Nossa jornada incluirá o detalhamento da nova legislação de energia solar como um marco promissor nessa transição, com o potencial de criar empregos verdes, apoiar a recuperação pós-COVID-19 e oferecer oportunidades de negócios limpos 1. A energia solar não só ilumina casas em favelas e energiza cozinhas com soluções sustentáveis mas também traz esperança para muitos através de sistemas de ar condicionado mais eficientes e acessíveis, marcando uma verdadeira transformação energética em nosso país 2 5.
Contexto Atual da Transição Energética no Brasil O crescimento da energia solar no Brasil tem sido um vetor de transformação econômica e ambiental, destacando-se por: – Geração de Empregos: Mais de 240.000 postos de trabalho foram criados no setor de energia solar, refletindo o potencial de desenvolvimento econômico sustentável associado a essa fonte energética 6. – Condições Favoráveis e Desafios Políticos: O Brasil possui condições climáticas ideais para a exploração da energia solar, porém, enfrenta desafios em termos de políticas de apoio. – Incentivos para Geração Distribuída: Desde 2012, com a Resolução Normativa (REN) 482 da ANEEL, os cidadãos brasileiros têm sido incentivados a gerar sua própria energia,
A partir de janeiro de 2023, com a implementação da Lei da Energia Solar, os produtores de energia solar devem pagar uma taxa às distribuidoras de energia elétrica. Essa taxa é um reconhecimento pelo uso da infraestrutura de transmissão, ou seja, pelos fios que transportam a energia até os consumidores.
Para efetuar a transição energética, é recomendável diminuir o consumo de energia elétrica. Isso pode ser alcançado através da utilização de lâmpadas de baixo consumo e sistemas de controle de iluminação inteligentes, bem como optando por aparelhos com alta eficiência energética e baixo impacto ambiental, classificados como A+++. Apesar do investimento inicial ser um pouco mais elevado, o custo é compensado ao longo do tempo com a economia gerada no consumo de energia.