O Brasil segue em acelerada expansão no uso e na geração de energia por meio do sistema fotovoltaico — foi o quarto no mercado global em 2021. Mas tal popularidade levanta dúvidas interessantes para que o consumidor entenda melhor a solução.
Por exemplo: você sabe qual é a diferença entre o sistema on grid e off grid?
Saber a resposta e as características de cada um deles permite que você alinhe a melhor solução de acordo com as suas necessidades e objetivos. E, por isso, preparamos este post com tudo o que você precisa saber sobre o assunto.
Confira os tópicos abaixo e aprenda conosco tudo a respeito do sistema fotovoltaico on grid e off grid!
Sistemas de energia solar on-grid (conectados à rede)
Vamos começar explicando o que é o sistema on grid — ou conectado à rede.
Trata-se de uma solução na qual o imóvel onde o sistema fotovoltaico e as placas solares foram instaladas seguem conectadas à rede de distribuição de energia elétrica.
Com isso, toda a energia captada pelos painéis solares é convertida em eletricidade e usada, posteriormente, para abater a conta de luz do próprio imóvel.
Em seguida, esse excedente é devolvido à concessionária, que então gera os créditos solares para o consumidor usar nos meses seguintes.
Inclusive, esses créditos podem ser usados em outra modalidade para quem trabalha com energia solar, aumentando sua economia: o autoconsumo remoto.
Por meio desse recurso, o crédito não usado no local onde estão instalados os painéis fotovoltaicos pode ser alocado em outro imóvel. Desde que, para isso, a unidade esteja sob a mesma titularidade e sob a mesma rede concessionária de energia elétrica.
Portanto, quando falamos em sistema on grid e off grid, vale destacar a praticidade e alta possibilidade de economia proporcionadas pelo primeiro modelo
Funcionamento e características
Vamos entender melhor como funciona o sistema on grid solar. Por estar sempre conectada à rede de distribuição de energia, a solução conta — além dos painéis — com equipamentos que convertem a energia solar em eletricidade.
Por conta disso, não é necessária a aquisição de baterias solares, por exemplo. Isso ajuda a baratear a instalação do sistema. E também é o que mais favorece a redução nos custos com energia elétrica mensalmente.
Prós e contras de sistemas on-grid
Com base no que apontamos até aqui, o sistema on grid apresenta algumas características bem positivas para quem vem pensando em investir em energias renováveis.
Abaixo, vamos apontar os grandes benefícios desse tipo de solução:
- os painéis solares ajudam a converter energia solar em energia elétrica. Gradualmente, isso se traduz em descontos significativos no valor da conta de luz;
- o custo de instalação do sistema on grid também tende a ser mais barato do que o sistema off grid.Pois, como destacamos, ele não necessita de baterias solares para funcionar;
- muitas vezes, o sistema on grid pode ser usado como uma bateria virtual com grande carga de eficiência e sem a necessidade de manutenção.
Por outro lado, alguns pontos de atenção devem ser observados no sistema on grid e off grid. Sobre o primeiro citado, contudo, vale a pena ficar de olho no fato de que esse modelo de sistema fotovoltaico não possui um backup de energia.
O que é uma desvantagem durante eventuais quedas de energia elétrica — especialmente, quando isso ocorre durante o dia. E um dos motivos para isso ser um grande problema é que a transmissão com a rede concessionária é interrompida, nesses momentos, para assegurar a proteção dos funcionários designados para resolver o problema de queda de energia.
Componentes do sistema
Quando falamos no on grid solar e seus respectivos componentes, podemos citar os principais:
- módulos FV;
- inversor solar;
- string box e outros dispositivos de proteção;;
- cabeamento;
- medidor bidirecional.
Sistemas de energia solar off-grid (fora da rede)
Estamos falando de sistema on grid e off-grid, e no caso do segundo temos uma situação diferente da mencionada no tópico anterior.
Afinal, o imóvel não necessita da concessionária de energia, podendo operar de forma autônoma. Nesses casos, a solução é mais indicada para casos específicos. Alguns exemplos:
- áreas rurais;
- regiões com baixa infraestrutura em rede elétrica.
Toda a energia absorvida e produzida, nesse modelo, é armazenada nas baterias solares. E, assim, o imóvel é abastecido sempre que necessário (quando não há sol ou à noite, entre outras situações).
