Com a bandeira tarifária ora vermelha, ora amarela ou mesmo em índices mais alarmantes de custo, a realização do diagnóstico energético se faz tão importante quanto emergencial.

Afinal de contas, é por meio desse exercício de análise e monitoramento do consumo desse insumo vital e dispendioso que você consegue agregar mais sustentabilidade, economia e eficiência ao seu empreendimento.

Para tanto, vamos começar explicando o que é o diagnóstico energético para então apresentar os benefícios e indicar o caminho a ser seguido nessa direção. Confira, conosco!

Afinal, o que é diagnóstico energético?

Resumidamente, o diagnóstico energético se configura como um levantamento de campo que tem como objetivo a verificação de um padrão de consumo energético.

Isso pode ser feito em qualquer tipo de instalação: de residências a pequenas e grandes empresas e indústrias de todos os segmentos.

Com o resultado dessa análise, é possível empreender uma gestão energética mais responsável, planejada e estratégica. O que se converte em vantagens competitivas para qualquer negócio como veremos adiante.

Saiba mais: como funciona o Mercado Livre de Energia

Como fazer o diagnóstico energético?

O primeiro passo consiste em mapear todos os processos da sua empresa e, também, do seu segmento de atuação. Um bom diagnóstico energético leva esses fatores em consideração para a plena compreensão do que é fundamental e do que pode estar sendo usado e consumido em excesso — e em desperdício.

Sem falar que cada segmento e porte de organização tem as suas particularidades e padrões de consumo. Com o diagnóstico personalizado, é necessário ir a fundo no seu perfil de consumo, especificamente, e acompanhar esse padrão por períodos quantificáveis (por semanas, por exemplo). Assim, você tem acesso sólido aos custos com energia.

Importância da avaliação energética para as empresas

Projetos de eficiência energética necessitam de um diagnóstico energético. Pois é por meio disso que você identifica desperdícios, falhas e gargalos que estão desequilibrando o seu padrão de consumo. E, consequentemente, é o que define as características do melhor plano de ação com base nas suas necessidades, perfil e objetivos.

Importância da avaliação energética para as empresas

O resultado disso é que a sua empresa passa a visualizar o consumo de energia elétrica com mais consciência e planejamento. Com menos desperdícios e um consumo otimizado desse tipo de recurso, as despesas são menores e a sua empresa pode se desenvolver com mais sustentabilidade e direcionamento.

Veja também: tudo sobre a norma ISO 50001

Quais os benefícios do diagnóstico energético?

Vamos entender, agora, como a sua compreensão sobre o que é o diagnóstico energético e a sua aplicação pode impactar positivamente o desenvolvimento da sua empresa.

Definição maior nos padrões de consumo 

Saber da onde sai os principais consumos (e desperdícios) em energia elétrica auxilia a sua empresa a ser mais consciente sobre o recurso energético e como manter a eficiência operacional limitando esse gasto excessivo.

Consequentemente, contribui com o planejamento de padronizações em seus processos, a fim de manter o gasto energético sempre sob controle, e sem abdicar da boa performance da sua equipe e dos seus equipamentos.

Redução de desperdício

O diagnóstico energético tem ampla responsabilidade na redução do desperdício. E isso é importante por dois motivos principais:

Com menos desperdício, seus processos também ficam mais enxutos e você começa a aprender a desenvolver mais, com menos.

Diminuição de custos 

Com base no que vimos até aqui, o diagnóstico energético tem papel relevante também na redução de custos da sua empresa.

E, ao longo dos meses, essa economia pode gradualmente se converter em investimentos e no direcionamento de recursos para outras áreas da sua empresa.

Leia também: LCOE: o que é, principais vantagens e como utilizar?

Eficiência energética 

A eficiência energética é alcançada quando um empreendimento consegue gerar a mesma performance, no dia a dia, usando uma quantidade menor de energia.

Traduzindo: você identifica oportunidades de usar o recurso conscientemente, mas não abre mão da sua produtividade, resultados e lucros. Você apenas consegue ser mais eficiente e impactante por meio de alternativas que ajudam a reduzir a dependência e o uso excessivo de energia elétrica.

Leia também: Projeto de eficiência energética (EE): etapas da implantação

Mais sustentabilidade

Também é de se mencionar que o diagnóstico energético fornece um retorno significativo para o meio ambiente. Afinal de contas, o uso consciente dos recursos fornecidos pela natureza compõe um coletivo mais preocupado com o mundo onde vivemos. 

Até por isso, o diagnóstico energético pode ser de grande valia. Ao perceber o quanto a sua empresa consome (e pode economizar) no dia a dia, mais alternativas podem despontar no horizonte para acumular esses benefícios na rotina do seu próprio negócio.

E uma das principais frentes no combate ao desperdício e à geração cara de energia elétrica é a instalação do sistema fotovoltaico. Ou seja: a geração da própria energia por meio da energia solar.

Quais os benefícios do diagnóstico energético?

Com um sistema solar, você gera energia suficiente para quitar até 95% das suas despesas com energia elétrica. Uma economia, inclusive, que vai pagando, mensalmente, o valor do investimento na solução de energia solar.

Em poucos anos, você colhe todos os benefícios mencionados neste texto, além de todos os outros em comum entre as milhares de pessoas que já possuem um sistema fotovoltaico em suas residências, comércios e indústrias.

E nós podemos ajudar com isso! A partir do seu diagnóstico energético, pode ficar evidente que a energia solar é uma das soluções mais necessárias para agregar valores múltiplos ao seu negócio.

Para saber as soluções que podemos oferecer, clique aqui e conheça mais sobre a Maya Energy!

Conclusão

O diagnóstico energético, como vimos, tem participação ativa  na busca por eficiência energética e até mesmo em uma revolução de processos dentro da sua empresa.

Portanto, esse exercício é fundamental para conhecer melhor a sua própria empresa, avaliar o fluxo produtivo e aprender onde você pode otimizar o consumo de energia elétrica sem abdicar da performance e dos resultados.

Também vimos que a energia solar é uma das principais respostas para solucionar qualquer problema apontado no seu diagnóstico energético. Esperamos que as informações deste post auxiliem você na tomada de decisão mais assertiva!

Quem somos?
Av. Prof. Mário Werneck, n°26 – 5º e 6º andar, Estoril – Belo Horizonte/MG
(31) 98306-0447
(31) 3995-2335
envelope linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram