A manutenção do sistema de energia solar é necessária. E deve acontecer periodicamente.
Isso é algo que pouca gente se atenta ao instalar o sistema fotovoltaico, imaginando que as despesas com a aquisição do equipamento é a única a ser quitada. O que não é verdade.
Esse investimento na limpeza das placas solares é fundamental para manter o sistema funcionando e promovendo o aumento da vida útil de todo o equipamento.
Que tal vermos, então, porque você não deveria temer, de forma alguma, a fundamental importância em lidar com a manutenção da energia solar do seu lar ou empreendimento? É só seguir com a leitura deste post!
Funciona desta forma: você tem esse custo periodicamente, mas também recebe em retorno muito mais eficiência e usabilidade dos seus painéis fotovoltaicos.
Veja também: como funciona o autoconsumo remoto.
A importância da manutenção de painéis fotovoltaicos
Vamos começar explicando a necessidade dessa atividade. Por meio da manutenção preventiva do painel solar, você consegue acumular alguns benefícios no seu dia a dia gerando energia solar e convertendo-a em créditos para obter desconto na conta de luz.
Veja, a seguir, os principais deles!
Garante maior eficiência do sistema energético
Não tem muito segredo, aqui: assim como qualquer equipamento oferece o melhor desempenho quando seus componentes estão em excelentes condições de uso, o sistema fotovoltaico segue a regra.
Portanto, a limpeza dos painéis solares ajuda a garantir o bom funcionamento de todo o sistema, que se traduz na produção do máximo possível de energia.
Saiba mais: como funciona uma String Box
Aumenta a vida útil dos equipamentos
Um equipamento bem cuidado dura mais, e é por isso que a periodicidade da manutenção dos equipamentos de energia solar é tão importante.
No geral, o inversor de energia solar pode durar cerca de 15 anos, enquanto muitos painéis solares podem chegar a 25 ou mais anos de utilização. E muito disso pode ser proporcionado por meio de uma rotina bem planejada de limpeza e manutenção.
Maximiza o retorno dos painéis solares
Se os painéis solares funcionam adequadamente, você ganha em eficiência operacional, mais tempo de uso do sistema e, também, porque os retornos são melhores.
Por retorno, queremos dizer da geração de energia em si que é convertida, posteriormente, em créditos solares. E também vai ajudar a quitar rapidamente o payback do seu investimento em energia solar.
Entenda os tipos de manutenções em sistemas fotovoltaicos
Existem diferentes tipos de manutenções que podem ser aplicados e influenciam, aqui e ali, no valor do investimento e nos ganhos obtidos com a sua decisão.
Para que fique um pouco mais claro como isso se aplica na manutenção de energia solar, vamos falar sobre cada um deles a seguir.
Manutenção preditiva
Manutenção preditiva é aquela que tem como objetivo o planejamento antecipado da limpeza e eventual substituição de peças para evitar um problema futuro.
Para tanto, são analisados todos os componentes e a manutenção é agendada para que todo tipo de ocorrência (como rachadura, mau funcionamento etc.) ocorra.
Manutenção preventiva
A manutenção preventiva, por sua vez, também ocorre de modo antecipado e, portanto, preventivo. A principal diferença, contudo, está na atenção às atividades mais corriqueiras, não indo a fundo no modo preditivo que leva em consideração o tempo de vida útil de todos os componentes.
Neste caso, a manutenção do sistema solar teria algo mais a ver com a limpeza das placas solares e em saber como fazer a manutenção do painel solar para manter o seu bom desempenho.
Manutenção corretiva
Por fim, a manutenção corretiva, que é aquela realizada somente quando algo dá errado. E ela é pouco recomendada porque inviabiliza o uso do sistema fotovoltaico, dependendo do problema, e tende a exigir a troca de peças e componentes.
O que costuma encarecer o serviço quando comparamos com os outros tipos de manutenção de energia solar citados acima.
Saiba mais: Onde encontrar um simulador de energia solar?
Por que fazer a limpeza de painel solar é importante?
Assim como a manutenção tem um papel significativo na durabilidade, performance e resistência do sistema fotovoltaico, a limpeza dos painéis solares confere amplos benefícios ao equipamento como um todo.
Afinal de contas, o acúmulo de sujeira e outros tipos de resíduos podem interferir (direta ou indiretamente) na capacidade de absorção de energia solar de cada painel solar.
Com um trabalho dedicado de limpeza das placas solares, você garante a quantidade de energia produzida e projetada no planejamento do seu equipamento de energia solar.
Sem falar que outros benefícios podem ser colhidos a partir desse trabalho periodicamente, como:
- mais durabilidade para as placas solares. Em média, esse equipamento pode durar até 30 anos — e muito disso se deve ao planejamento de manutenção e limpeza de todo o sistema fotovoltaico;
- retorno do seu investimento dentro do prazo calculado. Afinal, quanto melhor a performance dos painéis solares, mais energia será produzida. E é isso que vai garantir o retorno gradativo e conforme as projeções iniciais.
Contudo, entendemos que o processo de limpeza das placas solares pode parecer amedrontador. Imagine só, quebrar algum componente por utilizar um produto capaz de danificar o equipamento? Ou desviar as placas solares da posição ideal durante a limpeza?
Imprevistos acontecem e é importante saber, exatamente, como realizar esse tipo de tarefa antes de iniciar o trabalho.
Mas também recomendamos a contratação de empresas especializadas nesse tipo de serviço. Mais um investimento que tem tudo para potencializar — ainda mais — os benefícios da energia solar.
Como limpar os painéis solares com segurança?
Como destacamos acima, não se trata de um serviço qualquer. A limpeza de placas solares requer cuidado, um pouquinho de técnica e atenção aos detalhes.
Isso tudo vai conferir mais qualidade ao trabalho e proteção a todo o equipamento no momento da limpeza. O que, consequentemente, vai reduzir os riscos de causar danos ao sistema fotovoltaico ou, ainda, causar problemas capazes de prejudicar o desempenho das placas solares.
Daí, o cuidado em aprender como limpar os painéis solares com segurança. E, a seguir, reunimos algumas dicas que consideramos fundamentais para a realização dessa atividade.
Primeiramente, procure limpar as placas solares nos horários mais indicados por especialistas: no início da manhã ou no final da tarde. São faixas horárias em que a temperatura das superfícies das placas está relativamente baixa e não oferece riscos de causar um choque térmico nelas. Dias nublados podem ser uma boa pedida também.
Em seguida, desligue o sistema fotovoltaico. Esse é um passo fundamental para garantir a sua segurança e a integridade do equipamento ao longo do processo.
Depois, analise cada módulo a fim de identificar algum tipo de avaria, como rachaduras ou qualquer dano visível. Com isso feito e nada de errado diagnosticado, você pode fazer a limpeza das placas solares, e o mais indicado para isso é, simplesmente, água corrente e um pano macio.
Simples, né? Nem tanto, e por alguns motivos: a pressão da água deve ser levada em consideração. E isso significa que as mangueiras de alta pressão devem ser desconsideradas.
Além disso, o trabalho de limpeza de placas solares envolve subir no telhado, muitas vezes. E, para isso, são requeridas algumas certificações técnicas (além do uso de EPIs). O que vale reforçar: a contratação de mão de obra especializada é o caminho mais assertivo para a limpeza do sistema fotovoltaico.
O que usar para limpar os painéis solares?
Como destacamos acima, o processo de limpeza dos painéis solares, em si, não demanda muito esforço. É preciso um tanto de água corrente e garantir que o fluxo de água aconteça de cima para baixo e, também, no mesmo ângulo de inclinação das placas solares.
Para auxiliar na remoção de impurezas e resíduos, você ainda pode contar com o auxílio de alguns produtos específicos. É o caso, por exemplo, de uma escova ou vassoura que foram desenvolvidas exclusivamente para a limpeza de placas solares.
