergunta. Definições específicas, como o tamanho das unidades consumidoras e o valor investido por cada indivíduo, podem ajudar nesse sentido.

Além disso, vale a pena observar que também existem diferentes modelos de geração, e você pode analisar o consumo de energia solar em apartamentos usando os seguintes conceitos.

Autoconsumo remoto

Indivíduos com mais de uma propriedade podem usar os créditos solares para reduzir o preço da conta de eletricidade nessa outra unidade (desde que estejam sob a responsabilidade da mesma concessionária de eletricidade), tornando-se uma das formas de geração compartilhada.

Geração compartilhada

Os mini ou microgeradores de energia solar (por investimento projetado ou consórcios) podem gerar e usar a energia solar da maneira que preferirem para distribuí-la, garantindo assim um desconto nas contas de eletricidade dos participantes como se fossem um único consumidor.

Geração em condomínio

A modalidade se assemelha à geração compartilhada, mas o ponto de diferença está no uso de créditos de energia solar individualmente, mas no mesmo local.

Como já destacamos, o investimento em soluções de energia solar em um apartamento permite que você utilize os créditos nas áreas comuns e/ou nas unidades residenciais ou comerciais do condomínio.

Como funcionam os créditos da energia produzida?

Funcionamento da energia solar em condomínios

Ressaltamos que a energia solar em apartamentos e condomínios residenciais ou comerciais difere de sua implementação para uso individual (como em uma empresa ou até mesmo em uma casa).

Nesse caso, precisamos instalar o sistema fotovoltaico em uma área disponível para atender a toda a demanda necessária (seja ela exclusiva para as áreas comuns ou para projetos que também abastecem as unidades). Essa personalização é baseada nas características de cada sistema de energia solar, pois a geração de energia será maior.

Há a necessidade de instalar o sistema fotovoltaico em uma área disponível para suprir toda a demanda necessária (se for exclusivamente para as áreas comuns, será necessária uma área diferente dos projetos que também abastecem as unidades). Afinal, a geração de energia será maior e, por isso, há essa customização de acordo com as características de cada sistema de energia solar.

Saiba mais: O que é diagnóstico energético? Veja benefícios e quando fazer

Dúvidas comuns sobre a energia solar para apartamentos

Tem ainda alguma dúvida com relação à energia solar para apartamentos? Confira as respostas para as principais delas, a seguir:

1.Quem mora na cobertura de um edifício residencial pode instalar um sistema solar?

Sim. Quem mora na cobertura de prédios residenciais geralmente tem uma área de laje disponível que permite a fixação dos painéis solares.

No entanto, antes de providenciar a instalação é recomendável obter a autorização do síndico, uma vez que a depender do caso, a área de laje disponível pode ser destinada para uso coletivo.

2.Quem mora no térreo e possui uma área privativa pode instalar o sistema de energia solar para apartamentos?

Sim. Quem mora no térreo de edifícios residenciais e dispõe de um jardim ou área privativa pode instalar um sistema de geração fotovoltaica.

Esse tipo de sistema conta com diferentes tipos de bases e fixadores, permitindo a sua instalação em lajes, telhados, e até mesmo no solo.

No entanto, é importante agendar uma visita de um técnico especialista para avaliar a taxa de incidência solar no local previsto para instalação do sistema.

3.Posso instalar um sistema de energia solar em um endereço diferente do meu apartamento?

Muita gente não sabe, mas é possível instalar um sistema de energia solar para apartamentos em outro endereço e aproveitar os seus benefícios da mesma forma.

A falta de espaço não é mais um problema para quem deseja aproveitar os benefícios da energia solar e garantir uma boa economia na conta de luz.

Atualmente, os interessados em economizar podem contratar os serviços de uma fazenda solar. Você sabe como funciona?

Assim, as fazendas de geração solar são grandes áreas destinadas exclusivamente à captação da energia fotovoltaica.

Nestes locais, dezenas ou até mesmo milhares de painéis solares são instalados em série para captação da luz solar e geração de energia elétrica.

Por sua vez, essa energia é inserida na rede da concessionária da sua cidade e revertida em descontos diretamente na sua conta de luz.

Aproveitar os benefícios de uma fazenda solar é muito simples, veja como funciona:

  1. Você investe um pequeno valor na fazenda solar;
  2. A fazenda solar capta energia e fotovoltaica e transfere para rede da concessionária;
  3. Por fim, você recebe descontos mensais na sua conta de energia elétrica.

Sendo assim, mesmo você que mora em apartamento, pode aproveitar a energia solar.

4.Posso instalar um sistema de energia solar no meu prédio?

Desde a entrada em vigor da Resolução 687 da ANEEL - Agência Nacional de Energia Elétrica, os edifícios residenciais e comerciais estão autorizados a instalar sistemas compartilhados de geração fotovoltaica.

Na prática, isso significa que os edifícios podem investir na instalação de sistemas para captação de energia nas suas áreas comuns ou lajes e converter a energia gerada em descontos na conta de energia dos condôminos.

Por sinal, essa é mais uma das alternativas disponíveis para garantir os benefícios da energia solar para apartamentos.

5.Posso instalar um sistema de energia solar para apartamentos com sacada?

Sim. É possível instalar um sistema fotovoltaico na sacada do apartamento, no entanto, é preciso avaliar a área disponível para instalação.

Além disso, é importante contar com um técnico especializado para avaliar a taxa de incidência solar no local de instalação do sistema, uma vez que longos períodos de sombra podem comprometer a eficiência e capacidade de geração do sistema.

6.É possível instalar painéis solares na parede do prédio?

Por fim, muitos apartamentos e condomínios residenciais e comerciais sofrem com a falta de espaço disponível para instalação dos sistemas fotovoltaicos.

Por sua vez, diante da falta de espaço, surge a dúvida: É possível instalar painéis solares na parede do prédio?

Sim. Já existe tecnologia que permite a instalação de energia solar para apartamentos, utilizando como área útil a parede dos edifícios.

No entanto, é importante destacar que esse tipo de instalação depende de aprovação da assembleia e que além disso, devido à dificuldade de acesso, os custos de instalação acabam sendo mais elevados.

Além disso, não podemos negar que na maioria dos casos, a incidência solar sobre os painéis solares instalados nessas condições acaba sendo menor.

Portanto, se você deseja saber mais sobre a energia solar para apartamentos e aproveitar os seus benefícios?

Conte com quem é especialista no assunto e garanta até 99% de desconto na sua conta de luz!

Entre em contato com a Maya Energy e faça um orçamento sem compromisso!

Quem somos?
Av. Prof. Mário Werneck, n°26 – 5º e 6º andar, Estoril – Belo Horizonte/MG
(31) 98306-0447
(31) 3995-2335
envelope linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram