paineis de energia solar fotovoltaico - Saiba todas as vantagens e desvantagens da energia solar fotovoltaicaEconomia na conta de energia e colaboração com o meio ambiente através do uso de energia limpa: se deseja saber se utilizar energia fotovoltaica ou mesmo entrar para esse ramo vale a pena, e ainda ver as vantagens e desvantagens da energia solar fotovoltaica então você precisa ler esse artigo.

A ideia de um mundo mais sustentável, com mais respeito ao ambiente, também entrou em consideração na hora de obter energia, já que a utilização de energia solar ajuda a amenizar o impacto ambiental causado por outras fontes.

Energia fotovoltaica não produz ruído, não polui o ambiente, não contribui para o aquecimento global e não se esgota. Além disso, não precisa de muito espaço para ser implementada e ainda pode trazer vantagem econômica, pois reduz drasticamente o gasto com a conta de luz.

Para o presidente do Conselho de Administração da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica, Ronaldo Koloszuk, até 2040, essa fonte ultrapassará a hidrelétrica em geração e consumo.

Com a pandemia de COVID-19, as pessoas passaram a ficar mais tempo em casa, inclusive no home office, o que significou um aumento na conta de energia. Computadores, televisão, lâmpadas, tudo passou a ser mais consumido, afetando o bolso.

Mas, e se a conta pudesse ser reduzida drasticamente?

Ao longo desse artigo abordaremos o que é a energia solar fotovoltaica e quais as vantagens e desvantagens de utilizá-la. Continue lendo para saber mais.

O que é energia solar fotovoltaica?

Saiba todas as vantagens e desvantagens da energia solar fotovoltaicaO sistema fotovoltaico de geração de energia é uma forma simples e limpa de gerar eletricidade: ao longo do dia, os painéis solares — com células fotovoltaicas — geram energia, mantendo os aparelhos funcionando.

As placas solares, instaladas no telhado, reagem com a luz do sol e geram energia fotovoltaica. O inversor solar transforma a corrente em corrente alternada que, por sua vez, pode alimentar residências, indústrias ou empresas.

Quando é produzida mais energia do que o consumido, esse excedente é enviado para a rede elétrica da concessionária e gera créditos solares.

No entanto, ter um sistema fotovoltaico não significa não utilizar mais a rede ligada à hidrelétrica, pois em momentos em que as células não estão gerando energia, como durante o período noturno, a energia utilizada é da rede.

Porém, os créditos fotovoltaicos reduzem o valor da energia utilizada nesse período.

Se você está se perguntando se vale o custo-benefício, pense que uma fábrica de peças para motos teve uma redução imediata de 90% na sua conta, que gerava quase R$ 8 mil na conta de luz.

Não apenas o valor investido retorna em pouco tempo, como o sistema pode gerar energia por até 25 anos!

Agora veja abaixo as vantagens e desvantagens da energia solar fotovoltaica.

Vantagens de utilizar a energia fotovoltaica

Saiba todas as vantagens e desvantagens da energia solar fotovoltaicaA energia gerada pelos painéis solares não agride o meio ambiente, sendo uma forma limpa de energia que não gera poluição nem libera gases na atmosfera. Com isso, consequentemente é reduzido o uso de energia de outras fontes, reduzindo a dependência, inclusive, de combustíveis fósseis.

Mesmo em dias nublados, o sistema fotovoltaico ainda produz alguma energia, então, todos os dias do ano ele estará produzindo. Além disso, o equipamento praticamente não precisa de manutenção e dura até 25 anos, logo, há retorno rápido do investimento e ainda um ganho para o bolso.

A energia produzida em excesso pode abater valores na sua conta de luz, muitas vezes reduzindo a conta à taxa mínima, ou uma bateria pode armazenar a energia para o uso durante a noite.

A cada dia, a estética dos painéis vai melhorando, tornando o sistema mais versátil, assim como a eficiência, que cresce a cada dia.

Assim, você poderá utilizar todos os seus equipamentos elétricos contando com um sistema que não apenas gera energia, como valoriza o seu imóvel. Tudo sem precisar quebrar paredes nem alterar a estrutura.

Desvantagens da energia fotovoltaica

Saiba todas as vantagens e desvantagens da energia solar fotovoltaicaSe você pretende utilizar energia fotovoltaica, também precisa conhecer algumas desvantagens. O alto custo inicial de material e instalação pode ser uma delas. Porém, lembre-se de que o retorno pode facilmente fazer esse investimento valer a pena.

O tempo estimado para o retorno sobre o investimento é entre 4 e 6 anos. Como o sistema dura 25, isso significa 20 anos basicamente sem ter gastos com eletricidade (fora a taxa mínima).

Embora a cada dia as placas fiquem mais versáteis, há quem pense que a estética não é das melhores, mas definitivamente deve-se considerar que ainda assim a instalação valoriza imediatamente o imóvel.

A eficiência ainda não é de 100%, ainda que cresça a cada dia, com cada vez mais pessoas se preocupando com os impactos ambientais e buscando formas de economizar nos gastos com energia.

Também é preciso lembrar que não há energia solar durante a noite, então grandes sistemas podem demandar um grande banco de baterias. E, embora em dias nublados ainda haja energia fotovoltaica, nesses dias há muito menos produção.

O mesmo vale para as estações mais frias do ano.

Embora sistemas fotovoltaicos estejam ficando a cada dia melhores, ainda não são produzidos em massa por conta de falta de material e tecnologia, motivo pelo qual o preço ainda não é mais acessível. Porém, a expectativa é de uma mudança nesse cenário.

Mais uma vez, a ideia de 20 anos sem pagar mais do que a taxa mínima ainda parece muito melhor do que deixar de investir agora e continuar pagando os preços cada vez mais exorbitantes das contas de luz.

Por fim, quem deseja utilizar as placas para recarregar o carro, deve ter em mente que a potência não é a mesma do que a da utilização de combustível.

Invista na sua própria fonte renovável com a Maya Energy

Saiba todas as vantagens e desvantagens da energia solar fotovoltaicaA Maya Energy é a maior startup de energia limpa do Brasil e há mais de 2 anos colabora para que cada vez mais pessoas tenham acesso à sua própria fonte renovável, disseminando o acesso à energia solar através de uma solução prática, facilitada, segura e econômica.

Obtenha um sistema com painéis com a maior eficiência e certificados no INMETRO, soluções de ponta a ponta, da instalação à vistoria, monitoramento e controle.

Nossos clientes têm acesso à consultoria financeira da Qatar Investments, encontrando a aplicação mais rentável dentro do seu orçamento.

Acesse nosso site e solicite um orçamento ou seja um franqueado nesse mercado em expansão!