integrador de energia solar

O integrador solar — ou integrador de energia solar — é um tipo de profissional dentro desse segmento que só tem crescido nos últimos anos.

No Brasil, inclusive, essa fonte de energia pode alcançar o dobro de Itaipu até fevereiro de 2023. Com isso, o mercado se mostra mais do que convidativo para quem deseja consumir, empreender e trabalhar com energia solar.

Por isso, neste post vamos falar especificamente dessa posição e explicar o que é e o que faz um integrador de energia solar. Quer saber mais? Então, siga esta leitura conosco!

O que é um integrador de energia solar?

Por meio do conceito dessa profissão já dá para explicar o que faz o integrador de energia solar: ele atua como o intermediário entre a distribuidora de soluções em energia solar e o cliente final.

Isso pode ocorrer por meio do fornecimento de:

O integrador de energia solar é, então, um prestador de serviço. E é por meio de sua atuação destacada que novos projetos sustentáveis são realizados e mantidos com todos os benefícios já difundidos sobre a energia solar.

Atividades e funções do integrador de energia solar

No geral, podemos resumir o trabalho do integrador solar por meio de um fluxo de trabalho composto por cinco etapas. Veja, a seguir, quais são!

Comercial

Tudo começa no processo de prospecção e venda que esse profissional atua de modo tão ativo. Pois é aqui que criam-se as pontes entre o cliente em potencial e as empresas fornecedoras de soluções em energia solar.

Com amplo conhecimento de mercado, ótimas relações comerciais e boas técnicas de atração e retenção de clientes, o integrador solar garante destacada atuação comercial.

Dimensionamento do projeto

integrador solar

Com um novo projeto em mãos, o integrador lida com a avaliação e o dimensionamento do sistema fotovoltaico em questão.

O trabalho, aqui, é integrado com outros especialistas (como o responsável técnico) a fim de identificar a melhor solução de acordo com as necessidades e objetivos do cliente.

Homologação do sistema

O integrador de energia solar também cuida da questão de homologação e regularização do sistema fotovoltaico. Toda essa atividade é fundamental para que o projeto transcorra dentro do acordado e com o menor risco possível de imprevistos no seu desenvolvimento.

Instalação dos painéis solares

Na etapa de execução do projeto, esse especialista acompanha a instalação do sistema fotovoltaico e participa ativamente da entrega conforme o estabelecido em contrato.

Atendimento no pós-venda

Finalizado o processo, a etapa de acompanhamento do serviço faz parte do repertório de atividades do integrador solar. Assim, garante-se alinhamento com o acordado e a satisfação do cliente, garantindo uma experiência ainda mais positiva.

Quanto ganha um integrador solar?

Isso varia conforme a região de atuação do profissional, o perfil do seu público-alvo e sua dedicação à atividade. Mas a própria popularidade do segmento é um indicativo forte de alta rentabilidade para o integrador de energia solar.

Mas é possível avaliar uma média mínima de R$ 2 mil, se levarmos em consideração o preço médio de um projeto de energia solar e o lucro potencial do integrador solar em um projeto, apenas.

Veja também: como ganhar dinheiro com energia solar

Integrador x representante de energia solar: quais as diferenças?

Quando falamos entre integrador e representante de energia solar, devemos considerar que são atribuições distintas.

Isso porque, o representante de energia solar lida diretamente com a venda de projetos fotovoltaicos e de equipamentos do setor. Diferentemente do integrador, que atua em mais frentes, ampliando o seu leque de responsabilidades e de atividades, consequentemente.

Por que atuar como parceiro da Maya Energy?

o que é um integrador de energia solar

Se você tem interesse em seguir carreira como integrador de energia solar ou desenvolver sua atividade com empresas referência no assunto, venha conhecer a possibilidade de ser um franqueado da Maya Energy!

Esse modelo de parceria com a Maya Energy ajuda, primordialmente, a disseminar um alcance e acesso maiores à energia solar no país. Tudo isso, por meio de uma solução prática, facilitada, segura e econômica.

Veja que isso já se traduz em benefícios para a sua atuação como integrador solar. Mas, ao trabalhar como franqueado da Maya Energy, outras vantagens se acumulam em sua rotina. Veja, abaixo, as principais delas:

Conclusão

O integrador solar tem uma atuação ampla e diversificada dentro do mercado de energia renovável. Mas é um papel relevante no intermédio de oferta de soluções e a demanda desse mercado em grande e acelerada expansão.

Uma boa estratégia para ingressar nesse ramo de altos rendimentos para o integrador é por meio do modelo de franquia solar — como o que a Maya Energy oferece.

Para entender como você pode trabalhar nesse setor valiosíssimo para o desenvolvimento do país — e da sociedade, como um todo —, veja aqui como se tornar um franqueado Maya Energy ou um de nossos consultores especializados!

Quem somos?
Av. Prof. Mário Werneck, n°26 – 5º e 6º andar, Estoril – Belo Horizonte/MG
(31) 98306-0447
(31) 3995-2335
envelope linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram