28 de setembro de 2022

Formas para economizar energia em empresas ou residências

formas de economizar energia

Como economizar energia elétrica? Essa é uma pergunta que milhares de brasileiros fazem a si mesmo todos os meses, principalmente no dia que recebem a conta de energia elétrica.

Mas não é de hoje que as tarifas de energia elétrica se apresentam como obstáculos ao orçamento das pessoas. O que leva-as a sempre estarem à procura de novas formas de economizar energia para equilibrar as contas.

Sem falar no aspecto sustentável da questão, já que a economia de recursos finitos é fundamental para a prosperidade futura.

A boa notícia diante desse cenário pluralizado de incertezas é que existem boas formas de economizar energia — seja para o seu lar ou para o seu negócio.

Quer ver quais são as formas inteligentes que separamos para economizar energia elétrica na prática? Nos tópicos abaixo, distribuímos 7 dicas para reduzir o consumo energético nas empresas e outras 17 que podem ser mais apropriadas para reduzir a conta de luz residencial!

Saiba mais: como funcionam os carros elétricos

Boa leitura!

7 dicas para reduzir o consumo energético nas empresas

Suas despesas fixas estão afetando diretamente o seu planejamento financeiro e a realização de objetivos em curto, médio e longo prazo?

Uma solução inteligente pode residir na possibilidade de analisar as melhores formas de economizar e, assim, transformar essa economia em saldo para o crescimento do seu empreendimento. Veja as dicas que reunimos para isso, logo abaixo!

1. Utilize equipamentos com o Selo Procel

Eletroeletrônicos são tão benéficos, no dia a dia, quanto vilões da economia. Afinal de contas, mantê-los ligados consome, continuamente, energia elétrica.

E muitos desses aparelhos são sedentos por energia. Mas tem solução para isso. Afinal, equipamentos modernos já têm como característica a eficiência associada ao consumo reduzido de energia elétrica.

Especialmente, aqueles que levam uma boa avaliação pelo Procel. Caso ainda não saiba do que se trata, o selo concedido (conhecido como Selo Procel de Economia de Energia) é um verdadeiro atestado de performance dos produtos eletroeletrônicos.

Assim, um bom índice de qualidade mostra que o modelo vai agregar a performance desejada sem perder em eficiência energética e tampouco no desperdício e prejuízo posterior na sua conta de luz.

Portanto, nem sempre o investimento em um eletroeletrônico moderno se paga — o retorno pode vir na gradual economia de energia.

Veja também: tudo sobre a certificação ISO 50001

2. Avalie soluções de energia solar por assinatura

Se você já investe em energia solar, deve ter percebido que é possível “ganhar dinheiro” com esse tipo de solução. Afinal de contas, os créditos concedidos mês após mês geram até 99% de economia na conta de luz. E, com isso, essa economia pode ser direcionada de outras maneiras no seu orçamento.

Mas uma boa solução para manter isso consiste em avaliar soluções de energia solar por assinatura. Ou seja: por meio de serviços de manutenção periódicos para manter seus equipamentos sempre em dia, limpos e funcionais.

3. Tenha ambientes com um bom isolamento térmico

O isolamento térmico é um fator decisivo para aumentar ou reduzir os custos com energia elétrica. Para tanto, é só ficar de olho na influência dos raios solares no ambiente interno.

medidas para economia de energiaEmbora a luz natural seja um bom artifício para reduzir os custos com energia elétrica, caso exista muita incidência solar acontece de forçar o ar-condicionado a trabalhar mais, por exemplo. E, com isso, a economia desejada não se traduz eficientemente.

Vale a pena investir em soluções de isolamento térmico, portanto, para garantir que a luz natural siga como um benefício na sua empresa.

4. Mantenha a manutenção dos equipamentos em dia

A manutenção preventiva, vista por muita gente como uma despesa, é também um benefício. E veja só: é uma das relevante forma de economizar energia.

Tudo porque, com o tempo, os aparelhos eletrônicos tendem a perder eficiência operacional, podendo até mesmo consumir mais energia. E as manutenções programadas servem para que esses produtos estejam sempre no auge da eficiência.

E mais: cada vez mais preparados para combater imprevistos, permanecendo funcionais e blindados contra problemas que podem gerar paradas e problemas imprevistos.

5. Aposte na automação da iluminação

A tecnologia pode ser um diferencial e tanto para quem busca novas formas de economizar energia. E uma dessas soluções consiste na automação de iluminação.

E de múltiplas formas: com a dimerização das lâmpadas, você consegue ativá-las por meio de sensores de movimento ou, ainda, personalizar o grau de iluminação em cada ambiente.

O que permite um consumo reduzido de energia elétrica — especialmente, em áreas de pouco tráfego em que os acionadores permitem economia significativa na conta de luz.

6. Priorize o uso de lâmpadas LED

Quando não existem meios de economizar por meio da solução de automação mencionada acima, as lâmpadas de LED ajudam a reforçar essa economia. Mas essa tecnologia também pode ser aplicada em áreas nas quais os sensores de movimento foram instalados.

Pois as lâmpadas de LED vêm carregadas de benefícios para as pessoas, como:

  • grande economia no consumo de energia elétrica;
  • longa vida útil para os produtos;
  • baixa incidência de manutenção;
  • boa resistência e durabilidade;
  • não contêm produtos tóxicos em sua composição.

São, portanto, soluções sustentáveis e que se acumulam junto às outras formas de economizar energia. O que subtrai mais números na equação final para chegar a um resultado mais atraente na sua conta de luz.

7. Produza sua própria energia com painéis solares

Que tal investir em energia solar?

como reduzir energia elétrica residencialOs painéis fotovoltaicos estão entre as principais formas de economizar energia, atualmente, e por diversos motivos.

Por exemplo: o grande diferencial desse tipo de solução é que você obtém um retorno total do seu investimento em poucos anos. Como? Por meio da economia de até 99% na conta de luz que você passa a obter ao instalar os painéis solares.

Dessa maneira, mês após mês essa economia gerada via alcançar o valor do preço de instalação do sistema de energia solar e os créditos gerados posteriormente vão agregar em recursos para serem utilizados na sua empresa da maneira que quiser.

Além disso, você vai gerar a sua própria energia, promovendo um uso consciente dos recursos da natureza — e abandonando de vez o uso por meio de fontes finitas.

Os benefícios da energia solar garantem um custo benefício invejável. CLique aqui para saber mais sobre eles!

Saiba mais: como fazer uma boa gestão de energia.

17 formas inteligentes de economizar energia em sua casa

Além do retorno obtido com a energia solar, citado anteriormente, junto das outras formas de economizar energia, você pode ir além no alcance do seu objetivo.

Isso porque, abaixo temos mais 17 dicas inteligentes de economizar energia em sua casa, mas que também podem ser adaptadas para estabelecimentos comerciais. Confira!

1.Desligue as luzes desnecessárias

Quando o assunto é como economizar energia elétrica, o segredo está na mudança de hábitos. Evite deixar luzes acesas em ambientes que não estão em uso.

Ao sair de um ambiente, desligue as luzes. Se você costuma esquecer, instale sensores de presença e resolva definitivamente o problema.

dicas para economizar energia elétrica2.Utilize a luz natural

O sol fornece todos os dias a sua luminosidade de forma gratuita. Aproveite essa energia para iluminar a sua residência ou empresa.

Abra as janelas e cortinas, deixe a luz do sol entrar e iluminar os ambientes, evitando assim, o desperdício de energia.

3.Tome banhos mais curtos

O banho quente é um dos maiores vilões das contas de energia elétrica, e por sinal, isso não é uma novidade, não é mesmo?

Chuveiros elétricos consomem um volume significativo de energia e possuem um peso relevante na conta de luz.

Quando o assunto é como economizar energia elétrica, sempre que possível substitua o banho quente pelo natural ou então, reduza o tempo que mantém o chuveiro ligado.

4.Desconecte os eletrodomésticos da tomada

Não está utilizando um eletrodoméstico? Desconecte o mesmo da tomada, mesmo desligado ele pode está consumindo energia.

Veja na sua televisão, por exemplo: mesmo quando desligada, a luz do standy-by permanece acesa.

5.Prefira o ar condicionado inverter

Você sabia que os aparelhos de ar condicionado inverter podem consumir até 70% menos energia que um modelo tradicional?

Sendo assim, se você utiliza aparelhos de ar condicionado na sua empresa ou residência, prefira os modelos do tipo inverter.

Além disso, feche portas, janelas e evite utilizar o aparelho na sua potência máxima, configure uma temperatura agradável, pois assim, você exige menos consumo de energia para manter o ambiente refrigerado.

6.Aproveite ao máximo o espaço da sua lavadora

Quando for lavar roupas, utilize todo o espaço disponível na máquina de lavar, pois assim você diminui o número de lavagens e economiza energia.

Além disso, com essa simples medida, você ainda garantirá economia na sua conta de água.

7.Seque suas roupas naturalmente

Quando o assunto é como economizar energia elétrica, você precisa evitar aparelhos de alto consumo, como as secadoras.

economia de energia na sua empresaColoque essa dica em prática e prefira deixar suas roupas secando naturalmente no varal.

8.Verifique a vedação da sua geladeira

Alguns vilões do alto consumo de energia elétrica podem passar despercebidos, como por exemplo, as geladeiras com problemas de vedação.

Verifique regularmente se as portas da sua geladeira estão fechando corretamente ou se há folgas na borracha de vedação.

Ao identificar folgas, providencie a substituição imediata da borracha para evitar surpresas na conta de energia elétrica.

9.Reduza a potência da geladeira

Por falar em geladeiras, outra dica que pode ajudar bastante quando o assunto é como economizar energia elétrica, diz respeito a potência dos refrigeradores.

Sua geladeira não deve permanecer na potência máxima o tempo todo. Ajuste as configurações de temperatura de acordo com a temperatura ambiente e as recomendações do fabricante.

10.Instale lâmpadas de LED

As lâmpadas de LED podem economizar mais de 80% em energia elétrica, quando comparada aos modelos incandescentes, e além disso, também podem durar muito mais.

Portanto, se o seu objetivo é garantir uma boa economia nas despesas com luz elétrica, substitua todas as suas lâmpadas por modelos de LED.

11.Prefira eletrodomésticos

Sempre que for adquirir um novo eletrodoméstico, prefira aqueles que possuem a classificação A no selo Procel, indicando sua eficiência no consumo de energia.

Se possível, providencie também, a substituição de eletrodomésticos que você possui, e que estão fora da classificação A do Procel.

12.Utilize aquecedores solar

Se você é daqueles que não abre mão do banho quente, substitua os chuveiros elétricos pelas duchas aquecidas por um coletor solar.

Muita gente não sabe, mas é possível manter a água de chuveiros e torneiras aquecidas aproveitando o calor do sol.

13.Evite o uso de ferros de passar

Você que chegou até esse conteúdo em busca de dicas relacionadas a como economizar energia elétrica precisa se afastar definitivamente dos ferros de passar.

Ferros de passar possuem um alto consumo de energia, sendo assim, guarde suas roupas em cabides para evitar ao máximo a utilização dos ferros.

14.Utilize cores claras nos ambientes

Outra dica muito importante quando o assunto é como economizar energia elétrica é a utilização de cores mais claras nos ambientes.

Ambientes com cores escuras acabam exigindo que as luzes permaneçam acesas por mais tempo, enquanto ambientes com cores claras garantem o efeito inverso.

15.Faça uma revisão nos circuitos elétricos

Os motivos para as suas despesas elevadas com energia podem ser invisíveis a olho nu.

O excesso de emendas e folgas nos circuitos elétricos pode contribuir significativamente para o valor da sua conta de luz.

