Há quem tenha interesse em instalar um sistema fotovoltaico e gerar energia elétrica por meio da energia solar, mas acredita ser impossível. O motivo: pouca área útil para acomodar todos os equipamentos e placas solares.
Mas a usina de solo (ou estrutura de solo) é uma maneira riquíssima de mostrar que o acesso à energia solar está cada vez mais democrático independentemente do porte da sua residência, empresa ou indústria.
Quer saber o que é e como funciona a usina de solo? Acompanhe-nos ao longo desta leitura!
Usina de solo: o que é?
Na usina de solo, o espaço deixa de ser qualquer tipo de problema ou inconveniente. Isso porque, o modelo é mais indicado para projetos de grande porte e dos quais a estrutura do sistema fotovoltaico não pode ser instalada em um telhado, por exemplo.
Com isso, indústrias, condomínios (residenciais ou comerciais) e outros tipos de propriedades que tenham um elevado consumo de energia elétrica podem usar o projeto de usina de solo para obter um projeto alinhado aos seus objetivos.
Como funciona a usina de solo?
Uma das grandes vantagens de ter a usina de solo como alternativa é a possibilidade de instalar o equipamento em um terrenos com bastante área útil e, assim, viabilizar o projeto de economia que a energia solar consegue proporcionar à pessoa física e jurídica.
Mas, no geral, estamos falando de um tipo de solução que segue rigorosamente os mesmos processos de planejamento, instalação, manutenção e uso de qualquer outro modelo de sistema fotovoltaico.
Veja também: aprenda como montar uma fazenda de energia solar
Vantagens da usina de solo
Antes de tudo, quando falamos em usinas de solo ou de qualquer projeto fotovoltaico, temos a energia solar no centro da solução, apresentando-se com seus múltiplos benefícios para residências, comércios e indústrias.
E, no geral, podemos falar de todo tipo de vantagem em instalar um sistema de energia solar na sua propriedade. Confira quais são, a seguir:
- solução perfeita para suprir uma alta demanda de energia;
- alinhamento fácil com projetos de pequeno, médio e grande porte;
- a usina de solo ainda favorece a instalação dos painéis solares de maneira que receba mais incidência solar, otimizando a quantidade de equipamento para suprir sua demanda;
- a usina solar também dispõe de uma solução conhecida como “Net Metering”, que permite o uso de créditos solares assim que o sistema produzir mais energia do que a demanda contratada;
- você pode fazer uso do sistema de energia compartilhada;
- os painéis solares têm vida útil de, pelo menos, 25 anos ou mais com os devidos cuidados de limpeza e manutenção do sistema;
- trata-se da geração de uma fonte de energia com muito menos poluentes.
E, claro, uma vantagem evidente e imediata desse tipo de solução: você consegue acumular até 95% de economia na conta de luz — uma economia que, gradativamente, se converte no valor investido na sua usina de solo.
Leia também: aprenda como fazer uma eficiente gestão de energia
Quem pode aderir à usina de solo?
A usina de solo pode ser adquirida por:
- imóveis residenciais;
- propriedades rurais;
- comércios;
- indústrias.
Basicamente, todo tipo de imóvel e com área útil disponível para a implementação do projeto de usina de solo.
Usina de solo: qual o investimento?
Inicialmente, o investimento pode variar bastante entre projetos. Afinal de contas, cada imóvel sua especificidade que podem exigir a instalação de mais ou menos painéis solares.
Portanto, o mais indicado é que você faça uma pesquisa com pelo menos três empresas especializadas do ramo e, complementarmente, que faça uma análise criteriosa desses empreendimentos.
Assim, é necessário encontrar um bom equilíbrio entre o preço, o alinhamento com suas necessidades e a qualidade do serviço e do produto oferecido.
Saiba mais: qual é o custo para a implantação de uma usina solar
Como instalar uma usina de solo: confira
Primeiramente, ressaltamos que o processo de instalação de uma usina de energia montada no solo é econômico semelhante ao de telhados. No entanto, a diferença é o tamanho do projeto e o uso de soluções que tornarão seu sistema mais conveniente para gerar (ou até mesmo exceder) a demanda contratada de geração de energia.
Como funcionam as placas nesse sistema?
Inicialmente, duas soluções complementares, Net Metering e “trackers”, podem ser contratadas com os painéis solares de uma usina terrestre para tornar a geração de energia ainda mais eficaz.
Os elementos dessa segunda opção capturaram o melhor ângulo de incidência solar, direcionando os painéis para essa direção durante todo o dia.
Em outras palavras, as convenções específicas podem ser de grande valor para você e sua empresa.
Portanto, a Maya Energy ajuda você a construir sua própria usina de energia solar, com envolvimento no projeto, construção e gerenciamento de usinas de energia solar que prevêem um retorno médio estimado de 2% ao mês.
De fato, esse tipo de empreendimento utiliza painéis solares fotovoltaicos para absorver a energia do sol e convertê-la em energia elétrica, e em seguida distribuindo-a. Quer saber mais sobre isso e entender como funciona? Clique aqui e saiba mais sobre o investimento em fazendas solares da Maya Energy!
Conclusão
Falamos, aqui, a respeito da usina de solo e como ela impacta positivamente a instalação de um sistema de grande porte — seja para residências, comércios ou indústrias. E isso inclui condomínios e para a possibilidade de usufruir da geração compartilhada de energia.
Para tanto, recomendamos a busca por parceiros que entendam, especificamente, como transformar a sua necessidade em solução.
Por fim, conte conosco para viabilizar o seu projeto de usina de solo e ter ao seu alcance todos os benefícios da energia solar!