Além disso, é importante secar o equipamento após a limpeza. E, para isso, use um rodo e também o já mencionado pano macio. Isso tem a principal função de evitar o acúmulo de cálcio à medida que a água sobre as placas evapora lentamente.
O que evitar durante a limpeza das placas solares?
Se, por um lado, você já tem uma boa noção do que deve ser feito para a correta limpeza de placas solares, fica fácil imaginar que todo o resto está incorreto.
Mesmo assim, vale reforçar o que realmente pode ser prejudicial ao equipamento. Por mais que algumas ações e/ou produtos agilizem a limpeza, elas podem danificar as placas, e isso gera prejuízos de múltiplas maneiras (em desempenho do sistema e no seu bolso).
Confira, então, algumas coisas que são bem ruins no que diz respeito a limpeza de placas solares:
- não use água fria caso a limpeza das placas seja feita em dias muito quentes;
- nunca utilize produtos com substâncias corrosivas e alcalinas em suas composições, como álcool industrial, acetona e ácido hidrofluorídrico, entre outros;
- não use produtos abrasivos ou que possuam pontas rígidas. É o caso da lã de aço ou mesmo lâminas etc.;
- não utilize máquinas pressurizadoras de água. Por mais que as placas solares suportem determinada pressão, esse equipamento pode acabar por comprometer a integridade dos módulos com fissuras ou mesmo rachaduras.
E se ainda tiver dúvidas ou receios para realizar a limpeza de placas solares, nossa dica é: contrate especialistas que podem trazer ainda mais benefícios ao seu equipamento.
Especialmente, porque esse é um tipo de trabalho que, feito com especialistas, apenas valoriza o seu investimento. O que minimiza qualquer tipo de incidente ou imprevisto e ainda favorece o desempenho do sistema fotovoltaico.
Dicas para limpeza e cuidados dos painéis solares
Para a realização da limpeza e dos cuidados com os painéis solares, recomendamos, inicialmente, uma análise de todos os componentes do equipamento fotovoltaico, como:
- a estrutura de fixação;
- todo o ambiente de instalação;
- as placas fotovoltaicas.
Isso ajuda a identificar eventuais danos que, preventivamente, podem ser solucionados para garantir sempre o máximo de eficiência operacional das placas solares.
Complementarmente, a limpeza das placas solares deve ser realizada. Para isso, basta o uso de água corrente e do auxílio de equipamentos não abrasivos para remover resíduos. Um pano úmido, por exemplo, pode fazer o serviço de modo caseiro e eficiente.
Antes disso, entretanto, é sempre recomendado que o sistema fotovoltaico seja desligado para agregar segurança durante a manutenção.
Por fim, vale lembrar que a melhor época para fazer a manutenção do equipamento de energia solar é em dias nublados — logo pela manhã ou no fim de tarde. Isso evita que você realize o procedimento quando as placas estiverem muito quentes.
Qual é a frequência necessária para limpeza e manutenções?
Normalmente, a limpeza e manutenção do equipamento de energia solar é indicada anualmente. Ou seja: uma vez ao ano.
Mas isso não é uma regra. Afinal, existem lugares onde o sistema fotovoltaico foi instalado e que existem grandes ocorrências de chuva e de acúmulo de poeira. Nessas situações, recomenda-se a manutenção semestral — a cada 6 meses.
Você também pode fazer uma análise preliminar visualmente. Caso perceba um acúmulo intenso de sujeira sobre as placas, isso significa que é hora de agendar uma nova manutenção do equipamento.
Planos de assinatura Maya Energy para manutenção e limpeza
Como vimos, a manutenção do sistema de energia solar é necessária e o investimento é cheio de benefícios para você e para a longevidade do equipamento.
Para que isso seja feito com qualidade e eficiência, nós podemos ajudar! A Maya Energy conta com excelentes condições de planos de assinatura para você manter o sistema fotovoltaico sempre nas melhores condições de uso — e com economia no investimento!
Temos planos de assinatura anual para residências, empresas, indústrias e fazendas solares. Para saber mais a respeito de cada um dos nossos planos, clique aqui e fale com nossos especialistas!