Existem diversas maneiras de trabalhar com energia solar, e as usinas solares têm despertado o interesse de muitas pessoas e empresas, atualmente, por ser uma solução acessível, que agrega retorno financeiro em tempo hábil e, ainda, contribui para a popularização de uma fonte de energia infinita e sustentável. Mas, afinal de contas, qual é o custo de implantação de uma usina solar fotovoltaica?
Portanto, essa resposta pode ser alcançada por meio dos tópicos abaixo. Acompanhe-nos ao longo desta leitura, e aprenda as etapas e os custos associados para realizar a implantação segura e livre de imprevistos de uma usina de energia solar!
Como montar uma usina solar: etapas do projeto
Usinas solares são projetos robustos que geram uma grande quantidade de energia por meio de painéis fotovoltaicos. Trata-se, portanto, de um planejamento que envolve diferentes questões e que devem ser trabalhadas de forma integrada para que os obstáculos e imprevistos sejam significativamente menores ao longo do caminho.
Entenda, então, quais são as etapas de um projeto desses, e como isso se relaciona com o custo de implantação de uma usina solar:
- análise das dimensões apropriadas do terreno para que a usina solar consiga produzir a quantidade de energia necessária de acordo com os seus objetivos;
- estudo de prazo para o desenvolvimento do projeto — do papel à sua construção e entrega — porque isso afeta diretamente no usto de implantação de uma usina solar;
- projeção financeira dos rendimentos que a usina solar vai gerar.
Leia também: como calcular o prazo para o payback da energia solar?
Custos envolvidos na construção de usinas fotovoltaicas
Assim, abordando os custos de implantação de uma usina solar, especificamente, é importante abordar tudo aquilo que vai aumentar ou tornar enxuto o orçamento final do projeto.
Terreno para instalação
Falamos, acima, sobre o terreno. E as dimensões do lote estão intimamente relacionadas com a quantidade de placas fotovoltaicas e também toda a infraestrutura do sistema, como um todo, que vai acomodar a usina solar.
E, sem dúvidas, isso afeta o custo de implantação da sua usina solar. Por isso, é fundamental que os cálculos sejam todos realizados nessa etapa de planejamento, para que os números coincidam com suas expectativas, interesses e investimento também.
Saiba mais: aprenda mais sobre os créditos para energia solar
Módulos fotovoltaicos
De fato, os módulos fotovoltaicos têm grande parcela de responsabilidade na geração de energia por meio da captação de luz solar. E existem meios de avaliar o custo geral disso tudo a partir do tipo de tecnologia aplicada nos módulos e também nos custos associados com o processo de instalação em si e também nos custos indiretos.
Falaremos sobre cada um deles logo adiante.
Componentes de hardware
Aqui, você deve considerar uma série de itens, como:
- hardwares;
- componentes elétricos, como cabos, conectores,
- sistema de fundação do sistema;
- material necessário para a instalação do inversor;
- grades, câmeras e sistemas de segurança;
- sistemas de monitoramento e de monitoramento meteorológico.
Custos de instalação
Aqui, você deve analisar os serviços que vão colocar em prática todo o investimento gerado para a idealização e a execução do seu projeto de usina solar.
Para tanto, podemos incluir nesses custos de instalação alguns aspectos específicos, como:
- construção do projeto e de todas as instalações físicas;
- acessos internos através da usina solar;
- preparação para o cabeamento;
- instalação e montagem do sistema;
- instalação do inversor e das placas solares;
- instalação dos componentes do grid;
- instalações elétricas;
- inspeção em todas as etapas do projeto;
- supervisão ao longo da construção;
- inspeções de segurança e saúde.
Viu como o custo de implantação de uma usina solar envolve diferentes disciplinas, especializações e etapas do projeto de modos distintos e, paralelamente, integrados?
Custos indiretos
Os custos indiretos (ou soft costs) são aqueles que aparecem de maneira complementar, no custo de implantação de uma usina solar. E podemos citar alguns itens como exemplos, confira a seguir:
- aplicações de incentivo;
- custos relacionados à conformidade do projeto dentro das respectivas políticas de suporte;
- custos de licenças necessárias para todas as partes do projeto de construção, assim como de operação da usina solar;
- custos relacionados aos regulamentos ambientais;
- levantamentos ecológicos;
- análises estruturais;
- topógrafos;
- projeto conceitual e detalhado;
- preparação de documentação;
- prospecção e aquisição de clientes.
Basicamente, estamos falando de todo tipo de custo de financiamentos necessários para o desenvolvimento e construção do sistema fotovoltaico.
Despesas operacionais
Despesas operacionais também acontecem em todas as etapas do projeto, desde o planejamento — e posteriormente, quando o sistema inteiro já estiver em uso.
Bom exemplo disso são as despesas aplicadas para a manutenção do sistema fotovoltaico, conferindo, com isso, mais tempo de vida útil dos componentes e também menos problemas e imprevistos ao longo dos anos (considerando que as placas fotovoltaicas podem durar cerca de 25 anos ou até mais).
Saiba mais: aluguel de usinas solares — todas as opções explicadas!
Invista em sua própria fazenda solar com Maya Energy
Viu como dá para precisar um custo de implantação de uma usina solar? Mas é claro que você não precisa fazer isso tudo por conta própria. Pelo contrário: existem empresas como a Maya Energy que respiram e transpiram energia solar e podem colocar o seu projeto em prática e lucrar da maneira que você sempre idealizou.
Por isso, temos que perguntar: você deseja investir na sua usina solar?
A Maya Energy pode te ajudar! Trabalhamos em auxílio dos seus objetivos participando ativamente do projeto à sua administração. Saiba mais!