Nesse ponto, vale ainda mencionar que a quantidade de baterias condiz com o perfil de consumo do usuário. Quanto mais ele necessitar, mais baterias serão necessárias.
Funcionamento e características
Como vimos, o sistema off-grid se destaca por não estar conectado à distribuidora de energia elétrica. Dessa maneira, atua e opera de forma autônoma, gerando, convertendo e consumindo a própria energia do seu sistema fotovoltaico, sem intermediários.
Prós e contras de sistemas off-grid
Podemos destacar, entre as vantagens do sistema off-grid, que é uma solução versátil para áreas onde ainda não existe energia elétrica plenamente estabelecida.
Além disso, embora seu custo costume ser mais elevado do que o sistema on grid, o modelo off-grid ainda é mais acessível do que a construção de infraestrutura convencional de energia elétrica.
Também como destaque dá para mencionar o quanto as pessoas se tornam autossuficientes com o sistema off-grid. Você passa a gerar toda energia consumida, dependendo das situações na qual a instalação se deu.
Contudo, entre o sistema on grid e o off grid, algumas características não tão positivas podem ser observadas nesse modelo, exclusivamente. Por exemplo:
- baterias só podem armazenar uma quantidade específica de energia — o que, às vezes, pode demandar a necessidade de contratação de um gerador para emergências;
- se comparado com o sistema on grid, o off-grid tende a exigir um investimento maior;
- o sistema off-grid não gera a possibilidade de desconto na conta de luz.
São fatores, portanto, que devem ser levados em consideração antes de decidir-se entre sistema on grid e off-grid.
Componentes do sistema
Um sistema off grid tipicamente é composto pelos seguintes componentes:
- gerador;
- módulos fotovoltaicos;
- cabeamento;
- dispositivos para agregar suporte estrutural ao sistema;
- inversor;
- controlador de carga;
- bateria.
Sistemas de energia solar híbridos
Por fim, podemos falar a respeito dos sistemas de energia solar híbridos. São modelos que visam agregar o melhor do sistema on grid e off-grid em uma só solução.
Ou seja: back-up de energia, quando necessário, e a mais que bem-vinda redução nas despesas com energia elétrica.
Funcionamento e características
O modelo híbrido funciona de ambas as maneiras, mas de modo alternado: conta, portanto, com inversores grid-tied e também os inversores autônomos do sistema off-grid.
Com isso, o funcionamento é modificado diante de uma necessidade — no caso de cortes de energia, por exemplo.
Prós e contras de sistemas híbridos
De fato, os benefícios são evidentes: você tem autonomia, segurança e economia gradualmente obtida por meio dos descontos na conta de luz.
Entretanto, o sistema híbrido carrega alguns desafios. O primeiro tem a ver com o custo para a sua aquisição e instalação. Paralelamente, existe a necessidade de adaptar o imóvel para definir quais equipamentos elétricos vão estar constantemente abastecidos de energia — mesmo em casos de apagão.
Componentes do sistema
No geral, o sistema é composto pelos seguintes itens:
Os componentes são:
- inversores (tanto o interativo quanto o autônomo);
- baterias;
- retificadores;
- controladores de carga.
Um pouco de cada modelo dos sistemas on grid e off-grid, portanto.
E qual escolher? Comparativo e pontos para considerar
Você, agora, já entendeu melhor o que é o sistema on grid e off-grid. Ambos têm as suas particularidades e podem ser usados em diferentes situações.
Ou mesmo de modo alternado, no caso do sistema híbrido.
Portanto, é necessário apenas identificar quais são as suas necessidades e as circunstâncias em torno da instalação do sistema fotovoltaico.
Faça esse alinhamento de expectativas, objetivos e particularidades — preferencialmente, com o auxílio de empresas especializadas no assunto — para encontrar a melhor solução para a sua empresa ou residência.
Conclusão
Ao longo deste post, nós explicarmos o que é o sistema on grid e off-grid. Sendo o primeiro mais popular em zonas urbanas porque conecta-se diretamente à rede de energia elétrica e é uma solução mais acessível que agiliza, inclusive, o payback de energia solar.
Além, é claro, de garantir economia mensal na conta de luz por meio dos créditos solares.