carros-eletricos-como-funcionamComo funcionam os carros elétricos? Você já parou para pensar e fazer esse tipo de pergunta?

Os carros elétricos são o nosso futuro e a energia solar pode ser uma grande aliada deste processo de transformação pelo qual estamos passando.

Dirigir é parte da vida cotidiana, talvez, por isso seja fácil esquecer que os veículos movidos a combustíveis fósseis estão queimando subprodutos agressivos enquanto emitem gases prejudiciais ao meio ambiente, como o dióxido de carbono.

Por sinal, essas emissões de dióxido de carbono não são apenas prejudiciais ao meio ambiente, como muito se escuta por aí, mas também colocam em risco a própria saúde humana.

Em meio a esse contexto, não é de admirar que mais e mais empresas de automóveis estejam lançando seus modelos em carros elétricos.

A saber, muito embora a Tesla seja a marca mais popularmente associada aos veículos elétricos, outras fabricantes de automóveis decidiram mergulhar no espaço dos veículos elétricos.

Sendo assim, em um futuro próximo, todos nós vamos desfrutar de um passeio pela cidade enquanto reduzimos nossas emissões de combustíveis fósseis com a ajuda de um carro ecológico.

Motoristas com todos os tipos de orçamentos vão conseguir encontrar um carro elétrico que caia na faixa de preço ideal.

Não restam dúvidas, a tecnologia está evoluindo e em breve será popular em várias partes do mundo. Mas, afinal, como funcionam os carros elétricos?

Continue conosco, tire todas as suas dúvidas e confira tudo o que você sempre desejou saber sobre os carros elétricos.

O que são carros elétricos?

Carros elétricos são veículos com uma bateria grande que usa eletricidade para alimentar o motor em vez dos combustíveis tradicionais como gasolina, álcool ou diesel.

Semelhante aos carros a gasolina, os veículos elétricos só podem percorrer algumas centenas de quilômetros antes de precisar de reabastecimento.

No entanto, diferentemente dos veículos com os quais estamos acostumados, os carros elétricos não são reabastecidos, mas na verdade, recarregados.

Como funcionam os carros elétricos?

Os carros elétricos contam com uma bateria exclusiva que armazena eletricidade para alimentar o motor e gerar a força necessária para movimentar o veículo.

Sendo assim, eles não precisam de motor de combustão interna para funcionar porque operam estritamente com motores elétricos e baterias recarregáveis.

Vale destacar também, que os veículos elétricos são mais suaves em termos de ruídos, enquanto os motores de combustão interna produzem um som alto, às vezes abafado devido à expansão do combustível em seu interior.

Os veículos a gasolina convencionais emitem na atmosfera subprodutos químicos nocivos e poluentes tóxicos. Carros e caminhões movidos a gasolina, álcool ou diesel emitem tanto dióxido de carbono que nosso planeta está sentindo os efeitos negativos.

Por sua vez, os veículos elétricos não utilizam combustíveis fósseis, isso significa que eles não emitem poluentes atmosféricos.

Componentes de um carro elétrico

A ciência dos veículos parece misteriosa. Afinal, sem motor à combustão, radiador, carburador ou velas de ignição, como funcionam os carros elétricos?

Na prática, os componentes de um carro elétrico são um pouco diferentes do que seu veículo tradicional usa para dirigir e operar.

Vamos aproveitar o assunto, para detalhar na sequência, os principais componentes presentes em um veículo elétrico.

Bateria

A bateria de íon de lítio é utilizada para alimentar o motor a partir da energia armazenada em seu interior.

Quanto maior a potência elétrica da bateria, maior a faixa de potência e distância que poderá ser percorrida antes de uma parada para recarga.

Porta de carregamento

Um dos componentes mais importantes dos carros elétricos é a porta de carga. Semelhante ao seu celular, sem a porta de carregamento, a bateria não pode carregar.

A bateria precisa receber energia externa para desempenhar suas funções, e para isso, contam com estações de carregamento ligadas à rede pública de eletricidade ou alimentadas por painéis solares.

Inversor

O inversor converte a corrente elétrica da bateria de corrente contínua (CC) para corrente alternada (CA) para só então, alimentar o motor.

As baterias de íon de lítio aceitam apenas energia do tipo CC, mas os carros elétricos exigem CA para funcionar corretamente.

Sendo assim, o inversor é o responsável por controlar a frequência da energia CA que circula para o motor do veículo elétrico.

Motor

Os veículos elétricos não possuem um motor padrão de quatro cilindros e, em vez disso, são movidos por um motor elétrico de tração. O motor funciona com a eletricidade recebida pelo inversor.

A eletricidade é enviada para a bateria do carro elétrico, movendo-se ao longo do rotor, que então circula as forças elétricas para as rodas.

Vantagens dos carros elétricos

Agora que você já sabe como funcionam os carros elétricos, conheça algumas das principais vantagens que eles podem oferecer:

  • Amigo do ambiente: Uma das maiores vantagens dos veículos elétricos é a emissão zero, o que reduz drasticamente a poluição atmosférica e os gases com efeito de estufa.

Carros elétricos significam um ar mais limpo e uma saúde geral melhor para o nosso planeta.

  • Economia: Devido ao uso de eletricidade, é possível economizar uma quantia significativa de dinheiro em combustível.

Os proprietários de veículos elétricos podem esperar pagar até metade do preço pelo carregamento de energia do que pagariam para abastecer um carro movido a gasolina.

  • Menos manutenção: Os veículos elétricos têm muito menos peças do que um carro convencional, movido a combustão.

Você nunca terá que se preocupar em trocar o óleo ou trocar os filtros de combustível, por exemplo.

  • Alto desempenho: A vantagem mais empolgante dos veículos elétricos é seu alto desempenho. Os aficionados por veículos elétricos argumentam que, com desempenho inigualável, eles são mais divertidos de dirigir do que os carros tradicionais.
  • Energia solar: Conforme destacamos anteriormente, os veículos elétricos podem ser alimentados a partir da energia solar, garantindo uma economia ainda mais significativa para os seus proprietários.

Não tenha dúvidas, veículos elétricos são o futuro! Navegue em nosso site e conheça as soluções em energia solar que a Maya Energy tem a oferecer!