As soluções estão sendo criadas para aqueles que não podem ou não querem investir nesse tipo de tecnologia no momento, com o crescimento comercial das energias renováveis ​​no país - e no mundo. Esse é o caso do PPA de energia solar..

Neste post, discutiremos assim o modelo de energia solar PPA para ajudá-lo a entender como você pode entrar no mercado de energia sustentável sem fazer investimentos significativos e ainda economizar nos custos de eletricidade.

Boa leitura!

O que é um PPA?

Inicialmente, um Contrato de Compra de Energia (PPA) é um acordo formalizado por meio de um contrato, no qual o produtor de uma fonte de energia renovável negocia a compra e a venda de energia com seu consumidor. 

Em geral, o público-alvo de quem comercializa esse tipo de energia tem um perfil corporativo. Especialmente, grandes empresas que veem nos altos custos da energia elétrica um grande empecilho para o seu desenvolvimento sustentável.

Vale apontar, inclusive, que essa novidade já não é tão fresca assim quanto parece. O PPA de energia solar foi responsável por uma grande quantia de energia produzida, internacionalmente. A diferença é que, agora, o Brasil está acelerando o seu ingresso no mercado de diferentes maneiras — como é o caso do Mercado Livre de Energia, por exemplo.

Como o PPA funciona?

Vamos entender, agora, como funciona o PPA?

Basicamente, o acordo é selado entre as partes por meio de um contrato de longo prazo, normalmente, e que aponta características específicas da negociação, como:

Veja também: conheça os benefícios da energia solar para empresas

Quais são as categorias de Power Purchase Agreement?

Outra parte fundamental para a compreensão a respeito do funcionamento do PPA de energia solar é o tipo de categoria em que a injeção da energia será efetuada. Confira quais são, a seguir!

Onsite

PPA Onsite é o contrato firmado para que o fornecimento de energia elétrica ocorra por meio de um sistema fotovoltaico montado diretamente nas instalações do cliente e, em seguida, conectado à sua própria rede.

Portanto, cabe à desenvolvedora toda a implementação desse projeto e, com isso, o cliente gera energia sustentável e por um preço ainda mais competitivo.

PPA Offsite

Por sua vez, o PPA Offsite tende a estar ligado a:

Independentemente de qual seja, a solução é conectada à rede de transmissão ou de distribuição elétrica do país até alcançar o ponto de consumo dos clientes.

Como está o mercado PPA no Brasil?

Como está o mercado PPA no Brasil?

Internamente, o mercado de PPA de energia solar no Brasil vem crescendo. Especialmente, porque o sistema fotovoltaico alcançou, finalmente, popularidade suficiente para acelerar a busca e a implementação de soluções desse tipo em residências, comércios e indústrias.

Com isso, fica evidente que mais indivíduos estão cientes das vantagens da energia solar e, com tanta possibilidade de investimento e de consumo econômico dessa solução, o mercado inteiro só tem a se beneficiar disso.

Quais são as vantagens dessa estratégia?

Quais são as vantagens dessa estratégia?

Portanto, vale a pena entender quais são os pontos positivos que fazem a PPA de energia solar ser tão benéfica para os consumidores e também para os desenvolvedores. E para facilitar a sua compreensão abrangente sobre o tema, vamos separá-los para cada perfil:

Vantagens da PPA de energia solar para o consumidor

Vantagens da PPA de energia solar para o desenvolvedor

Assim, se você tem interesse em mergulhar fundo nesse tipo de solução, venha conhecer as soluções de fazenda de investimento da Maya Energy!

Trata-se de uma solução completa para você investir, podendo ser um projeto pré-planejado ou inteiramente flexível e personalizado para você investir quando quiser. Enquanto isso, a Maya se ocupa de administrar a usina solar e entregar a você os proventos mensais da solução — cuja rentabilidade média é de 2% a.m..

Com isso, você não precisa se preocupar com nada, além de rentabilizar e gerir o seu patrimônio a partir de uma oportunidade comercial que já foi abraçada pelo resto do mundo.

Clique aqui e saiba tudo sobre a fazenda de investimento da Maya Energy!

Conclusão

De fato, o PPA de energia solar é um modelo de contrato no qual uma das partes gera a quantidade de energia oriunda de fonte renovável para um cliente interessado.

Com isso, quem gera a energia consegue proporcionar a quantidade consumida de energia pelos seus clientes em potencial que, por sua vez, vão pagar menos pelo recurso.

Portanto, é uma oportunidade que, de maneira equilibrada, atende a todos os perfis de consumidores. Mas é perceptível o quanto grandes empresas podem reduzir bastante as despesas com energia elétrica por meio dessa solução.

De fato, conte conosco caso queira entender melhor como funciona o PPA de energia solar e as nossas próprias soluções de investimento!

Quem somos?
Av. Prof. Mário Werneck, n°26 – 5º e 6º andar, Estoril – Belo Horizonte/MG
(31) 98306-0447
(31) 3995-2335
envelope linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram