trabalhadores placas solares - Como ficar livre dos aumentos na conta de luz com energia solar?Em geral, sabemos que o Brasil é um dos países onde a incidência de luz solar é grande, em praticamente todas as regiões do território. Dessa forma, não fica difícil entender porque a energia solar fotovoltaica é tão benéfica para os brasileiros, já que se trata de uma fonte de energia renovável e com zero custo, se formos compará-la a outros tipos de serviços de energia.

A questão, no entanto, é que muitas empresas ainda não entendem o conceito e a importância desse sistema, e muito menos as vantagens e benefícios que as placas solares podem oferecer às contas de luz. Quer saber como? Então, confira o nosso post até o final e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto.

Afinal, o que é energia solar fotovoltaica?

Antes de tudo, podemos definir que a energia solar fotovoltaica nada mais é do que um tipo de energia produzida a partir da luz solar e do calor. Quanto mais houver incidência de radiação nas placas solares, maior será a quantidade de energia elétrica. Sem contar que esse tipo de energia é considerado uma das mais promissoras para o futuro, visto que é uma fonte renovável, sustentável e limpa.

Como funciona a produção de energia elétrica a partir da luz do sol?

energia solar empresas - trabalhadores placas solares - Como ficar livre dos aumentos na conta de luz com energia solar?Em resumo, a forma em que a energia solar é convertida em energia elétrica — cujo processo é chamado de efeito fotovoltaico — tem a disposição de placas solares.

Os materiais desses objetos são semicondutores, ou seja, assim que as partículas de luz do sol incidem sobre a placa, os elétrons que estão agregados no material condutor irão entrar em movimento. A partir desse movimento, conseguimos gerar energia elétrica.

Logo, a energia solar será estimulada através das placas solares e será conduzida para o inversor solar. Esse equipamento é o principal responsável por fazer a transformação contínua da energia elétrica em alternada.

Depois disso, ela será igualmente distribuída para a região de consumo. E caso você não saiba, a energia fotovoltaica já é uma tecnologia para o futuro, visto que já é 100% comprovada e utilizada há mais de 30 anos no mercado.

Como se converte energia solar em eletricidade?

Conforme vimos, a energia solar é convertida em energia elétrica por meio do efeito fotovoltaico. Esse processo acontece quando as partículas da luz do sol entram nos átomos que estão alojados nas placas solares. Em consequência disso, os elétrons começam a se movimentar, gerando energia elétrica.

Para que esse tipo de energia possa ser utilizado tanto em residências quanto em comércios, precisamos fazer com que a energia gerada em sua forma alternada seja constante, que é o que chamamos de corrente de baixa tensão.

Nesse ponto, fica mais fácil entender por que o inversor solar é tão importante para essa conversão: é ele quem deixa a energia elétrica pronta para uso.

Quais são os principais benefícios e vantagens da energia solar para a sua empresa?

instalando placas solares - Como ficar livre dos aumentos na conta de luz com energia solar?Agora que você já entende o conceito e a importância da energia solar fotovoltaica como fonte alternativa de energia para o seu dia a dia, confira abaixo suas principais vantagens e benefícios:

1. Reduz a sua conta de luz

Certamente, a energia elétrica pode oferecer um custo bastante elevado no orçamento da sua empresa, sobretudo quando o negócio utiliza maquinário em excesso ou dispõe de uma estrutura tecnológica sempre ativa nos processos internos. Nesse quesito, a energia solar entra com recursos eficientes para a redução dos gastos de energia por esses equipamentos.

Isso acontece porque a sua empresa irá produzir a sua própria energia, sem a necessidade de contratar serviços de empresas energéticas. Em outras palavras, com o apoio de um sistema de energia solar a seu favor, a geração de energia elétrica advinda de seus equipamentos e aparelhos será feita internamente. Assim, a sua conta de energia no final do mês vem com valores extremamente reduzidos, se formos comparar com a energia advinda da contratação de empresas.

2. Colabora com o meio ambiente

Com a facilidade de acesso à informação nos contextos atuais, podemos perceber que os consumidores estão cada vez mais informados. Devido a preocupação constante sobre assuntos relacionados ao meio ambiente, existem consumidores que preferem se relacionar com empresas que possuem uma missão sustentável e investem em soluções para amenizar os impactos ambientais.

Uma das vantagens da energia solar, é que além de reduzir custos do seu caixa, ele ainda colabora com o meio ambiente e ainda aumenta a reputação da sua marca no mercado. Empresas sustentáveis são bem vistas pelos consumidores, e as chances de fidelização de novos clientes são ainda maiores.

3. Não requer manutenções constantes

Nos contextos atuais, os sistemas de energia solar fotovoltaica oferecem tecnologias sofisticadas. Isso faz com que relatórios sejam criados para mostrar informações sobre a geração de energia e consumo, tudo para que o empreendedor tenha total acesso e controle sobre a sua eficiência energética.

Além disso, esses tipos de sistemas são muito mais duráveis. Isso porque o tempo médio de vida das placas solares é de 25 anos, e durante esse tempo, elas não exigem manutenções constantes — desde que os cuidados principais sejam atendidos.

Na prática, essa característica também contribui com a redução de custos para a sua empresa, evitando chamadas de técnicos para verificar a funcionalidade dos aparelhos.

4. Valoriza a sua empresa

Sabemos que para uma empresa manter-se competitiva no mercado, ela precisa acompanhar as tendências tecnológicas e aplicá-las internamente em suas estratégias. E quanto mais tecnologia implementamos em nossos processos internos, mais energia é gasta.

Nesse quesito, as placas solares instaladas em seu negócio irão valorizar ainda mais a sua marca, visto que você terá liberdade de instalar equipamentos, eletrônicos e outros tipos de maquinário para compor suas estratégias de crescimento. Ou seja, você não terá surpresas no final do mês, já que a energia está sendo produzida pela sua própria empresa.

Gostou deste artigo? Agora que você já sabe o conceito da energia solar fotovoltaica e como ela pode ser eficiente para redução do consumo de energia da sua empresa, que tal ampliar o seu conhecimento sobre o assunto? Acesse agora mesmo o nosso blog e confira outras dicas exclusivas.

Ou acesse nosso site, faça um orçamento de energia solar e começe a economizar na sua conta de luz agora mesmo.