lampada acessa - 10 Erros que você deve estar cometendo para não economizar na conta de luzO valor alto da conta de luz é uma das principais reclamações da população. Aumentos são recorrentes e a sensação é que fica cada vez mais difícil economizar no consumo de energia elétrica em casa. Por isso, veja agora 10 erros que você deve estar cometendo ao economizar na conta de luz

A reclamação é mais do que justa. Afinal, o aumento na conta de luz influencia diretamente no poder de compra do brasileiro e isso impacta a qualidade de vida das famílias.

Considerando que a maior parte da energia elétrica gerada no país ainda é proveniente de usinas hidrelétricas, um dos principais responsáveis por esse aumento na conta é o volume baixo de chuvas que alimentam esses reservatórios.

Uma saída viável e sustentável para o país é diversificar sua matriz energética. A energia solar, por exemplo, não depende de regimes de chuva, tem uma fonte ilimitada de energia e não polui o meio ambiente.

Mas e em casa? Como podemos diminuir os gastos com energia e pagar menos na conta de luz no final do mês? Vamos conhecer 10 erros que você deve estar cometendo para não economizar na conta de luz.

1 - Usar lâmpadas incandescentes em casa

Esse modelo de lâmpada consome energia demais e a durabilidade é baixa. Por anos elas foram as mais utilizadas, mas hoje em dia as lâmpadas de led e fluorescentes são as mais indicadas.

Para se ter uma ideia, uma lâmpada incandescente dura, em média, 4 meses, já as fluorescentes podem chegar a ter vida útil de 2 anos, e as LED até 17 anos. Além, é claro, da economia de energia que será sentida no final do mês quando a conta de luz chegar.

2 - Uso exagerado de máquina de lavar e ferro de passar

Esses equipamentos estão na maioria das casas, mas precisam ser usados com parcimônia para não impactar muito a conta de luz mensal. O erro é ligar a máquina ou o ferro para lavar ou passar poucas peças de roupa.

A maneira mais eficiente de utilizar esses eletrodomésticos é acumulando o maior número de peças de roupa possível antes de usá-los. Isso fará com que o uso da energia seja mais eficiente e você não os ligue inúmeras vezes no mês.

3 - Não aproveitar a luminosidade do sol

Se o dia está bonito, aproveite para realizar suas tarefas em ambientes claros e amplos. Isso fará com que você poupe a energia elétrica que seria utilizada para iluminar.

Por mais que pareça uma dica óbvia (talvez por isso mesmo), muita gente se esquece de usar o sol a seu favor. A conta de luz no final do mês agradece.

4 - Banhos muito quentes e demorados

É um consenso que o chuveiro elétrico é responsável por uma grande parcela da conta de energia elétrica em um domicílio. A resistência gasta muita energia e abusar dos banhos quentes irá influenciar diretamente o consumo. Na posição inverno o equipamento consome 30% mais energia.

Por isso, prefira banhos mornos ou frios e não demore tanto tempo neles. Uma ótima ideia, também, é optar por chuveiros aquecidos a gás ou com energia solar. Essas opções são bem mais econômicas e irão diminuir o consumo de energia elétrica drasticamente.

5 - Eletrodomésticos antigos

Sabemos que nem sempre é possível renovar os aparelhos de casa. Mas, quando isso for possível, é altamente recomendável. Eletrodomésticos mais antigos consomem mais energia elétrica, de modo geral, do que as suas versões atuais.

Vale a pena sempre conferir a etiqueta que eles apresentam, por determinação do Inmetro, indicando o gasto mensal em watts. Os aparelhos mais eficientes são classificados na categoria “A” e são esses que você deve priorizar se deseja economizar na conta de luz.

6 - Ar-condicionado instalado em lugares errados

O aparelho de ar-condicionado consome muita energia elétrica, mas posicioná-lo em um local inadequado vai gerar desperdício de energia e, logo, de dinheiro.

O ideal é que ele fique em locais mais altos dos cômodos, já que o ar quente tende a subir e o frio tende a descer. Além disso, é importante que não haja incidência direta de sol no aparelho, pois isso irá prejudicar muito a sua eficiência.

7 - Secar roupas atrás da geladeira

Um hábito tradicional nas famílias brasileiras é secar roupas na grade traseira das geladeiras. Se você quer economizar na conta de luz esse erro precisa ser corrigido.

As roupas atrás do aparelho o fazem funcionar de maneira sobrecarregada. Isso aumenta a quantidade de energia que ele utiliza para refrigerar e, logo, impacta o consumo de energia mensal. É importante deixar a grade livre para ventilar.

8 - Manter todos os equipamentos na tomada

Pode ser mais prático manter todos os aparelhos de casa conectados à tomada, mas essa não é a melhor opção quando se pensa em eficiência e economia de energia.

Uma dica é utilizar uma régua de tomadas com vários aparelhos. Isso tornará mais simples a tarefa de desligar todos os aparelhos, já que bastará retirar a régua da energia.

9 - Não implementar um sistema solar de captação de energia

Usar a energia solar é uma maneira ótima de diminuir a conta de luz no final do mês. Por mais que exista um custo inicial para instalação, em pouco tempo o valor investido retorna em forma de economia na energia elétrica.

Além de tudo, essa é uma alternativa muito mais ambientalmente correta e não consome recursos finitos do planeta, já que o sol é uma fonte de energia praticamente infinita.

10 - Fiação inapropriada

Um sistema elétrico antigo, mal instalado e inadequado também é uma fonte de desperdício de energia elétrica. Além disso, representa um risco para o imóvel e para os moradores. Tenha sempre a fiação e o sistema elétrico em dia e com boa manutenção.

Boa economia!

Seguindo todas essas dicas e evitando esses 10 erros ao economizar na conta de luz, certamente o seu consumo de energia elétrica irá diminuir e o seu bolso irá agradecer. Lembre-se de ficar atento à bandeira tarifária do mês em vigor, pois isso afeta diretamente o valor final a ser pago.

E tenha sempre em mente que optar pela energia solar é uma saída excelente para ajudar as suas finanças e o seu planeta. Se precisar de um orçamento para instalação de sistema solar fotovoltaico não hesite em nos procurar, acessando nosso site.

Av. Prof. Mário Werneck, n°26 – 5º e 6º andar, Estoril – Belo Horizonte/MG
(31) 98306-0447
(31) 3995-2335
envelope linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram