Painel solar resiste à chuva de ranizo? Moramos em um país tropical, com predominância de clima quente e ensolarado, onde as chuvas de granizo ocorrem com baixa frequência.
No entanto, por mais que não seja muito frequente, em algumas ocasiões o forte calor acaba provocando chuvas de granizo.
Diante disso, é natural que você que possui ou pretende investir na instalação de um sistema solar fotovoltaico fique preocupado com os possíveis estragos que o granizo poderia provocar nos painéis.
Afinal, será que os painéis solares são capazes de resistir aos impactos das pequenas pedras de gelo em uma chuva de granizo? Isso é o que vamos descobrir na sequência desse conteúdo.
O que é granizo?
O granizo é formado quando a umidade nas nuvens se congela em partículas de gelo que são sopradas por ventos fortes. A maioria das pedras de granizo mede aproximadamente até 2 cm, mas podem chegar a medir até 15 cm de diâmetro, em casos raros.
Nas condições mais severas, o granizo tem a capacidade de danificar aviões, casas e carros, podendo ser letal para pessoas desabrigadas durante uma tempestade desse tipo.
Sem surpresas, como são instalados em grandes áreas descobertas ou no telhado das casas e empresas, os painéis solares também são suscetíveis a serem atingidos por granizo.
No entanto, a boa notícia, é que sabendo dessas condições os fabricantes desenvolvem os painéis solares em materiais que os tornem resistentes a diferentes tipos de intempéries, dentre eles, as chuvas de granizo.
Painel solar resiste à chuva de granizo? Veja como funciona o teste
Os painéis solares são projetados para serem duráveis ??e rigorosamente testados para resistir ao granizo. Eles são construídos para suportar as várias condições climáticas.
As empresas que atuam na fabricação de painéis solares utilizam um teste chamado “Solar Hail Impact ” ou “Solar Hail Test”, cujo objetivo é avaliar o efeito do impacto de pedras de granizo nos painéis, simulando tal condição climática com o uso de máquinas especialmente desenvolvidas para este fim.
O teste para verificar a resistência dos painéis nas chuvas de granizo funciona da seguinte forma:
- O painel solar em teste é montado em um eixo vertical, posicionado em frente ao equipamento que realiza o teste;
- Na sequência, a máquina dispara pedras de granizo artificial em diferentes ângulos e velocidades na direção do painel;
- Por fim, especialistas avaliam os resultados do teste e o nível de resistência dos painéis.
Sabendo disso, você pode ficar mais tranquilo e livre das dúvidas, pois o seu painel solar resiste à chuva de granizo.
Do que são feitos os painéis solares?
Os painéis solares são feitos de materiais semicondutores que usam a energia solar para gerar eletricidade limpa.
O material semicondutor mais comum de um painel solar fotovoltaico é o silício, que pode ser do tipo cristalino ou amorfo.
Durante a fabricação dos painéis, uma coleção de pequenas células de silício formam um módulo fotovoltaico de silício, que posteriormente é montado em uma moldura (geralmente feita de alumínio) e coberto com camadas de vidro temperado encapsulante.
As barreiras de vidro temperado fornecem proteção contra danos externos, como granizo, chuva e poeira, pois é considerada quatro a seis vezes mais resistente que um vidro normal.
Painéis solares de boa procedência e qualidade utilizam vidro temperado de 3 a 5 mm de espessura que estão preparados para resistir às chuvas de granizo.
Sendo assim, podemos concluir que as chuvas de granizo não devem ser um problema importante em um sistema fotovoltaico moderno.
Os painéis solares são projetados para resistir a chuvas de granizo, e além disso, são testados em laboratório antes de serem comercializados e instalados.
Por isso, fique tranquilo: seu painel solar resiste à chuva de granizo.
Painel solar resiste a chuva de granizo: Conheça a certificação IEC 61215
A IEC 61215 é a norma internacional que indica os requisitos de aprovação e certificação dos módulos fotovoltaicos quando a sua durabilidade, resistência e qualidade.
A IEC é uma organização global líder que desenvolve padrões internacionais baseados em consenso para diferentes tecnologias elétricas. Esses padrões são desenvolvidos com base na experiência de campo e são atualizados regularmente.
Por sua vez, a IEC 61215 é a norma que deve ser aplicada a todos os módulos de placas solares.
Os testes previstos na IEC 61215 simulam diversas condições, submetendo os módulos a testes específicos que medem aspectos ambientais, de desempenho, mecânicos e de segurança do painel solar.
Ao todo, são 21 testes, dentre eles os que verificam a resistência dos painéis solares ao impacto das chuvas de granizo.
Conheça os testes:
- Inspeção visual;
- Determinação da potência máxima;
- Teste de resistência de isolamento;
- Medição dos coeficientes de temperatura;
- Desempenho em STC;
- Desempenho em baixa irradiância;
- Teste de exposição ao ar livre;
- Teste de resistência a pontos quentes;
- Teste de pré-condicionamento aos raios UV;
- Teste de ciclagem térmica;
- Teste de congelamento e umidade;
- Teste de calor úmido;
- Teste de robustez das terminações;
- Teste de corrente de fuga em condições úmidas;
- Teste de carga mecânica estática;
- Teste de granizo;
- Teste do diodo de bypass;
- Teste de estabilização;
- Teste de carga mecânica cíclica (dinâmica);
- Teste de degradação induzida por potencial;
- Teste de curvatura.
No teste de granizo, o requisito é que os painéis solares resistam a pedras de gelo que variam de 25 mm de diâmetro a 75 mm de diâmetro, lançadas em velocidades que variam de 23m/s a 39,5m/s.
Por fim, os painéis só são aprovados e certificados quando resistem às condições extremas dos testes aos quais são submetidos.
Solicite um orçamento sem compromisso para instalação de painéis solares
Agora que você já sabe que o painel solar resiste à chuva de granizo, aproveite para solicitar um orçamento sem compromisso com a Maya Energy.
Investindo em painéis solares você pode garantir uma economia de até 25% em sua conta de luz residencial ou empresarial.
Não perca mais tempo, garanta sua economia! Clique aqui e faça um orçamento sem compromisso.