29 de junho de 2023

Unidade consumidora: o que é, importância e como encontrar?

Unidade consumidora é apenas uma das diversas informações contidas na sua conta de luz, e acredite: todas elas possuem uma finalidade específica e podem ser de grande ajuda para você.

Esse é, inclusive, um tipo de registro que faz toda a diferença para identificar a sua instalação elétrica. Sem falar em sua importância para uso em casos de compensação de energia por meio do uso do sistema fotovoltaico (energia solar).

E como nem todos sabem o que é uma unidade consumidora e para que ela serve, preparamos este post. Siga com esta leitura e aprenda tudo sobre o assunto, conosco!

Unidade consumidora: o que é?

A unidade consumidora (ou UC ou, ainda, o número de instalação) é um registro que aparece em toda conta de luz. Nela, estão representadas todas as instalações elétricas de um só consumidor. 

Por exemplo: cada unidade de um condomínio de apartamentos possui a sua própria UC. O mesmo vale para shoppings center, prédios comerciais e imóveis residenciais. Todos têm o seu próprio registro, identificado pela unidade consumidora.

Não à toa, a comparação mais popular de uma UC é com o documento de identidade (RG) de um cidadão. Simples de entender, né?

Para que serve a unidade consumidora?

A aplicação mais prática para a UC é a avaliação individual de consumo, considerando:

  • histórico de registro;
  • faturas;
  • pedidos (abertos, pendentes e concluídos).
  • que estão relacionados a tal número.

Como também adiantamos, é por meio da unidade consumidora que se avalia os meios de compensação de energia aplicados em um equipamento de energia solar.

E isso tudo só acontece com precisão porque exige uma UC para cada imóvel. 

Além disso, auxilia significativamente para as distribuidoras de energia elétrica realizarem um serviço continuamente ágil e em constante desenvolvimento. Tudo porque eles conseguem apontar, diretamente, as necessidades de cada cliente sob sua responsabilidade.

Onde encontramos a UC na conta de energia?

A posição da UC varia de acordo com a distribuidora e o design da sua fatura de energia elétrica. Mas é bem simples de identificá-la, considerando que o número vem acompanhado de sua descrição, que pode ser:

  • unidade consumidora;
  • número da instalação.

E vale adiantar que esse é um número que você pode querer ter à mão. Afinal, é por meio da “identidade” da sua instalação elétrica que a distribuidora vai ter acesso às informações desejadas e poder realizar um serviço adequado e direcionado à sua propriedade.

Só tenha em mente, então, que o número da UC pode ser encontrado em locais distintos da sua conta de luz. No caso da Cemig, por exemplo, a unidade consumidora pode ser localizada na parte superior (no canto direito) da sua fatura.

Leia também: existe aluguel de energia solar? Descubra, aqui, como funciona

Como descobrir a unidade consumidora pelo CPF?

Além da análise da sua conta de luz, você pode descobrir a unidade consumidora pelo CPF. E, para isso, você só precisa entrar em contato com a distribuidora de energia elétrica, identificar-se e solicitar o número de identificação da sua instalação elétrica.

Mas para facilitar ainda mais o seu trabalho, resolvemos reunir as possibilidades de identificação da sua UC logo a seguir.

Como descobrir a unidade consumidora pelo CPF

Veja, abaixo, quais são as principais formas para descobrir a unidade consumidora pelo CPF com a Cemig:

  • sua fatura antiga certamente tem a UC ilustrada no campo designado número da instalação (lembrando que número da instalação e unidade consumidora se referem à mesma coisa);
  • no site da Cemig. Tudo o que você precisa fazer é criar um cadastro para poder acessar o seu perfil na página da distribuidora e, assim, encontrar o registro da sua unidade consumidora;
  • telefone. Entre em contato com a central de atendimento da Cemig (a Cemig Atende) por meio dos seguintes números: 116 (caso você esteja dentro do estado de Minas Gerais) ou 0800 721 0116, caso esteja em outro estado;
  • você pode se dirigir a uma agência física da Cemig e solicitar a um atendente por lá (importante: tenha seus documentos de identificação à mão);
  • aplicativo Cemig Atende — disponível para os sistemas operacionais Android e iOS.

Saiba mais: seguro de energia solar: entenda o que é e como funciona

O que a unidade consumidora e a energia solar têm a ver?

Como falamos nos tópicos anteriores, a unidade consumidora é o que distingue cada propriedade. Isso vale tanto para residências quanto para condomínios e prédios comerciais, entre outros tipos de imóveis.

O que a unidade consumidora

E, no caso da energia solar, é por meio da UC que é possível direcionar os créditos de energia solar para as respectivas unidades. Sem falar que a unidade consumidora se torna uma parte elementar para equacionar a distribuição e compensação devida para cada propriedade.

É, inclusive, o tipo de registro que é usado para áreas com Múltiplas Unidades Consumidoras. É o que acontece, por exemplo, em condomínios residenciais ou comerciais. Até por isso, vale a pena ter por perto um auxílio especializado para garantir total conformidade e precisão nesse trâmite e na gestão energética do sistema fotovoltaico.

Esse é o seu caso? Então, clique aqui e fique por dentro de todos os diferenciais do serviço de Operação & Manutenção da Maya Energy!

Conclusão

A unidade consumidora (ou UC) é também conhecida como número da instalação.

É por meio desse número de registro que você consegue direcionar todos os assuntos desejados com a sua distribuidora de energia elétrica. E, inclusive, é a identidade da sua propriedade para assuntos complementares à questão, como a instalação e a gestão do seu sistema fotovoltaico.

Também mostramos, ao longo do artigo, onde você pode encontrar o número da sua unidade consumidora e os meios para identificá-la, caso não tenha sua conta de luz à mão.

Conte conosco, então, caso esteja pensando em qualificar ainda mais a sua gestão em propriedades com múltiplas unidades consumidoras para garantir eficiência à compensação de energia sem nenhum risco de erros e outros imprevistos!

Quem somos?
Av. Prof. Mário Werneck, n°26 – 5º e 6º andar, Estoril – Belo Horizonte/MG
(31) 98306-0447
(31) 3995-2335
envelope linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram