15 de dezembro de 2022

Cota de energia solar: saiba o que é, como comprar e vender estes lotes

A popularização das usinas e fazendas solares permitiu que pessoas empreendessem e encontrassem novas formas de trabalhar com energia solar. Mas acima de tudo, trouxe facilidade de acesso para quem tem o desejo de investir em fontes de energia renovável, mas ainda não dispõe de todos os meios para isso.

Nessas horas, a cota de energia solar surge como grande alternativa para o mercado em geral. E caso você ainda não saiba como funciona, siga com a leitura dos tópicos abaixo, pois vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Confira!

O que são cotas de energia solar?

Para explicar, vamos entender da seguinte maneira: quem produz energia solar em abundância — por meio de uma fazenda solar, por exemplo — pode oferecer “lotes” a consumidores interessados em adquirir créditos solares.

E o que seriam os créditos solares? São a energia solar convertida em energia elétrica, e que pode ser abatida da conta de luz do consumidor de acordo com o seu consumo.

Ou seja: se você sabe qual é o seu consumo médio, você pode contratar uma cota de energia solar suficiente para abater do valor mensal de sua conta de luz.

É uma alternativa fundamental para quem pretende investir em energia solar, mas ainda não dispõe de espaço ou mesmo os recursos necessários para implementar um projeto de sistema fotovoltaico na sua residência ou empresa. O que pode significar: menos burocracia, mais agilidade e o usufruto dos benefícios da energia solar, apenas.

Como funcionam as cotas de energia solar?

Basicamente, a fazenda solar produz uma quantidade massiva de energia por meio dos seus painéis solares. A partir disso, o excedente da fazenda é transformado em crédito solar e, como adiantamos no tópico anterior, por meio da geração compartilhada os gestores da fazenda solar conseguem comercializar os créditos para que consumidores usem em suas respectivas contas de luz.

Nesse caso, como mencionamos, você não precisa lidar com longos e burocráticos processos de planejamento e execução de um sistema fotovoltaico: basta avaliar a quantidade de lotes que são capazes de suprir o seu consumo médio de energia elétrica, e contratá-la para reduzir grandemente os custos com energia elétrica mensalmente.

Como vender cotas de energia solar?

Hoje em dia, a possibilidade é executável por meio de algumas alternativas. Confira, a seguir, quais são:

  • leilões regulamentados pela ANEEL;
  • mercado de contratação livre, a partir da construção de uma usina solar.
Como vender cotas de energia solar?

Outra possibilidade de comercialização funciona por meio da geração de energia solar residencial, por exemplo, e da qual o proprietário vai receber os créditos solares assim que o seu sistema fotovoltaico gerar a energia solar e encaminhá-la para a rede distribuidora de energia elétrica.

Como comprar cota de energia solar?

O meio mais prático para isso é por meio do contato direto com empresas especializadas no planejamento e na execução de projetos de energia solar — como uma fazenda solar.

A partir disso, um estudo das suas necessidades e de alinhamento com o seu orçamento deve ser realizado. É a partir disso que você entende quando o lote de cota de energia solar vai custar, e o quanto cada cota vai proporcionar de economia na conta de luz.

Em seguida, basta assinar o contrato e finalizar o processo de “aluguel” da cota de energia solar conforme o acordo com a empresa. Assim, você usufrui rapidamente desses benefícios.

É possível fazer aluguel de energia solar?

A alternativa é similar ao que mencionamos até aqui. A cota de energia solar pode ser obtida por meio da negociação com empresas que cuidem da gestão de fazendas solares.

Com isso, o levantamento das suas necessidades e objetivos vai apontar a quantidade de cotas que a sua residência, empresa ou indústria precisa alugar para que a quantidade de energia solar gerada seja suficiente para abater, mensalmente, o valor gasto na conta de luz.

E a modalidade atua, direta e indiretamente, com a comercialização de energia solar e da sua conversão em energia elétrica após passar pela concessionária de energia da sua região.

É possível fazer aluguel de energia solar?

Energia solar por assinatura: como funciona?

A assinatura de energia solar tem tudo a ver com o que discutimos ao longo deste artigo: é a possibilidade de contratar um lote de uma fazenda solar que produza a quantidade de energia necessária para suprir os seus atuais gastos com energia elétrica.

Assim, obtém-se um desconto significativo nessa despesa mensal e você ainda consegue ingressar de vez no uso de uma fonte de energia limpa, renovável e infinita — e seu consequentes benefícios.

Quer saber como dar um passo certeiro rumo ao investimento em energia solar? Clique aqui e conheça as condições incríveis da Maya Energy para que você invista em sua própria fazenda solar!

Conclusão

Ao longo deste post, falamos a respeito da cota de energia solar, uma modalidade interessante para quem deseja obter os benefícios da energia solar, mas por algum motivo não consegue instalar o próprio sistema, tornando-se o seu gerador de energia.

Mas com a aquisição de cotas disponíveis em fazendas solares, o consumidor consegue acesso aos benefícios da energia solar, minimizando os custos com energia elétrica porque cada cota é capaz de equivaler com o consumo atual de energia e, assim, tornar essa despesa mais barata e menos impactante no orçamento mensal.

Esperamos que as dicas tenham te ajudado a imaginar e dar o primeiro passo para viabilizar o seu acesso à cota de energia solar!

Quem somos?
Av. Prof. Mário Werneck, n°26 – 5º e 6º andar, Estoril – Belo Horizonte/MG
(31) 98306-0447
(31) 3995-2335
envelope linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram