20 de agosto de 2021

Guia prático sobre energia solar residencial: saiba tudo sobre o assunto

energia solar residencial Nos últimos anos, muitos brasileiros têm adotado novas medidas para driblar os valores gastos com energia elétrica, que tem se mostrado mais alta a cada ano que passa. A insatisfação fez com que muitas pessoas voltassem as suas atenções para as possibilidades oferecidas pela energia solar residencial.

Em resposta aos aumentos exponenciais quanto à energia elétrica, muitas pessoas buscaram na energia fotovoltaica uma forma de se livrar da crise elétrica e das altas contas de luz, que têm se tornado um pesadelo para muitos brasileiros.

Assim, os sistemas fotovoltaicos ganharam destaque no mercado, pois conseguem converter a luz vinda diretamente do sol em energia. Agora, milhares de casas no Brasil já adotam esse sistema. Mas, apesar da popularidade, algumas pessoas ainda se encontram em dúvida a respeito da técnica.

Neste guia, explicaremos alguns detalhes de forma simples que farão a diferença no seu dia a dia e, principalmente, reduzirão suas despesas mensais.

Quais são os requisitos para ter energia solar residencial?

energia solar residencial Em primeiro lugar, para saber se você pode gerar sua própria energia em casa, é preciso entender melhor os requisitos técnicos essenciais para isso, especialmente considerando as leis e regulamentações do setor.

Em 2012, a Aneel, Agência Nacional de Energia Elétrica, emitiu a Resolução Normativa 482, que estabeleceu regras específicas para a micro e minigeração de energia e é responsável por criar, manter e fazer cumprir as regras do setor elétrico.

Agora, qualquer pessoa física ou jurídica pode instalar um micro ou minigerador para produzir energia para consumo próprio, de acordo com essa determinação.

A Aneel determina que os microgeradores podem ter até 75 quilowatts (kW) de potência, enquanto os minigeradores podem chegar a até 5 megawatts (MW), dependendo da fonte que os aciona.

Os sistemas de microgeração são instalados em residências em geral, considerando que o consumo residencial geralmente requer uma demanda menor de energia.

Como funcionam os sistemas fotovoltaicos

energia solar residencialOs chamados painéis solares fotovoltaicos formam a base dos sistemas usados para captar a energia solar residencial. Esse equipamento desempenha um papel crucial no processo.

O processo de transformação da luz solar em energia é realizado por cada painel, que geralmente é colocado no telhado de uma casa e tem várias células solares fotovoltaicas. Isso é obtido por meio da adaptação do fenômeno fotovoltaico.

Os construtores de sistemas chamam o conjunto de placas usadas para construir esse sistema de painel solar. Seu tamanho pode variar de acordo com as necessidades de cada propriedade, levando em conta o tamanho da casa. Casas menores, por exemplo, usam cerca de seis painéis.

Entretanto, os painéis não são os únicos componentes que compõem o sistema. O inversor interativo desempenha um papel essencial para permitir que o sistema funcione, recebendo e adaptando a energia gerada pelos painéis para uso.

Essa ferramenta formata a energia no padrão elétrico, da maneira como estamos acostumados a usá-la.

O inversor exportará a energia que não for consumida para a rede elétrica e extrairá energia dela quando o sistema não estiver produzindo o suficiente, como acontece durante a noite.

O que é necessário para a produção de energia solar?

energia solar residencial Embora ambos sejam os principais destaques e sejam essenciais para que o processo ocorra, a geração de energia por meio de um sistema que capta a luz solar exige muito mais do que apenas as duas ferramentas descritas acima.

Para que o sistema funcione adequadamente e capture a luz solar, ele precisa organizar corretamente vários outros equipamentos. Portanto, para completar o sistema e garantir seu funcionamento adequado, são necessários alguns outros equipamentos importantes.

Caixa de junção ou String box

O conjunto de componentes garante a proteção dos módulos para evitar problemas com a fonte de alimentação, como surtos nas redes e outros danos elétricos.

A chave de acesso também está contida, permitindo que o sistema seja desligado se for necessário fazer algum reparo.

Estruturas de suporte e ancoragem

Os trilhos e outros componentes fixam os módulos que ficam no topo do telhado da casa para capturar a energia.

Em outros casos, os painéis podem ser dispostos de outras formas, como no chão. Nesse caso, estruturas adequadas darão suporte a eles e garantirão que tenham altura suficiente para captar a energia solar e convertê-la em eletricidade..

Cabeamento

Todos os cabos e conectores que farão parte do sistema e que servirão para ligar as partes que compõe o sistema fotovoltaico.

Vantagens da energia solar residencial

Se você estiver em dúvida sobre os grandes benefícios que essa mudança pode trazer depois de entender como o sistema funciona, apresentaremos alguns motivos pelos quais você deve optar por instalar um sistema fotovoltaico.

As pessoas que adotarem o sistema solar como fonte de energia sentirão um dos principais impactos, que é a economia na conta de luz, superior a 90%. Além disso, garantirá maior proteção contra o aumento da inflação da eletricidade.

Entretanto, devido ao custo, algumas pessoas podem acreditar que a instalação não vale a pena.

Os painéis solares geralmente têm uma vida útil de mais de 25 anos. Portanto, apesar do custo inicial de instalação, a longevidade desse sistema compensa suas despesas iniciais.

Esses sistemas exigem pouca manutenção ao longo dos anos, enfatizando que seus custos serão muito menores do que as contas mensais de energia que sofreram com os aumentos cada vez maiores.

A instalação de um sistema fotovoltaico se justifica, considerando todos esses pontos positivos e o fato de que os imóveis com painéis solares se tornarão muito mais valorizados e procurados no mercado.

Entre em contato por meio do nosso site para realizar um orçamento e conheça mais dos nossos serviços!

Quem somos?
Av. Prof. Mário Werneck, n°26 – 5º e 6º andar, Estoril – Belo Horizonte/MG
(31) 98306-0447
(31) 3995-2335
envelope linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram