9 de maio de 2023

Manutenção de usina solar: o que é, importância e quando realizar

A manutenção da sua usina solar deve acontecer com periodicidade. Afinal de contas, é um equipamento que, como qualquer outro, necessita de monitoramento e cuidados para se manter íntegro e eficiente.

E você saberia dizer como é a manutenção do sistema de energia solar? Basicamente, é um processo de limpeza e acompanhamento de dados para se certificar de que tudo permanece como o previsto.

Existem serviços, como os promovidos pela Maya Energy, que te ajudam com isso. Mas informação é poder e, neste post, a gente vai te explicar tudo o que você precisa saber a respeito da manutenção de uma usina solar. Confira!

Manutenção de usina solar: por que é importante fazer regularmente?

Você deve imaginar que o seu investimento deve ser bem cuidado para mantê-lo operacional, certo? E isso acontece por meio de duas ações, principalmente:

  • boas práticas de conservação;
  • rotina programada de monitoramento, limpeza e manutenção do sistema.

Então, certamente você já sabe que é importante realizar a manutenção da usina solar. Pois é a partir disso que é possível garantir a eficiência do sistema conforme o planejamento. Além disso, você consegue manter a vida útil dos equipamentos na média — pelo menos. 

Afinal,a lógica é simples: quanto melhor você cuidar do seu patrimônio, mais durável será o sistema e você vai poder utilizá-lo por décadas sem preocupar-se com a substituição de peças.

Só para você ter uma ideia: no geral, um inversor solar tem prazo estimado de 15 anos; as placas solares, de 25 anos ou mais. E todo o kit solar, até 40 anos.

Com a rotina planejada de manutenção do sistema fotovoltaico, você só tem a se beneficiar, portanto.

Leia também: Energy as a Service: o que é, benefícios e como aplicar

Quais os tipos de manutenção de usina solar?

Assim como acontecem com maquinários industriais ou mesmo automóveis, a manutenção da usina solar pode ser realizada de três maneiras:

  • manutenção preventiva;
  • manutenção preditiva;
  • manutenção corretiva.

Abaixo, vamos explorar os diferenciais de cada uma delas!

Manutenção preventiva

A manutenção preventiva é realizada conforme o seu nome sugere: em caráter preventivo.  Isso significa que você não precisa esperar por um problema para consertá-lo, mas programar, de modo antecipado, eventuais reparos para que os riscos de imprevistos sejam significativamente menores.

Manutenção preditiva

Por sua vez, a manutenção preditiva tem como objetivo a realização de tarefas de limpeza e manutenção conforme as especificações de cada componente.

Por exemplo: se determinada peça tem 5 anos de uso, aproximadamente, a manutenção preditiva permite que você identifique o melhor momento para trocá-la e, assim, garantir que o seu sistema permaneça operacional, eficiente e com o melhor desempenho possível e sem riscos de problemas.

Manutenção corretiva

Já a manutenção corretiva ocorre de modo reativo. Ou seja: após um problema. Acontece que isso tende a ser prejudicial porque impacta a rotina de geração de energia de modo imprevisto e, normalmente, um reparo corretivo tende a custar mais do que a substituição preventiva.

Como é a manutenção do sistema de energia solar?

Como é a manutenção do sistema de energia solar?

Você pode definir a melhor forma de lidar com a manutenção da sua usina solar. Contudo, o processo é rigorosamente similar independentemente da sua escolha.

Entenda melhor como isso acontece. Tudo começa com a limpeza de toda a estrutura de fixação do sistema e do ambiente de instalação. Em seguida, as placas solares.

Ao longo desse processo, uma análise minuciosa é realizada para diagnosticar qualquer tipo de dano que possa ter acontecido. E, assim, consertá-lo de modo preventivo.

Só aí, acontece a limpeza das placas solares com água corrente e equipamentos não abrasivos. Um pano umedecido é mais do que bem-vindo para remover resíduos, inclusive.

Saiba mais: O que é diagnóstico energético? Veja benefícios e quando fazer

Com qual frequência devo fazer a manutenção do meu sistema solar fotovoltaico?

Pergunta valiosa: em geral, a manutenção de uma usina solar ocorre de maneira programada uma vez ao ano. Mas isso não é uma regra: se a usina está localizada em uma área naturalmente atacada por resíduos (como poeira ou poluição), uma análise tem que ser conduzida para avaliar a necessidade de mais manutenções na rotina.

Saiba mais: entenda o que é a usina de solo 

Qual é a durabilidade de uma usina solar?

No geral, um kit de energia solar pode ter duração aproximada de 30 a 40 anos. Componentes, como a placa solar, podem chegar a 25 anos. Enquanto isso, o inversor solar tem validade aproximada de 15 anos.

Mas esse é um dos grandes trunfos da manutenção de uma usina solar para valorizar ainda mais o seu investimento: essa é uma boa prática fundamental para conferir longevidade ao seu equipamento e, assim, garantir total eficiência operacional ao sistema.

E, claro, o melhor desempenho esperado para agregar valor ao seu trabalho na geração e distribuição de energia elétrica por meio do sistema fotovoltaico.

Justamente por isso, você pode contar com o apoio de especialistas e ter ao seu dispor a melhor rotina de operação e manutenção.

É o que propõe o serviço O&M (sigla para Operação & Manutenção) da Maya Energy! Ficamos encarregados de conduzir todos os procedimentos de limpeza e conservação do seu patrimônio, para que ele mantenha sua eficiência máxima de desempenho, regularmente!

Qual é a durabilidade de uma usina solar?

São planos distintos e que podem se adaptar facilmente à sua rotina. Entre as soluções fornecidas, podemos destacar:

  • monitoramento de desempenho do sistema;
  • limpeza especializada de todo o equipamento;
  • manutenção preventiva, corretiva e preditiva;
  • seguro completo para usina solar.

Faça a melhor manutenção da usina solar com o nosso auxílio! Conheça os diferenciais da O&M da Maya Energy!

Conclusão

A manutenção da usina solar é um diferencial e tanto que permite a valorização do seu investimento nesse segmento. Afinal, é por meio dessas boas práticas, praticadas regularmente, que você consegue manter todo o sistema mais operacional, com o melhor desempenho possível e durável, até, contra todo tipo de imprevisto.

Conte conosco, também, para colocar em ação a rotina programada de manutenção da sua usina solar!

Quem somos?
Av. Prof. Mário Werneck, n°26 – 5º e 6º andar, Estoril – Belo Horizonte/MG
(31) 98306-0447
(31) 3995-2335
envelope linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram