18 de julho de 2023

Energia solar na avicultura: vantagens e como investir

Energia solar na avicultura é uma das mais rentáveis entre as diversas fontes de energia e vem sendo utilizada em diversas atividades econômicas, destinadas à criação de aves para a produção de diversos alimentos.

Quer saber mais? Leia o texto.

Energia Solar na Avicultura

Neste artigo, explicaremos como a energia solar pode ser aproveitada na avicultura, quais as suas principais vantagens e por que é importante buscar um fornecedor bem-visto no mercado e que atue na região em que você e sua empresa se encontrem.

O que é Avicultura e Como a Energia Solar é Usada Nela?

A avicultura é o cultivo de aves para que seja possível que elas procriem e acabem gerando lucros para seus cuidadores de alguma forma. O uso de energia solar na avicultura vem se tornando cada vez mais comum, apesar de ainda ser novidade.

A energia solar produzida por um sistema fotovoltaico, além de abastecer equipamentos elétricos pesados, também ajuda a proporcionar maior conforto para as aves. Isso porque, por meio da energia solar, é possível controlar a temperatura do local onde as aves moram.

Essa questão é muito importante para garantir a sobrevivência da granja, já que diversos equipamentos grandes são necessários para a manutenção do espaço. Grandes ventiladores, além de outros aparelhos, são necessários para garantir boas condições para os animais do local.

O abastecimento, geralmente com energia elétrica da rede convencional, é oneroso. Por isso, ter fontes alternativas de geração de energia pode fazer tanta diferença. Assim, a energia solar serve para abastecer toda uma granja, representando excelente economia para os agricultores.

Benefícios da Energia Solar para Avicultura

A utilização de energia solar na avicultura apresenta diversos benefícios. Alguns deles são:

1. Economia Financeira

A energia solar pode ser até 90% mais barata do que a energia elétrica comumente utilizada. Além disso, a energia solar serve para abastecer toda uma granja, representando excelente economia para os agricultores.

2. Geração de Créditos de Energia Solar

Caso não utilize toda a energia gerada pelos painéis solares, é possível gerar créditos, que representam economia futura.

3. Imunidade às Bandeiras Tarifárias

As bandeiras vermelha e amarela não afetam o preço da energia gerada por fonte solar.

4. Conforto Térmico para as Aves

A energia solar ajuda a proporcionar maior conforto para as aves, já que é possível controlar a temperatura do local onde elas vivem.

Onde as Placas Podem ser Instaladas nas Granjas?

Os tetos que tenham estrutura suficiente para suportar o peso dos painéis solares são os melhores locais. Desde que nenhuma sombra seja feita sob os equipamentos durante o dia, o espaço deve ser aproveitado para que o máximo de energia fotovoltaica seja gerado.

Os espaços onde a ocorre a captação da luz solar devem ser bem planejados, além de contar com a assistência de um profissional para que a instalação seja feita da forma correta, favorecendo eficácia e segurança.

Como Investir em Energia Solar na Avicultura?

Para investir em energia solar na avicultura, é importante buscar um fornecedor bem-visto no mercado e que atue na região em que você e sua empresa se encontrem.

Além disso, é importante avaliar o tamanho do sistema fotovoltaico necessário para abastecer a granja de acordo com a demanda de energia elétrica necessária.

Portanto, a instalação do sistema fotovoltaico deve ser realizada por profissionais capacitados, que possuam conhecimento técnico específico sobre a instalação e manutenção dos equipamentos.

Vantagens da Energia Renovável na Avicultura

Vantagens da Energia Renovável na Avicultura

A energia renovável apresenta diversas vantagens na avicultura, como a redução do impacto ambiental e menor custo de produção.

Com a utilização de fontes de energia renovável, como a solar, é possível reduzir a emissão de gases de efeito estufa e diminuir a pegada de carbono da granja.

Além disso, a utilização de energia solar na avicultura traz maior independência energética para os agricultores, reduzindo a dependência de fontes de energia mais caras e sujeitas a variações de preço.

Conclusão

A energia solar é uma ótima opção para quem deseja investir em fontes de energia renovável na avicultura. Seus benefícios são muitos, como a economia financeira, geração de créditos de energia solar, imunidade às bandeiras tarifárias e conforto térmico para as aves.

Além disso, a utilização de energia solar na avicultura traz vantagens ambientais e econômicas, como a redução do impacto ambiental e menor custo de produção.

Assim, para investir em energia solar na avicultura, é importante buscar um fornecedor bem-visto no mercado e que atue na região em que você e sua empresa se encontrem.

Leia também: http://mayaenergy.com.br/fazenda-solar-quais-os-beneficios/

Quem somos?
Av. Prof. Mário Werneck, n°26 – 5º e 6º andar, Estoril – Belo Horizonte/MG
(31) 98306-0447
(31) 3995-2335
envelope linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram