17 formas inteligentes de economizar energia elétrica em sua casaComo economizar energia elétrica? Essa é uma pergunta que milhares de brasileiros fazem a si mesmo todos os meses, principalmente no dia que recebem a conta de energia elétrica.

Com tarifas de energia tão elevadas, encontrar formas inteligentes de economizar energia deixou de ser uma boa prática para ser uma necessidade real.

Diante disso, a boa notícia, é que se por um lado, temos as altas tarifas de energia elétrica, por outro, temos inúmeras alternativas para garantir uma boa economia.

Para ajudar você a reduzir suas despesas com eletricidade, a Maya Energy separou 17 formas inteligentes que nos mostram como economizar energia elétrica na prática.

Não jogue mais dinheiro pelo ralo, continue conosco, confira as nossas dicas e coloque tudo em prática para economizar de verdade na sua conta de luz!

1.Desligue as luzes desnecessárias

Quando o assunto é como economizar energia elétrica, o segredo está na mudança de hábitos. Evite deixar luzes acesas em ambientes que não estão em uso.

Ao sair de um ambiente, desligue as luzes. Se você costuma esquecer, instale sensores de presença e resolva definitivamente o problema.

2.Utilize a luz natural

O sol fornece todos os dias a sua luminosidade de forma gratuita. Aproveite essa energia para iluminar a sua residência ou empresa.

Abra as janelas e cortinas, deixe a luz do sol entrar e iluminar os ambientes, evitando assim, o desperdício de energia.

3.Tome banhos mais curtos

O banho quente é um dos maiores vilões das contas de energia elétrica, e por sinal, isso não é uma novidade, não é mesmo?

Chuveiros elétricos consomem um volume significativo de energia e possuem um peso relevante na conta de luz.

Quando o assunto é como economizar energia elétrica, sempre que possível substitua o banho quente pelo natural ou então, reduza o tempo que mantém o chuveiro ligado.

4.Desconecte os eletrodomésticos da tomada

Não está utilizando um eletrodoméstico? Desconecte o mesmo da tomada, mesmo desligado ele pode está consumindo energia.

Veja na sua televisão, por exemplo: mesmo quando desligada, a luz do standy-by permanece acesa.

5.Prefira o ar condicionado inverter

Você sabia que os aparelhos de ar condicionado inverter podem consumir até 70% menos energia que um modelo tradicional?

Sendo assim, se você utiliza aparelhos de ar condicionado na sua empresa ou residência, prefira os modelos do tipo inverter.

Além disso, feche portas, janelas e evite utilizar o aparelho na sua potência máxima, configure uma temperatura agradável, pois assim, você exige menos consumo de energia para manter o ambiente refrigerado.

6.Aproveite ao máximo o espaço da sua lavadora

Quando for lavar roupas, utilize todo o espaço disponível na máquina de lavar, pois assim você diminui o número de lavagens e economiza energia.

Além disso, com essa simples medida, você ainda garantirá economia na sua conta de água.

7.Seque suas roupas naturalmente

Quando o assunto é como economizar energia elétrica, você precisa evitar aparelhos de alto consumo, como as secadoras.

Coloque essa dica em prática e prefira deixar suas roupas secando naturalmente no varal.

8.Verifique a vedação da sua geladeira

Alguns vilões do alto consumo de energia elétrica podem passar despercebidos, como por exemplo, as geladeiras com problemas de vedação.

Verifique regularmente se as portas da sua geladeira estão fechando corretamente ou se há folgas na borracha de vedação.

Ao identificar folgas, providencie a substituição imediata da borracha para evitar surpresas na conta de energia elétrica.

9.Reduza a potência da geladeira

Por falar em geladeiras, outra dica que pode ajudar bastante quando o assunto é como economizar energia elétrica, diz respeito a potência dos refrigeradores.

Sua geladeira não deve permanecer na potência máxima o tempo todo. Ajuste as configurações de temperatura de acordo com a temperatura ambiente e as recomendações do fabricante.

10.Instale lâmpadas de LED

As lâmpadas de LED podem economizar mais de 80% em energia elétrica, quando comparada aos modelos incandescentes, e além disso, também podem durar muito mais.

Portanto, se o seu objetivo é garantir uma boa economia nas despesas com luz elétrica, substitua todas as suas lâmpadas por modelos de LED.

11.Prefira eletrodomésticos

Sempre que for adquirir um novo eletrodoméstico, prefira aqueles que possuem a classificação A no selo Procel, indicando sua eficiência no consumo de energia.

Se possível, providencie também, a substituição de eletrodomésticos que você possui, e que estão fora da classificação A do Procel.

12.Utilize aquecedores solar

Se você é daqueles que não abre mão do banho quente, substitua os chuveiros elétricos pelas duchas aquecidas por um coletor solar.

Muita gente não sabe, mas é possível manter a água de chuveiros e torneiras aquecidas aproveitando o calor do sol.

13.Evite o uso de ferros de passar

Você que chegou até esse conteúdo em busca de dicas relacionadas a como economizar energia elétrica precisa se afastar definitivamente dos ferros de passar.

Ferros de passar possuem um alto consumo de energia, sendo assim, guarde suas roupas em cabides para evitar ao máximo a utilização dos ferros.

14.Utilize cores claras nos ambientes

Outra dica muito importante quando o assunto é como economizar energia elétrica é a utilização de cores mais claras nos ambientes.

Ambientes com cores escuras acabam exigindo que as luzes permaneçam acesas por mais tempo, enquanto ambientes com cores claras garantem o efeito inverso.

15.Faça uma revisão nos circuitos elétricos

Os motivos para as suas despesas elevadas com energia podem ser invisíveis a olho nu.

O excesso de emendas e folgas nos circuitos elétricos pode contribuir significativamente para o valor da sua conta de luz.

Sendo assim, contrate um eletricista de sua confiança e solicite uma revisão completa dos circuitos elétricos em busca de possíveis pontos de fuga de energia.

16.Conte com a contribuição de todos

Para que a economia seja realmente efetiva, todos precisam conhecer e colocar em prática as regras de economia de energia.

Na empresa, conscientize os seus funcionários e em casa, converse com os seus familiares e explique quais medidas precisam ser adotadas para um consumo elétrico responsável.

17.Instale painéis fotovoltaicos

Por fim, a dica mais importante quando o assunto é como economizar energia elétrica: faça uma cotação conosco e instale painéis fotovoltaicos na sua empresa ou residência.

A economia proporcionada pelos painéis solares pode representar 99% da sua conta de energia!

Livre-se das altas tarifas de energia, clique aqui e acesse o nosso simulador para saber mais!