Se você está pensando em soluções que ajudem você a ter mais qualidade em sua gestão sobre o consumo de energia elétrica, a auditoria energética pode ser a solução.

Pois é por meio dessa análise estratégica, feita por uma empresa especializada, que você entende seus pontos fortes e de melhoria. O que conduz, consequentemente, para adaptações que vão conferir eficiência energética ao empreendimento.

Mas como funciona isso e quais são os passos de uma auditoria energética? Ao longo deste artigo, vamos explicar tudo para você. Confira!

O que é a auditoria energética?

Empresas que não sabem precisar a origem do seu consumo de energia elétrica podem se beneficiar de uma auditoria energética. Afinal, esse serviço especializado ajuda a identificar e compreender o seu padrão de consumo.

Como resultado, fica mais fácil definir um plano de ação assertivo para otimizar ao máximo o uso de recursos. Como é o caso da energia elétrica.

Esse investimento, inclusive, é muito bem-vindo. Pois é notório que a bandeira tarifária tem sido implacável com o bolso do brasileiro, nos últimos anos.

Mas a contratação de uma empresa de auditoria energética vai além disso. Tem tudo a ver com a consciência e uso planejado de recursos — especialmente, aqueles finitos, como os oriundos de hidrelétricas.

Como a auditoria energética funciona?

Basicamente, você contrata os serviços de uma consultoria e, após o diagnóstico da empresa, você recebe sugestões que vão impactar a sua empresa em múltiplas frentes.

Tudo isso, é claro, pensando em otimizar ao máximo os recursos da sua empresa.

Em seguida, você consegue colocar sobre a mesa as soluções que melhor atendam à realidade do seu negócio e que vão, de fato, oferecer melhorias significativas.

Saiba quais são os elementos analisados numa auditoria

Como você deve imaginar, cada empresa de auditoria energética tem um método distinto de trabalho. Mas, no geral, os elementos de análise podem coincidir. Confira alguns dos principais deles, logo a seguir:

Também são avaliados os processos internos, desde que eles estejam direta ou indiretamente ligados ao uso de recursos — como os acima listados.

tipos de auditoria energética

Fases das auditorias energéticas: conheça

Uma auditoria, em geral, tende a seguir etapas muito bem definidas. Pois são por meio delas que um processo é seguido de maneira harmoniosa e eficiente para a identificação de carências e padrões.

Como funciona uma auditoria energética nesse sentido? A seguir, vamos elencar etapa por etapa desse serviço especializado:

  1. recolhimento de informação sobre a empresa;
  2. avaliação do padrão de consumo conforme o uso de fontes de energia;
  3. desenvolvimento do plano de auditoria energética;
  4. implementação do plano de ação identificado após a realização da auditoria energética;
  5. avaliação da atual eficiência energética da empresa;
  6. avaliação do resultado dos planos de ação estabelecidos.

Como realizar uma auditoria energética eficiente?

Como vimos, esse tipo de serviço é composto por, aproximadamente, seis etapas — pode variar de acordo com cada empresa. E isso ajuda a definir um trabalho mais assertivo, dinâmico e blindado contra erros e imprevistos.

Para tanto, é importante contar com o apoio de empresas especializadas para garantir a eficiência no planejamento. É o caso, por exemplo, de serviços que cuidam da operação e manutenção de sistemas de fontes de energia alternativas, como o sistema fotovoltaico.

Dessa maneira, você tem ao alcance total tranquilidade e praticidade para obter os resultados esperados de suas soluções. E toda a expertise de empresas especializadas para cuidar das responsabilidades cotidianas de operação desses sistemas e equipamentos.

Afinal, qual o melhor momento de realizar a auditoria energética?

Não dá para dizer, especificamente, que existe um momento ideal para a contratação de uma auditoria energética. Pelo contrário: você pode solicitá-la a qualquer momento.

Pois, como destacamos nos tópicos anteriores, essa é uma possibilidade diversificada e valiosa para fazer uma autoanálise de todo o consumo da sua empresa.

qual o melhor momento de realizar a auditoria energética

E, assim, você ganha:

Experimente fazer isso com empresas que realmente entendem das suas necessidades e objetivos. Afinal, após realizada a auditoria energética, você vai investir em soluções específicas, e é altamente recomendável que você também valorize esses investimentos.

Um deles é o próprio serviço de operação e manutenção de sistemas solares. Diante do investimento em um sistema fotovoltaico, você pode garantir o melhor desempenho e durabilidade do equipamento com serviços desse tipo.

Quer saber mais a respeito? Então, confira todos os diferenciais do serviço de Operação & Manutenção da Maya Energy!

Conclusão

A auditoria energética é um serviço prestado por empresas especializadas que têm como principal objetivo a análise da eficiência energética.

Dessa maneira, dá para entender melhor o consumo da empresa e quais são as carências e oportunidades que se obtém a partir disso. 

Inclusive, a substituição do consumo de energia elétrica convencional por um sistema fotovoltaico tende a figurar entre as soluções apontadas.

E, nesse sentido, indicamos que você conte com o auxílio de especialistas para a implementação do seu projeto e também para a manutenção dessa delicada operação.

A Maya Energy é referência nesse tipo de trabalho. Então, caso queira uma verdadeira parceira para alcançar os resultados projetados em sua auditoria energética, fale conosco!

Av. Prof. Mário Werneck, n°26 – 5º e 6º andar, Estoril – Belo Horizonte/MG
(31) 3500-2909
(31) 98306-0447
envelope linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram