Hoje em dia, pode ser mais fácil (e acessível) do que muita gente imagina a implementação de soluções de geração híbrida de energia. O que reduz, consequentemente, os custos com energia elétrica, exclusivamente, e ainda proporciona a utilização de fontes de energia renováveis.
Mas o ponto principal da questão é: como implementar? Ou, ainda: existem desvantagens na energia híbrida?
Assim, vamos explorar todos esses pontos abaixo e, ainda, explicar detalhadamente como funciona a geração de energia elétrica por meio dessa modalidade em franco crescimento no país. Confira!
O que é a geração híbrida?
Primeiramente, sistemas de energia híbrida são os modelos de geração de energia elétrica por meio de duas duas ou mais fontes que venham de origens distintas, mas que compartilhem o mesmo ponto de conexão.
Bom exemplo disso é o uso combinado da energia solar (por meio do sistema fotovoltaico) e da energia eólica — que pode ser acionada nos dias de baixa incidência solar, por exemplo).
Portanto, existem outras possibilidades, das quais discutiremos adiante, e que vão mostrar o quanto uma geração híbrida de energia pode fazer toda a diferença para o seu negócio.
O que caracteriza um sistema solar híbrido?
Imagine que o seu sistema solar híbrido esteja conectado a um sistema on-grid. Nele, ocorre a captação normal da energia solar por meio das placas e, em seguida, o inversor se encarrega de transformar essa energia em corrente. O que acontece de diferente, aqui, é o destino da energia excedente.
De fato, no sistema on-grid, o excedente vai para a rede; no off-grid, para a bateria. Na geração híbrida, ocorre um misto dos dois, guiando uma quantia para a rede e, outra, para um carregador que pode ser usado posteriormente, quando necessário.
Como funciona a energia solar híbrida?
Basicamente, estamos falando da composição de sistemas que são instalados individualmente, mas integrados a um mesmo conector.
Esse é, inclusive, um ponto de atenção para a geração híbrida, considerando que você vai lidar com o planejamento e a execução de dois tipos de fontes geradoras de energia.
Saiba mais: como montar uma fazenda de energia solar
Tipos de geração híbrida: conheça
Por falar nos tipos de geração híbrida, vamos entender, melhor, como esse sistema pode ser combinado para gerar mais alinhamento com as suas necessidades e demandas?
Fotovoltaica + eólica
Aqui, não existe muito segredo: a geração híbrida é pautada pela implementação de dois sistemas geradores de energia de fontes renováveis: a energia solar e a energia eólica.
Leia também: entenda como funcionam os benefícios tributários da energia solar
Fotovoltaica + hidráulica
Inicialmente, quando se trata de energia híbrida fotovoltaica e hidráulica, as fontes de energia são oriundas dos painéis solares, de um lado, e das fontes de energia hidráulica (à base de água).
Hidráulica + eólica
Por sua vez, a geração de energia híbrida hidráulica e eólica usa os meios de produção tradicionais de hidrelétricas e, também, as turbinas eólicas que convertem a força do vento em energia.
Termossolar + Biomassa
Aqui, estamos falando exclusivamente de dois outros modelos geradores de energia: a biomassa e a energia termossolar.
Principais vantagens da geração híbrida
Quando consideramos a implementação de um sistema de geração híbrida, podemos apontar algumas vantagens evidentes. E, a seguir, vamos explorar as reais possibilidades de contar com esse tipo de solução na sua empresa:
- Economia em despesas com a conta de luz, já que fontes de energia renováveis, como o sistema fotovoltaico, podem agregar um corte na tarifa das concessionárias em até 95% mensalmente;
- Armazenamento de energia. Afinal, como destacamos anteriormente, a geração híbrida envia uma parcela do excedente de energia gerada para a rede, mas outra parte fica concentrada em baterias para uso posterior;
- Disponibilidade. Isso se deve à alternativa acima citada das baterias, que permitem a continuidade do uso da energia do sol;
- Independência. Afinal, você passa a depender menos e menos das concessionárias de energia e das bandeiras tarifárias da ANEEL, que encarecem e muito as suas despesas mensais.
Por sua vez, a geração híbrida de energia elétrica pode se mostrar um tanto complexa no que diz respeito, inicialmente, à área útil disponível.
Saiba mais: entenda tudo sobre a cota de energia solar
Isso, também, tende a encarecer o valor final do projeto. Mas assim como já explicamos em outros posts sobre a energia solar, a geração híbrida agrega tanta economia, mês após mês.
Portanto, o investimento inicial pode assustar, mas com o tempo isso vai se equilibrar e, uma vez que o valor todo foi quitado, as economias seguintes vão trazer total conveniência para reorganizar o seu orçamento como preferir.
Conclusão
Assim, com base em tudo o que falamos até aqui, dá para atestar que existem pontos de atenção, sim, na geração híbrida, mas as vantagens se acumulam e podem ser um caminho definitivo para alcançar independência e eficiência energética.
Por fim, nós podemos ajudar. Clique aqui e entenda como a Maya Energy pode auxiliar você na geração híbrida de energia!