22 de janeiro de 2021

Franquia energia solar: 8 coisas que você precisa saber sobre esse investimento

Não há dúvidas que vivemos um período de transição no que diz respeito à utilização de energia pela indústria e pelo mercado. Com o surgimento e a expansão do mercado de energia renovável, os setores mais lucrativos têm agora opções para economizar e ainda investir em franquia solar e também em responsabilidade ambiental.

Por isso, o setor de franquia para energia solar fotovoltaica também está em grande expansão. Existem grandes expectativas para que o franchising cresça ainda mais nos próximos anos, desenvolvendo uma verdadeira revolução em energia.

Vamos mostrar então 8 coisas que você precisa saber sobre esse investimento em franquias de energia solar.

1. A energia solar leva uma enorme economia para as empresas

Instalando Painel Solar - Franquia de energia solar: 8 coisas que você precisa saber sobre esse investimentoMuito se fala sobre a economia que os sistemas de energia solar geram para residências e indústrias. Normalmente, as pessoas não duvidam disso, mas elas não fazem ideia do impacto que essa redução pode causar em uma empresa de médio ou grande porte.

Por isso, a principal razão para a adoção da energia solar é a economia de custos. Ela é maior do que se pode imaginar, pois os sistemas fotovoltaicos produzem energia imediatamente após o fim do projeto. Ou seja, no primeiro mês de operação já é possível ter a economia nas contas da luz.

2. Franquias têm mais chance de prosperar

Placas Solares - Franquia de energia solar: 8 coisas que você precisa saber sobre esse investimentoSegundo o Sebrae, 23% das empresas brasileiras vão à falência logo no segundo ano de funcionamento. É um dado que preocupa grande parte dos empreendedores que desejam começar um negócio. Contudo, esse número cai para 3,9% quando falamos de franquias, segundo pesquisa da Associação Brasileira de Franchising (ABF).

A razão para isso é a capacidade maior que as franquias têm de se manterem competitivas. Ela já possui um modelo de negócios, uma marca consolidada, um processo, um produto, um sistema de trabalho… Ou seja, ter uma franquia é ter mais chances de sucesso do que tentar abrir um negócio do zero.

3. O franchising cresce mesmo na crise

Placas Solares - Franquia de energia solar: 8 coisas que você precisa saber sobre esse investimentoMuitos empreendedores em busca de um investimento também acreditam que, por estarmos em crise, a franquia não pode ser um negócio que vai gerar lucro. Contudo, é importante notar que nesses momentos a franquia é um setor que cresce.

Além das pessoas que naturalmente querem começar negócios novos com a garantia do modelo pronto, há diversos profissionais capacitados no mercado. Muitos deles, inclusive executivos de alto escalão, foram demitidos pelo corte de custos. Com mais mão de obra à disposição das franquias, mais trabalho sendo executado e, por consequência, mais lucro. É por essa razão que em 2020, mesmo em plena pandemia, o setor cresceu 45% no primeiro semestre.

4. O mercado está em expansão

Movendo Placas Solares - Franquia de energia solar: 8 coisas que você precisa saber sobre esse investimento

Vamos seguir na esteira do tópico anterior, onde mencionamos um dado fundamental para entender o crescimento desse mercado. De acordo com a Associação Brasileira de Energia solar Fotovoltaica (ABSOLAR) foram 255 mil sistemas instalados e conectados em 2020.

Ou seja, a crise global pandêmica afetou pouco o setor de energia solar. Pelo contrário, ela evidenciou para os negócios a importância de ter redução de custos com energia renovável. A esperança é que até 2024 mais de 886 mil consumidores estejam utilizando sistemas de energia fotovoltaica.

5. O faturamento só cresce

Faturamento - Franquia de energia solar: 8 coisas que você precisa saber sobre esse investimentoO mercado é um dos mais promissores devido ao alto retorno. O faturamento dentro do setor costuma ser significativo em razão dos recursos abundantes. Dependendo do projeto de franquia e investimento, é possível lucrar até 1,5 milhão logo no primeiro ano.

Em virtude dessa grande oferta de projetos de energia fotovoltaica, os setores privados e públicos planejam projetos de mudança. Escolas, hospitais, prédios, empresas públicas e privadas, todos seguem um rumo de mudança, que ocasionará também uma maior demanda por projetos.

6. Rápido retorno do investimento

Retorno Energia Solar - Franquia de energia solar: 8 coisas que você precisa saber sobre esse investimentoComo já ficou claro, o setor de energia solar é um dos que oferecem caminhos mais seguros para expansão e lucro. Crescendo numa média de 200% ao ano no Brasil, ele dá muitos motivos para qualquer um investir de fato no negócio.

O retorno ao investir em franquia solar é bastante alto se o investidor tem a estratégia correta. O franqueador também oferece benefícios para o franqueado além da marca estabelecida e uma fatia desse mercado. Há a rede de distribuição, outros produtos e serviços, além de orientações e treinamentos para a empresa.

Além disso, a relação entre franqueador e franqueado tende a ser bastante forte, uma vez que o franqueado representa uma marca, e por isso o franqueado tem interesse em manter uma boa conexão.

Por essa razão o negócio de franquias de energia solar é promissor e a chance de sucesso é bastante alta.

7. Lei das Franquias

Lei Das Franquias - Franquia de energia solar: 8 coisas que você precisa saber sobre esse investimentoOutra razão para o crescimento do setor é a nova lei de franquias. O Brasil tinha uma lei de 1994 que regulava o setor, mas que foi substituída por um modelo que mais amplo e atual para os negócios.

Agora o relacionamento entre franqueador e franqueado é mais estruturado. Por exemplo, há o texto da Circular de Oferta de Franquia, que é o documento que fortalece o acordo entre franqueado e franqueador.

8. Potencial de crescimento

Paineis Solares - Franquia de energia solar: 8 coisas que você precisa saber sobre esse investimentoO Brasil é uma grande potência para a energia solar. Algumas regiões, em especial a do Nordeste, possuem alta incidência do sol. Por isso, as características climáticas do Brasil são excelentes para o crescimento do negócio.

Estima-se que a radiação média no Brasil é de 5.900 Wh m2 quilowatts-hora (kWh) por metro quadrado (m²) ao ano. Isso com pouca diferenciação ao longo do ano.

Na Alemanha, por exemplo, que é referência mundial em energia fotovoltaica, a incidência solar vai de 900 a 1250 kWh m². Isso significa que a estabilidade presente no Brasil oferece uma grande quantia de energia solar para o abastecimento ao longo dos meses.

Por essas razões podemos entender o porquê do crescimento das franquias de energia solar no Brasil. Mesmo em um momento delicado, de crise, com baixo investimento em tecnologia, o setor de energia solar cresce acelerado. E muito por causa da sua eficiência em oferecer excelentes projetos por um baixo custo, retorno rápido, economia e muito outros benefícios.

Com recursos infinitos vindo do sol é possível criar um grande negócio, e por isso as franquias são um excelente investimento. E você pode entrar no ramo de maneira mais simples possível.

A Maya Energy conta com diversos modelos de franquia que podem se adequar a diferentes projetos e negócio. De acordo com as necessidades do franqueado, ele pode iniciar seu empreendimento com investimento baixo e pouco custo de investimento. Caso queira conhecer mais, visite nosso site e confira nossas opções.

Quem somos?
Av. Prof. Mário Werneck, n°26 – 5º e 6º andar, Estoril – Belo Horizonte/MG
(31) 98306-0447
(31) 3995-2335
envelope linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram