O integrador solar — ou integrador de energia solar — é um tipo de profissional dentro desse segmento que só tem crescido nos últimos anos.
No Brasil, inclusive, essa fonte de energia pode alcançar o dobro de Itaipu até fevereiro de 2023. Com isso, o mercado se mostra mais do que convidativo para quem deseja consumir, empreender e trabalhar com energia solar.
Por isso, neste post vamos falar especificamente dessa posição e explicar o que é e o que faz um integrador de energia solar. Quer saber mais? Então, siga esta leitura conosco!
O que é um integrador de energia solar?
Por meio do conceito dessa profissão já dá para explicar o que faz o integrador de energia solar: ele atua como o intermediário entre a distribuidora de soluções em energia solar e o cliente final.
Isso pode ocorrer por meio do fornecimento de:
- projetos;
- materiais;
- ferramentas;
- instalações;
- manutenções.
O integrador de energia solar é, então, um prestador de serviço. E é por meio de sua atuação destacada que novos projetos sustentáveis são realizados e mantidos com todos os benefícios já difundidos sobre a energia solar.
Atividades e funções do integrador de energia solar
No geral, podemos resumir o trabalho do integrador solar por meio de um fluxo de trabalho composto por cinco etapas. Veja, a seguir, quais são!
Comercial
Tudo começa no processo de prospecção e venda que esse profissional atua de modo tão ativo. Pois é aqui que criam-se as pontes entre o cliente em potencial e as empresas fornecedoras de soluções em energia solar.
Com amplo conhecimento de mercado, ótimas relações comerciais e boas técnicas de atração e retenção de clientes, o integrador solar garante destacada atuação comercial.
Dimensionamento do projeto
Com um novo projeto em mãos, o integrador lida com a avaliação e o dimensionamento do sistema fotovoltaico em questão.
O trabalho, aqui, é integrado com outros especialistas (como o responsável técnico) a fim de identificar a melhor solução de acordo com as necessidades e objetivos do cliente.
Homologação do sistema
O integrador de energia solar também cuida da questão de homologação e regularização do sistema fotovoltaico. Toda essa atividade é fundamental para que o projeto transcorra dentro do acordado e com o menor risco possível de imprevistos no seu desenvolvimento.
Instalação dos painéis solares
Na etapa de execução do projeto, esse especialista acompanha a instalação do sistema fotovoltaico e participa ativamente da entrega conforme o estabelecido em contrato.
Atendimento no pós-venda
Finalizado o processo, a etapa de acompanhamento do serviço faz parte do repertório de atividades do integrador solar. Assim, garante-se alinhamento com o acordado e a satisfação do cliente, garantindo uma experiência ainda mais positiva.
Quanto ganha um integrador solar?
Isso varia conforme a região de atuação do profissional, o perfil do seu público-alvo e sua dedicação à atividade. Mas a própria popularidade do segmento é um indicativo forte de alta rentabilidade para o integrador de energia solar.
Mas é possível avaliar uma média mínima de R$ 2 mil, se levarmos em consideração o preço médio de um projeto de energia solar e o lucro potencial do integrador solar em um projeto, apenas.
Veja também: como ganhar dinheiro com energia solar
Integrador x representante de energia solar: quais as diferenças?
Quando falamos entre integrador e representante de energia solar, devemos considerar que são atribuições distintas.
Isso porque, o representante de energia solar lida diretamente com a venda de projetos fotovoltaicos e de equipamentos do setor. Diferentemente do integrador, que atua em mais frentes, ampliando o seu leque de responsabilidades e de atividades, consequentemente.
Por que atuar como parceiro da Maya Energy?
Se você tem interesse em seguir carreira como integrador de energia solar ou desenvolver sua atividade com empresas referência no assunto, venha conhecer a possibilidade de ser um franqueado da Maya Energy!
Esse modelo de parceria com a Maya Energy ajuda, primordialmente, a disseminar um alcance e acesso maiores à energia solar no país. Tudo isso, por meio de uma solução prática, facilitada, segura e econômica.
Veja que isso já se traduz em benefícios para a sua atuação como integrador solar. Mas, ao trabalhar como franqueado da Maya Energy, outras vantagens se acumulam em sua rotina. Veja, abaixo, as principais delas:
- todos os franqueados têm acesso a uma plataforma de gestão para organizar e otimizar a relação com seus contatos e também com a prospecção de clientes Maya Manager;
- a Maya Energy oferece suporte 24/7 a todos os seus franqueados , incluindo produção, marketing, assessoria e pós venda;
- a Maya Energy fortalece sua relação com os franqueados por meio do auxílio na geração de contatos potenciais (média de 5 leads diariamente);
- todo o trabalho é potencializado por meio de treinamentos em vendas, marketing e gestão.
Conclusão
O integrador solar tem uma atuação ampla e diversificada dentro do mercado de energia renovável. Mas é um papel relevante no intermédio de oferta de soluções e a demanda desse mercado em grande e acelerada expansão.
Uma boa estratégia para ingressar nesse ramo de altos rendimentos para o integrador é por meio do modelo de franquia solar — como o que a Maya Energy oferece.
Para entender como você pode trabalhar nesse setor valiosíssimo para o desenvolvimento do país — e da sociedade, como um todo —, veja aqui como se tornar um franqueado Maya Energy ou um de nossos consultores especializados!