Uma central solar fotovoltaica — ou usina solar — tem vantagens e desvantagens. Mas, no geral, a solução tem se destacado como uma grande fonte de investimento para quem deseja ingressar de vez no mercado de energia renovável.
Afinal de contas, suas usinas podem abastecer as propriedades de quem tem interesse em contar com os benefícios da energia solar.
Mas como funciona uma usina solar fotovoltaica? Ao longo deste post, vamos responder a esta e outras perguntas relacionadas ao tema. Acompanhe, conosco, esta leitura!
O que é uma central solar?
Central solar ou usina solar: sinônimos associados ao espaço onde painéis solares são instalados para a geração de energia por meio do astro-rei.
A sacada, aqui, é que você vai precisar de bastante área útil para a idealização de um sistema fotovoltaico favorável para muita captação de energia. Isso porque, sua usina vai proporcionar diferentes quantidades de energia conforme o interesse de cada um dos clientes interessados em investir na utilização de créditos solares para abater o valor em suas respectivas contas de luz.
Ou seja: por meio de mensalidades, você viabiliza o retorno do seu investimento, nutre o mercado de energia solar e torna o acesso a esse tipo de solução ainda mais acessível.
Só pontos positivos, não é mesmo?
A Central solar fotovoltaica e a heliotérmica: entenda
Antes de seguirmos com a explicação a respeito da central solar fotovoltaica, podemos diferenciá-la da central heliotérmica.
Isso porque, a versão heliotérmica de uma central solar tem seu funcionamento aplicado ao uso de espelhos, e não de painéis solares. São eles quem refletem a luz solar e, em seguida, o calor alimenta uma solução de vapor que vai movimentar as turbinas do sistema.
São soluções distintas, portanto, mas com um principal objetivo em comum: a geração de energia elétrica por meio da luz solar.
Central solar fotovoltaica: conheça as vantagens
Anteriormente, destacamos as vantagens de contar com uma central solar fotovoltaica e, abaixo, vamos reforçar esses pontos. Assim, fica mais fácil identificar os aspectos positivos de investir em uma solução desse tipo. Confira:
- produção de energia limpa — não emite gases poluentes;
- uma fonte de energia renovável, sendo sustentável e sem impacto ambiental;
- equipamento com longa vida útil;
- baixo custo de manutenção.
E pode ser uma interessante fonte de renda, como já mencionamos. Você já se convenceu de que uma central solar fotovoltaica pode fazer toda a diferença para promover mais lucratividade à sua rotina?
Quais são os tipos de sistemas fotovoltaicos?
Vale a pena, ainda, conhecer os principais tipos de sistemas fotovoltaicos. Afinal, cada um deles conta com características que vão influenciar a distribuição de energia gerada por meio dos painéis solares. Entenda mais, a seguir!
Sistema Off Grid (Geração Isolada)
A ideia do sistema off grid consiste na geração de energia elétrica por meio da absorção da luz solar e do seu armazenamento em baterias. Assim, você não precisa se conectar à rede elétrica convencional e passa a ter total autonomia sobre a sua geração e o consumo de energia.
Sistemas On Grid ou Grid Tie (Geração Distribuída - GD)
O sistema on grid, por sua vez, se popularizou como o modelo convencional (e mais atual) do que o sistema off grid. Nele, o sistema de geração distribuída é conectado à rede elétrica da distribuidora de energia de cada região. Assim, a energia solar é enviada até a concessionária, convertida e transformada em créditos solares.
É que vai trazer a desejada economia na conta de luz todos os meses, posteriormente.
Usinas solares (geração centralizada)
Usinas solares — ou a central solar fotovoltaica — são grandes geradoras de energia solar e que tendem a ser usadas para abastecer diferentes propriedades com a energia oriunda dos painéis solares.
Com isso, o acesso à energia se torna mais democrático e confere os benefícios da energia solar para mais pessoas. Mesmo para quem não tem espaço ou o investimento necessários para a instalação de um sistema fotovoltaico.
Leia também: aprenda, aqui, sobre a usina de solo
Sistema híbrido
Por fim, os sistemas híbridos: esse modelo de sistema de energia solar fotovoltaica tende a combinar um pouquinho de cada sistema — on grid e off grid — para oferecer mais autonomia e vantagens às propriedades que geram a sua própria energia.
Como deve ser feita a manutenção do sistema fotovoltaico?
Assim como todo equipamento sensível e operacional, a manutenção dos painéis solares deve ser feita para garantir sua contínua eficiência.
E saiba que a central solar fotovoltaica não é exceção.
Essa atividade preventiva deve acontecer periodicamente para certificar-se de que os painéis solares estão funcionando perfeitamente. Além disso, que a geração de energia permanece nos índices previstos no planejamento do projeto.
Parte disso tudo tem a ver com a rotina de limpeza e manutenção do sistema fotovoltaico.
E como você deve imaginar, sua usina solar está constantemente exposta a uma série de agentes, como:
- poeira;
- poluição;
- folhas e galhos;
- detritos, como fuligem ou dejetos de aves.
Tudo aquilo que, com o tempo, acumula-se na superfície dos painéis solares e prejudica o trabalho da usina solar. E, ainda, é fundamental realizar esse trabalho de limpeza e de conservação da maneira apropriada. Pois as placas solares podem ter longa vida útil, mas isso pode ser abreviado sem os devidos cuidados.
Até por isso, vale a pena ter por perto um serviço capaz de cuidar de todas as necessidades da sua central solar fotovoltaica. assim, você se preocupa cada vez menos com a gestão do sistema, deixando toda a parte técnica e burocrática na mão de empresas especializadas.
Saiba mais: O que é diagnóstico energético? Veja benefícios e quando fazer
Qual a vida útil e garantia típica dos equipamentos? Entenda
No geral, as placas solares têm vida útil estimada de 25 anos, aproximadamente.
Todo o sistema, por sua vez, pode alcançar a média de 30 a 40 anos. Com um bom trabalho de conservação da sua central solar fotovoltaica, você só tem a se beneficiar disso tudo por décadas à frente.
Quer saber como obter mais economia no seu dia a dia com o auxílio da Maya Energy? Clique aqui e conheça todas as nossas soluções e diferenciais!
Conclusão
E então, deu para entender o que é e como funciona uma central solar fotovoltaica? Conte conosco para colocar em prática os seus planos de investimento em soluções desse tipo para democratizar ainda mais o acesso a essa fonte de energia renovável por todo o país!