Reduzir as emissões de gases causadores do efeito estufa, e que interferem na manutenção de todo o nosso ecossistema, é uma preocupação global. E, por isso, você ainda vai ouvir falar bastante a respeito da segurança energética.
Isso porque, o esforço de fazer a transição para o uso de fontes de energia renovável e menos impactantes à natureza deve ser feito em todas as escalas e esferas da sociedade.
E é justamente o que vamos tratar ao longo deste post. Siga com a leitura dos tópicos a seguir, e aprenda conosco tudo o que você precisa saber a respeito da segurança energética e a importância das energias renováveis no Brasil e no mundo!
Aproveite e também conheça as soluções para empresas da Maya Energy!
O que é a segurança energética?
Segurança energética é a capacidade que um país tem em garantir a disponibilidade de energia ininterruptamente ao seu território. Ou seja: ter, sempre, o suficiente para suprir a demanda da população e a um preço acessível.
Paralelamente, o conceito de segurança energética é aplicado ao desenvolvimento sustentável. Isso porque, o termo tem adquirido mais apelo quando esses países focam no uso de fontes de energia limpa e renovável.
O Brasil, inclusive, tem toda uma cartilha que rege o tema por meio da Lei nº 9.478/1997 — também conhecida como a Política Energética Nacional.
Como garantir a segurança energética no Brasil?
Atualmente, o caminho mais sustentável — literalmente — para isso é a diversificação da sua matriz elétrica. A energia renovável se tornou uma realidade global e, inclusive, acessível mesmo para quem não tem área útil e/ou investimento para a instalação de sistemas fotovoltaicos, por exemplo.
Inclusive, caso tenha curiosidade em saber sobre o assunto, leia mais sobre o Mercado Livre de Energia. Esse é um bom exemplo de boas políticas de desenvolvimento para acomodar a infraestrutura de novos (e melhores) modelos de sistemas de energia.
Outro meio que já ocorre no Brasil é o uso da Geração Distribuída (GD) por meio do sistema fotovoltaico. Isso permite ao consumidor a geração da própria energia a partir de uma fonte renovável.
Geração distribuída e complementaridade
Por falar na geração distribuída, podemos destacá-la no contexto da segurança energética pela sua própria aplicação e também pela ideia de complementaridade. Vamos entendê-los, começando pela Geração Distribuída.
Ela se caracteriza pela instalação de sistemas de geração de energia por meio da energia solar, e ligados à rede elétrica. Em seguida, essa energia é convertida em créditos que são usados para abater o valor de consumo na conta de luz (economia que pode chegar a até 95%).
Enquanto isso, a energia complementar é tratada como a fonte de energia que pode ser usada para substituir outra quando a mesma estiver em intermitência. Com isso, usa-se mais de uma fonte de energia para conferir a segurança energética a todo instante.
Perceba o quanto isso pode ser valioso, por exemplo, para os casos de crises hídricas em que o preço de geração de energia dispara. Com fontes alternativas, pode ser uma solução benéfica para todos.
Matriz energética brasileira e intermitência: entenda
Atualmente, o país tem sua oferta de energia distribuída da seguinte maneira:
- 53,9% em fontes de energias não renováveis, como é o caso de combustíveis fósseis;
- 46,1% em fontes de energia renováveis, como as energias solar, e hidrelétrica, entre outras.
Ainda, trata-se de uma proporção desequilibrada e baseada na dependência de fontes não renováveis de energia. Mas o próprio crescimento das fontes de energia renováveis ajuda a criar uma perspectiva otimista para a segurança energética no futuro já em curto prazo.
Saiba mais: O que é diagnóstico energético? Veja benefícios e quando fazer
Desigualdade no acesso à energia
Baratear recursos essenciais, como água e energia elétrica, é um desafio e tanto. Mas, hoje em dia, por meio de mais fontes renováveis de energia, o modelo de segurança energética pode ajudar a reduzir essa desigualdade e conferir o direito fundamental a esses recursos a mais pessoas.
Esse é mais um exemplo que reforça a importância em cuidar do uso de energias renováveis e garantir o alcance maior e mais equilibrado em todo o país.
Segurança energética no Brasil: que ações podem ser implementadas para melhorar?
Além da implementação acima mencionada, há muito que pode-se fazer para promover a segurança energética no Brasil. A seguir, destacamos as principais ações!
Minimizar as perdas com a transmissão de energia
E louvável que o Brasil tenha um sistema de energia elétrica tão eficiente e cuja distribuição aconteça de norte a sul. Mas isso não evita que desperdícios aconteçam nessa longa jornada. A perda é um fenômeno natural, inclusive, mas é um desperdício contínuo e, ao lidar com essa questão, cria-se um aparato mais focado em segurança energética.
Geração eólica e solar
Ambas as formas de geração de energia estão em crescimento, e elas só têm a agregar positivamente ao mercado. Mais residências, comércios e indústrias estão aderindo à própria geração de energia e isso é relevante para a transformação de todo o mercado de energia no país.
Autonomia para negociar a compra de energia
O já citado Mercado Livre de Energia é uma opção atraente, já que existem as usinas solares que são capazes de produzir e comercializar energia oriunda dos painéis fotovoltaicos.
Com isso, o preço é menor do que aquele oriundo da concessionária de energia elétrica. E você tem acesso a uma fonte renovável de energia para consumir.
Quais são as ações de eficiência energética?
Vamos ver, por fim, o que pode ser feito para causar impactos positivos por meio de ações de eficiência energética!
Modernização de equipamentos
Aparelhos modernos são mais inteligentes: consomem menos energia, reduzem o consumo em momentos específicos e são aliados do consumo sustentável. Vale a pena definir investimentos assertivos nesse sentido.
Reduzir excedente de energia reativa
Outra maneira que permite enxugar as despesas e o desperdício, galgando números continuamente melhores para promover a segurança energética.
Conquistar certificação de eficiência energética
Essas certificações são valiosíssimas para empresas e ainda contribuem para a efetivação de ações que promovem a eficiência energética da organização.
Leia também: IREC: o que é, benefícios e como garantir esse certificado
Realizar medições setoriais
O monitoramento é também crucial para saber, exatamente, a origem e a quantidade de consumo e, assim, lidar com uma gestão de energia mais preparada e eficiente.
Adotar sistema de gerenciamento de energia
E, por fim, é possível investir em um sistema de gerenciamento de energia para ter total gerenciamento de dados valiosos para insights e ajustes nas ações. O que, consequentemente, tende a melhorar seus índices de segurança energética.
Nós, inclusive, podemos ajudar a transformar a sociedade, começando pela sua empresa! Conheça as soluções da Maya Energy para trazer economia para a sua rotina e muito mais segurança energética!
Conclusão
A segurança energética, no país, está em franco desenvolvimento. E pode ter um crescimento ainda mais sustentável, ágil e efetivo.
Conte conosco para trabalhar em prol dos seus objetivos e de acordo com o perfil da sua empresa!