Investir em energia renovável se tornou uma missão importante para lares, empresas e indústrias que visam um mundo mais sustentável. E, atualmente, por meio do IREC isso se tornou ainda mais fácil e eficiente.
E se você não sabe o que é o IREC ou para que serve esse certificado de energia limpa, nós podemos ajudar com este artigo! Para entender melhor como funciona e os motivos para considerar o IREC em sua rotina, acompanhe os tópicos abaixo e saiba tudo a respeito!
O que é o I-REC: certificado de energia limpa?
Basicamente, o IREC — sigla para International REC Standard —, as pessoas podem contara com um sistema global de rastreamento para comprovar que a energia que eles fazem questão de usar seja, de fato, renovável.
Isso porque, muitas empresas ou mesmo residências que não investem em geração de energia renovável podem optar pela compra do recurso por meio do mercado livre de energia. Só que algumas das organizações que comercializam energia ainda fazem uso do grid do Sistema Interligado Nacional (SIN).
E o que isso significa? Que mesmo gerando sua própria energia, tais organizações estão ligadas a uma solução responsável pela emissão de gases de efeito estufa (GEE).
E o IREC aponta, exatamente, a rastreabilidade daquilo que você adquire, certificando-se de que seja uma energia limpa, inteiramente.
Vale adiantar que existem os Certificados de Energia Renovável (RECs, em inglês) que são mensurados de acordo com a energia consumida. Assim sendo: 1 REC representa uma unidade de energia — 1 Megawatt hora, ou o equivalente a 1.000 kilowatts hora de energia.
Quais são as vantagens de possuir um certificado de energia renovável?
A principal delas é a preocupação com um futuro em curto prazo mais sustentável. Por meio de fontes de energia renováveis, empresas podem atestar que estão em alinhamento com as melhores práticas do mercado e ativamente em busca da redução de impactos nocivos à atmosfera e ao nosso planeta em geral.
Só que vale, ainda, mencionar outros benefícios em contar com um certificado de energia renovável, como:
- comprovação da origem da eletricidade que você consome;
- contar com certificados usados por grandes empresas do mercado, como a Microsoft;
- impactante investimento em sustentabilidade;
- favorece o cumprimento de metas de sustentabilidade das empresas;
- pode ser uma fonte de renda adicional para quem emite o certificado.
Saiba mais: entenda o que é a tarifa horo sazonal
Como obter a certificação?
O IREC pode ser obtido de acordo com o padrão de RECs já aplicado em outros países: o Programa Certificação de Energia Renovável. Sua plataforma internacional, o I-REC,inclusive, é usado no Brasil desde o ano de 2017.
E a obtenção da certificação IREC passa por um ciclo de avaliações e de auditoria documental que vão analisar 5 aspectos-chave a respeito da sua produção de energia:
- se a sua fonte de energia é renovável;
- se a energia em questão está legal e devidamente instalada;
- se a fonte de energia está conectada ao Grid de sistema;
- se não existe contagem dupla;
- se constam uma ou mais características de sustentabilidade.
A certificação já pode ser alcançada se os quatro primeiros critérios estiverem de acordo com o padrão I-REC, sendo posteriormente registrada na própria plataforma.
Mas é apenas quem alcança os cinco aspectos que recebem um selo de sustentabilidade: o REC Brasil. E existe, também, a certificação internacional: a GoldPower, que é também restrita aos empreendimentos que cumprem todos os critérios e outros mais adicionais.
Quem pode comprar IREC?
A compra de IREC pode acontecer por qualquer empresa interessada. Isso, como vimos, faz parte elementar do Mercado Livre de Energia e está cada vez mais difundido no mercado para tornar o acesso à energia mais democrático, livre de escolha e acessível.
Qual a importância dos RECs no mercado?
Mercadologicamente, o IREC tem expandido sua atuação no mercado — assim como as fontes de energia renováveis, como é o caso do sistema fotovoltaico.
Para você ter uma ideia: em 2016, já existiam mais de 100 mil RECs espalhados pelo país. E esse número cresceu exponencialmente ao longo dos anos, demonstrando que a atenção dada ao tema de sustentabilidade alcançou níveis realmente impressionantes.
Mas é interessante observar, ainda, que essa popularização torna todo o mercado mais acessível. Quanto mais demanda, mais soluções despontam e também cria-se mais competição por preços atrativos e cujos serviços são valorizados por certificações como a IREC, que atesta a rastreabilidade de sua energia consumida.
Como funcionam os Certificados de Energia Renovável (REC's) no Brasil?
No país, a plataforma utilizada e o padrão seguido é o da I-REC. Como mostramos anteriormente, essa emissão está em total alinhamento com o rigor apresentado e repercutido também pelo resto do mundo.
E esse é um dos grandes diferenciais desse mercado, atualmente, no país: o crescimento da demanda em alinhamento com soluções de ponta e cada vez mais acessíveis.
A energia solar é uma delas, sem dúvidas, mas é um adendo interessante o impacto que o Mercado Livre de Energia pode trazer a todo o setor.
E você pode fazer parte dessa transformação desde já, sabia? Investir em sustentabilidade é uma decisão fácil e rápida de ser implementada, e podemos provar para você. Basta clicar aqui para conhecer todas as soluções para empresas da Maya Energy!
Conclusão
O IREC é uma certificação internacional capaz de comprovar a rastreabilidade da energia renovável que você utiliza. E isso serve para garantir que você está, de fato, de olho nas soluções que consome e se são, de fato, tão sustentáveis assim.
Portanto, esperamos que este post tenha te ajudado a tomar decisões mais assertivas quanto aos seus futuros investimentos em energia renovável. E conte conosco para participar ativamente e junto com você dessa transformação!