antes-de-contratar-energia-solarCom tantas opções disponíveis no mercado, você sabe o que é preciso considerar antes de contratar energia solar fotovoltaica?

Na prática, não existem muitos mistérios, quando o assunto é a contratação e instalação de um sistema para aproveitamento da energia solar.

No entanto, ao observar alguns pontos, você pode garantir uma boa economia, escolhendo uma opção que lhe garanta o melhor custo benefício.

1. Escolha o tipo de sistema solar

Antes de contratar energia solar fotovoltaica, você precisa definir qual o tipo de sistema ideal para as suas necessidades, afinal existem algumas opções.

  • Sistema off-grid;
  • Sistema on-grid;
  • Fazenda Solar.

Na sequência, vamos apresentar mais detalhes e informações sobre cada alternativa, auxiliando você a fazer uma boa escolha.

Sistema solar off-grid

Conforme o nome sugere, os sistemas off-grid não estão conectados à rede elétrica e operam de forma independente. Por sua vez, como não estão conectados na rede pública, eles precisam de bancos de bateria para armazenar a energia excedente.

Por sua vez, a energia armazenada nas baterias, será utilizada para atender a demanda de consumo, nos momentos em que o sistema fotovoltaico não conseguir gerar energia suficiente para atender à necessidade de consumo.

Normalmente utilizado em propriedades rurais e locais não atendidos pela rede pública, esse tipo de sistema é inevitavelmente mais caro, uma vez que se faz necessário investir em um banco de baterias.

Sistema solar on-grid

No sistema solar on-grid, sua empresa ou residência permanecerá conectada à rede pública de energia. Sendo esse, o sistema solar normalmente, mais utilizado para requisitos residenciais e comerciais.

Esse tipo de sistema oferece maior custo benefício, pois não requer o uso de baterias adicionais para armazenar energia. A montagem de um banco de baterias para atender a demanda de energia, quando o painel solar não está produzindo eletricidade, costuma exigir maior investimento inicial.

Nos sistemas on-grid, é possível utilizar a energia da rede pública nos momentos onde o sistema solar fotovoltaico não está produzindo energia suficiente para atender a demanda.

Por sua vez, em contrapartida, quando o sistema solar fotovoltaico gera energia em excesso, o excedente é automaticamente vendido para a concessionária, sendo, portanto, convertido em créditos que garantem o uso gratuito da energia pública, quando necessário.

Fazenda solar

Por fim, temos as fazendas solares, uma alternativa para consumidores que não dispõe de espaço físico para instalação dos painéis, como moradores de condomínios verticais, por exemplo (edifícios).

Neste modelo de geração, o consumidor investe em um parque solar, instalado em um local diferente do ponto de consumo.

A energia gerada é fornecida para a concessionária de energia e posteriormente convertida em créditos que são transformados em descontos na conta do consumidor que investiu na fazenda solar.

2. Condições de financiamento

Quando o assunto é contratar energia solar fotovoltaica, outro ponto importante que precisa ser levado em consideração, são as condições de financiamento.

A instalação de um sistema solar fotovoltaico, requer um investimento inicial considerável e, portanto, costuma ser financiado pelas empresas e consumidores.

A boa notícia, é que normalmente, a própria economia de energia, gerada após a instalação do sistema, será suficiente para custear as parcelas com tranquilidade.

Entretanto, para se certificar disso, é muito importante que o interessado na instalação do sistema, observe a taxa de juros aplicável ao financiamento.

Aqui na Maya Energy, por exemplo, o cliente tem acesso à consultoria e assessoria financeira da Qatar Investments, para encontrar a aplicação financeira mais rentável e segura para a realização do seu investimento.

3. Verifique a reputação da empresa e a garantia

Outro ponto importante, ao contratar energia solar fotovoltaica, é verificar a reputação da empresa cotada para realizar a instalação do sistema, bem como, a garantia oferecida pela mesma.

Neste ponto, é importante que o consumidor tenha todo cuidado com preços que estão muito abaixo do mercado, pois em alguns casos, o “barato” pode sair caro.

Prefira a contratação de empresas com boa reputação, experiência, que ofereçam garantia dos serviços prestados e contam com ampla expertise no mercado de energia solar.

A Maya Energy, por exemplo, é uma empresa premiada e reconhecida pelo Prêmio Melhores 2020 Top 100 como a melhor empresa do setor fotovoltaico.

A premiação em questão foi organizada por instituições de renome, como a OAB Minas Gerais, a FIEMG e a CDL Uberlândia.

Além disso, nosso sistema é composto por painéis fotovoltaicos certificados no INMETRO na categoria “A” (maior eficiência).

4. Qualidade da mão de obra

Ao contratar energia solar fotovoltaica, outro ponto que você não deve deixar de lado, é o nível de capacitação da equipe técnica responsável pela instalação.

Além de disponibilizar técnicos altamente treinados para instalação dos sistemas, a Maya Energy está preparada para oferecer serviços adicionais aos seus clientes, incluindo:

  • Lavagem Especializada: Assinaturas mensais que contemplam lavagens especializadas periódicas para manter a plena capacidade de geração do seu sistema.
  • Manutenção Preventiva: Tenha acesso aos maiores especialistas do mercado fotovoltaico para entender e corrigir qualquer problema que seu sistema fotovoltaico apresente.
  • Monitoramento Ativo: Monitoramos a geração do seu sistema via software. Em caso de irregularidades, entramos em contato para regularizar a situação.

Oferecemos soluções de ponta a ponta do processo, desde a vistoria técnica por parte da no local da instalação, comunicação à concessionária, montagem e instalação dos sistemas e relacionamento pós-venda com o cliente.

Como contratar energia solar fotovoltaica?

Pensando em contratar energia solar fotovoltaica, mas não sabe por onde começar? Faça um orçamento sem compromisso com a Maya Energy.

Aqui você encontra o melhor custo-benefício do mercado, soluções completas, profissionais altamente treinados e a garantia de contar com as melhores placas do mercado.

A Maya Energy é a maior startup de energia limpa do Brasil!

Nosso propósito é disseminar o acesso à energia solar no país, levando solução prática, facilitada, segura e econômica em todo o processo. Não vendemos sistema fotovoltaico. Vendemos solução!

Saiba mais e faça um orçamento sem compromisso, clicando aqui!

Nosso time de especialistas está preparado para esclarecer todas as suas dúvidas e fornecer as melhores alternativas e soluções.