Sendo assim, contrate um eletricista de sua confiança e solicite uma revisão completa dos circuitos elétricos em busca de possíveis pontos de fuga de energia.

16.Conte com a contribuição de todos

Para que a economia seja realmente efetiva, todos precisam conhecer e colocar em prática as regras de economia de energia.

Na empresa, conscientize os seus funcionários e em casa, converse com os seus familiares e explique quais medidas precisam ser adotadas para um consumo elétrico responsável.

17.Instale painéis fotovoltaicos

Por fim, a dica mais importante quando o assunto é como economizar energia elétrica: faça uma cotação conosco e instale painéis fotovoltaicos na sua empresa ou residência.

soluções de energia empresasA economia proporcionada pelos painéis solares pode representar 99% da sua conta de energia!

Livre-se das altas tarifas de energia, clique aqui e acesse o nosso simulador para saber mais!

Maya Energy: soluções para redução no consumo de energia

Como deve ter dado para perceber, mesmo com dezenas de formas de economizar energia, gerar a sua própria por meio do sistema fotovoltaico agrega eficiência, potência e economia.

Tudo isso com um investimento que vai se pagar gradualmente.

Então, aproveite para entender um pouco mais sobre as soluções da Maya Energy. Assim, você vai descobrir que temos produtos e serviços adequados para residências, empresas e indústrias e também para quem já investe ou ainda está pensando em investir em energia solar!

Energia solar por assinatura

A energia solar por assinatura é um serviço diferenciado para quem já possui um sistema fotovoltaico e deseja preservá-lo em eficiência e integridade por décadas.

Entre as vantagens de uma das assinaturas da Maya Energy podemos citar:

  • economia no longo prazo por meio da manutenção dos seus equipamentos periodicamente;
  • monitoramento feito pela nossa equipe a partir de relatórios mensais que avaliam a geração do sistema e prevenir perdas e ter a certeza de que você recebe 100% pelo que pagou;
  • garantia de aumento da vida útil do sistema por meio das manutenções e limpezas periódicas.

Destaque complementar para a nossa equipe altamente especializada e que entende, especificamente, as suas necessidades. Dessa maneira, mesmo usando boas formas de economizar energia, conte conosco para garantir o uso consciente por meio dos nossos produtos e serviços.

Instalação de painéis fotovoltaicos

Para quem ainda não investe em energia solar, somos especialistas na geração de energia renovável por meio dos painéis fotovoltaicos.

Temos soluções personalizadas que se adaptam às necessidades de residências, empresas e de indústrias. Assim, você tem mais controle sobre a geração de energia conforme o seu consumo médio — o que fica ainda melhor quando você adota as formas de economizar energia acima citadas, pois os créditos mensais são cumulativos.

Ter um sistema de energia solar faz do seu negócio ou residência uma verdadeira usina de energia. E os benefícios se acumulam por dezenas de décadas, seja por meio da economia ou mesmo pela longa vida útil do sistema fotovoltaico.

Se tiver alguma dúvida, podemos ajudar. Por isso, caso você já tenha todas as respostas sobre as principais formas de economizar energia e queira dar um passo além nessa direção, estamos aqui. Fale conosco e dê o primeiro passo para a instalação de painéis fotovoltaicos no seu negócio ou residência!

Conclusão

Por meio das 24 formas de economizar energia apresentadas neste artigo, vimos que é possível promover uma redução significativa no consumo de energia.

Contudo, além das razões sustentáveis e de economia para reduzir o consumo, mostramos que o investimento em energia solar é uma maneira impactante para agregar sustentabilidade, economia e potência energética para o seu lar ou empreendimento.

Caso precise de auxílio ou tirar mais dúvidas sobre os benefícios da energia solar, entre em contato conosco!

Av. Prof. Mário Werneck, n°26 – 5º e 6º andar, Estoril – Belo Horizonte/MG
(31) 98306-0447
envelope linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram