Vender a energia gerada pela Usina Solar

Muitos proprietários de usinas solares, com a crescente busca por alternativas mais sustentáveis, estão se perguntando se é possível vender a energia gerada por seus sistemas fotovoltaicos, já que a energia solar ganha cada vez mais destaque no Brasil e no mundo. Quer saber se é possível Vender a energia gerada pela Usina Solar? Leia o texto até o final.

Neste artigo, vamos explorar essa questão e fornecer todas as informações necessárias sobre a venda de energia solar.

O que é energia solar?

A energia solar obtém energia da luz e do calor do sol. Os painéis solares fotovoltaicos convertem a energia solar em eletricidade que alimenta residências, empresas e indústrias.

Portanto, os proprietários de residências podem gerar sua própria eletricidade de forma limpa e econômica instalando um sistema fotovoltaico.

Vantagens de gerar energia solar

A geração de energia solar oferece benefícios econômicos significativos, além de ajudar a reduzir as emissões de gases de efeito estufa e combater as mudanças climáticas.

Redução na conta de luz

A geração de energia solar oferece a principal vantagem de reduzir as contas de eletricidade. Os proprietários de usinas solares podem diminuir significativamente seus custos de eletricidade produzindo sua própria eletricidade, com a redução podendo chegar a 95% na conta mensal.

Geração de créditos de energia

Os sistemas fotovoltaicos não apenas reduzem as contas de eletricidade, mas também geram créditos de energia.

Contribuição para o meio ambiente

Primeiramente, ao optar pela energia solar, os proprietários de usinas reduzem a dependência de fontes de energia não renováveis, como carvão e petróleo, ajudando assim a obter uma geração de eletricidade sustentável. Além disso, a energia solar não emite poluentes atmosféricos e não contribui para o aquecimento global.

É possível vender a energia gerada pela usina solar?

Os proprietários de usinas solares têm como uma das principais dúvidas o fato de poderem vender a energia gerada por seus sistemas fotovoltaicos. A resposta a essa pergunta depende de uma série de fatores.

Regulamentação da venda de energia solar

A ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) regulamenta a venda de energia solar. De acordo com a Resolução Normativa nº 687 da ANEEL, os sistemas fotovoltaicos instalados em residências, comércios e indústrias destinam-se exclusivamente à compensação do consumo de eletricidade.

De fato, a usina solar não pode vender a energia que gera diretamente a outras pessoas ou empresas. Entretanto, veremos a seguir como essa energia excedente pode ser usada de outras maneiras.

Compensação de energia

Os proprietários de usinas solares usam os créditos gerados pela energia excedente para reduzir o consumo durante os períodos de menor produção por meio do mecanismo de compensação de energia. Eles trocam energia com a concessionária de eletricidade para esse fim.

Desse modo, quando a usina solar produz mais energia do que consome, ela injeta o excedente na rede elétrica e o converte em créditos de energia. Os usuários podem usar esses créditos para compensar o consumo durante períodos de baixa produção, como dias nublados ou à noite.

Vender a energia gerada pela Usina Solar

Geração compartilhada

A geração compartilhada é outra opção para utilizar a energia excedente gerada pela usina solar. Nesse modelo, outras propriedades registradas no mesmo CPF ou CNPJ que o proprietário da usina solar podem usar os créditos de energia.

De fato, sob a mesma propriedade, essa modalidade permite direcionar o excedente de energia para outras propriedades, como por exemplo, residências secundárias ou empresas do mesmo proprietário. Dessa forma, é possível maximizar a energia gerada pela usina solar e obter benefícios econômicos em diferentes locais.

Venda de energia para o mercado livre

O proprietário da usina solar pode participar do mercado de energia livre, vendendo a energia gerada diretamente a consumidores livres, como indústrias e grandes empresas.

Desse modo, para atuar no mercado livre de energia, é preciso se associar à CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica) e seguir as regras e os regulamentos estabelecidos pela ANEEL. Esse tipo de venda de energia exige maior investimento e envolve a participação em leilões e a negociação com os consumidores.

Vender a energia gerada pela Usina Solar

Conclusão

Assim, a ANEEL regulamenta a venda de energia gerada por usinas de energia solar, o que permite diferentes formas de utilização da energia excedente. Opções como a compensação de energia e a geração compartilhada permitem o uso de créditos para reduzir o consumo em períodos de menor produção ou para direcionar a energia para outras propriedades do mesmo proprietário.

Portanto, os proprietários de usinas solares podem vender energia solar diretamente aos consumidores livres no mercado livre de energia, contribuindo para a sustentabilidade e reduzindo a dependência de fontes de energia não renováveis, além de potencialmente gerar renda adicional com a regulamentação adequada e o monitoramento dos padrões estabelecidos.

Clique aqui e faça um orçamento gratuito.

Av. Prof. Mário Werneck, n°26 – 5º e 6º andar, Estoril – Belo Horizonte/MG
(31) 98306-0447
envelope linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram