projeto de eficiência energéticaUm projeto de eficiência energética tem tudo a ver com a conscientização e aplicação prática das maneiras de usar a energia elétrica racionalmente. Ou seja: com economia e sem perder a performance dos dispositivos eletroeletrônicos.

E quais são os verdadeiros benefícios da eficiência energética e, principalmente, como você pode colocar um projeto desses em ação?

Para responder a essas perguntas, convidamos você a seguir com a leitura deste posts. A seguir, vamos explicar tudo o que você precisa saber para aprender como implantar eficiência energética na sua empresa!

O que é Eficiência Energética? (EE)

Ainda não sabe o que é eficiência energética? Sua definição mais objetiva gira em torno da ideia de relacionar a quantidade de energia em determinada atividade e a proporção que vai ser disponibilizada para que ela funcione adequadamente.

Assim, consequentemente também obtemos uma redução no uso de fontes de energia finitas — a partir do fim do desperdício. O que contribui para a manutenção do meio ambiente.

Uma medida interessante nesse sentido, e que foi desenvolvida em 1985, é o Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel) da Eletrobras, simbolizado pelo Selo Procel.

Você, talvez, já tenha visto-o em eletroeletrônicos e aparelhos em geral. Trata-se de uma classificação para que o consumidor avalie quais marcas e modelos oferecem boa performance e, ainda assim, por meio de um consumo otimizado e reduzido de energia elétrica.

Complementarmente, também existe o Programa de Eficiência Energética (PEE) — esse, idealizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). De acordo com o próprio órgão, o objetivo é a promoção “do uso eficiente da energia elétrica em todos os setores da economia por meio de projetos que demonstrem a importância e a viabilidade econômica de melhoria da eficiência energética de equipamentos, processos e usos finais de energia”.

Saiba mais: Onde encontrar um simulador de energia solar?

O que é um projeto de eficiência energética (EE)?

Com base nas informações acima, o que seria um projeto de eficiência energética, então?

Basicamente, um conjunto de ações que visa agregar os valores de eficiência energética que citamos anteriormente. O que agrega em consciência ambiental, no uso otimizado de aparelhos e na redução de custos com energia elétrica.

como implantar eficiência energética

Como implantar projeto de EE na sua empresa?

Assim como todo projeto, avaliar a eficiência energética de uma empresa passa por etapas específicas que vão do planejamento à execução.

Não adianta, portanto, substituir equipamentos sem uma avaliação prévia. E nem trocar lâmpadas convencionais por modelos em LED, simplesmente.

É claro que podem ajudar, aqui e ali, mas um projeto de eficiência energética deve tornar o seu negócio mais sustentável e otimizado sem perder a sua própria eficiência.

Confira, abaixo, quais são as etapas que estabelecem as bases para a eficiência energética em uma empresa!

1. Diagnóstico Energético (DE)

O diagnóstico energético é um estudo de campo que tem o objetivo de definir o padrão de consumo energético de uma instalação. Por meio dele, começam a ser estabelecidos os meios para tornar o gerenciamento de energia otimizado e sustentável.

2. Diagnóstico detalhado

Em seguida, o diagnóstico detalhado entra em cena, que vai a fundo nas particularidades de cada empresa — por exemplo: indústrias, varejos e outras empresas de diferentes segmentos têm características distintas.

Então, ambas as etapas de planejamento permitem uma análise macro (do setor e nicho específico) e também das particularidades da sua empresa em especial.

3. Contratação da ESCO

ESCOs (sigla para Energy Services Company — ou simplesmente empresa de serviços de energia) são organizações que assumem a dianteira de um projeto de eficiência energética.

Com a ESCO, são feitas avaliações e análises com base nos pontos acima mencionados. E também começam a ser apontadas as soluções para reduzir gastos com todo tipo de energia (além da elétrica podemos citar combustíveis e água, por exemplo).

o que é um projeto de eficiência energética

4. Implantação das ações

Aqui, as medidas idealizadas são adotadas. O que coloca, literalmente, o projeto de eficiência energética em ação. 

E caso você ainda não tenha compreendido quais ações podem assumir lugar no dia a dia da sua empresa, nessa transição, confira a seguir algumas medidas populares e eficientes:

5. Medição e verificação (M&V)

Por fim, acontece a etapa de Medição e Verificação (M&V), que nada mais é do que uma etapa posterior ao plano de ação para assegurar que os resultados obtidos são melhores do que os inicialmente coletados antes do projeto de eficiência energética.

Isso ajuda a dar uma base definitiva do que foi adotado, do quanto a empresa se beneficiou desse projeto e como trabalhar com esse novo formato daqui por diante.

Conclusão

Como vimos, o projeto de eficiência energética é uma maneira precisa e fundamental para agregar valor às ações sustentáveis — e com benefícios palpáveis para a empresa também.

Com planejamento e ações precisas, sua empresa adquire um reforço e tanto para se tornar alinhada às boas práticas de sustentabilidade e ainda gera reduções contínuas na conta de luz.

Por falar nisso, aproveite para conferir um post similar que pode ajudar a sua empresa a alcançar mais eficiência energética. Clique aqui para saber mais sobre o preço de um sistema de energia solar!

Av. Prof. Mário Werneck, n°26 – 5º e 6º andar, Estoril – Belo Horizonte/MG
(31) 98306-0447
envelope linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram