11 de abril de 2023

Existe aluguel de energia solar? Descubra o que é e como funciona!

O aluguel de usinas de energia solar é uma realidade que permite que você se beneficie do uso de uma fonte de energia renovável adaptada às suas necessidades e objetivos de diversas maneiras.

Mas como isso funciona na prática?

Aí está um assunto que rende dúvidas de muitas pessoas. Por isso, nos tópicos abaixo vamos responder às principais perguntas que recebemos diariamente sobre o aluguel de energia solar. Confira!

É possível alugar energia solar? Entenda as opções existentes!

Devemos primeiro falar sobre o uso do sistema fotovoltaico em si para explicar melhor o aluguel de energia solar. Isso porque, embora residências, comércios e indústrias possam ter acesso a ele, o sistema requer uma instalação adequada em uma área.

O aluguel de energia solar pode se tornar uma realidade mais do que bem-vinda, e nem sempre a propriedade é tão grande quanto você gostaria.

Portanto, é possível alugar energia solar, sim, e de diferentes maneiras. Mas os benefícios são os mesmos, independentemente de qual seja a sua decisão, como:

  • economia na conta de luz;
  • uso de energia de uma fonte infinita e renovável;
  • participação no investimento de soluções sustentáveis.

Entendendo a geração distribuída de energia

Para começarmos a avançar no assunto, entenda primeiro a distinção entre os tipos de geração distribuída de energia. Por meio deles, fica mais fácil entender o impacto positivo do aluguel de energia solar e as possibilidades de aproveitamento no segmento.

Veja, a seguir, o que diferencia os principais tipos de geração distribuída de energia:

Ou seja: são situações distintas e que agregam mais economia, mas de maneira individualizada ou coletiva.

Como funciona a geração distribuída?

O funcionamento da geração distribuída de energia pode ocorrer de diferentes maneiras conforme o modelo de sua preferência. Pois, como vimos anteriormente, isso deve acontecer nas modalidades de geração na unidade consumidora, por meio da geração compartilhada, do autoconsumo remoto ou, ainda, entre empreendimentos com múltiplas unidades consumidoras (como condomínios).

O que vale para esse negócio prosperar é que as unidades devem estar na mesma propriedade ou em áreas contíguas, ou que sejam, ainda, de proprietários da mesma titularidade. 

A partir daí, os consumidores podem negociar o contrato com quem oferece o aluguel de energia solar para, então, entrar em vigor assim que as assinaturas e trâmites sejam resolvidos.

Como funciona o aluguel de imóvel para usinas fotovoltaica?

Existe também outra possibilidade, que consiste no aluguel de energia solar por meio de usinas fotovoltaicas

Nesses casos, você pode alugar o espaço de sua propriedade — com base na Lei do Inquilinato. Assim, é possível firmar um contrato entre as partes que define a propriedade da usina, de um lado, e o benefício de quem concedeu o terreno para o aluguel de energia solar por meio do usufruto da energia gerada.

Para tanto, existem diversas burocracias e condições necessárias para análise e a posterior realização desse modelo de contrato. Abaixo, vamos falar mais sobre elas.

Contrato de locação de imóvel

Nesse contrato, são definidos o locador e o locatário e também os direitos de uso do espaço e também da energia gerada por meio dos painéis do seu sistema de energia solar. Além de fatores decisivos que devem ser acordados entre as partes, como:

  • preço do aluguel;
  • fixação do locatário no imóvel (o prazo de duração da locação);
  • assinaturas de todos os responsáveis;
  • cessão da locação.
  • garantias;
  • ações processuais.
Aluguel de usinas solares

Dados, enfim, que são de grande relevância para evitar qualquer conflito que não tenha uma cláusula prevista e que vai agregar segurança para todas as partes.

Contrato de arrendamento rural

Esse modelo de contrato focado em regras específicas para o setor agrário (para atividades agropecuárias e agroindustriais, portanto). O que inclui, por exemplo, a necessidade comercial ou industrial do ramo para gerar e distribuir energia por meio dos painéis solares.

É de se imaginar, portanto, que os fatores contratuais e todo tipo de questão associada tem particularidades do segmento e que devem ser observadas detalhadamente.

Contrato de comodato (aluguel de telhado)

O contrato de comodato de imóvel é tratado como um empréstimo de coisa não fungível — e que está regido pelo Código Civil. Aqui, portanto, ele tem a característica principal de ser celebrado gratuitamente — havendo a exigência de contraprestações, ele pode se descaracterizar de maneira automática.

Quais as vantagens do aluguel de energia solar?

Como você deve imaginar, o aluguel de energia solar é uma alternativa cheia de benefícios e recursos que se adaptam a diferentes perfis.

E, para provar isso para você, vamos mostrar algumas dessas vantagens tanto para quem aluga quanto para quem é o proprietário do terreno que acomoda uma usina solar. Confira!

Vantagens para quem vai alugar energia solar

  • não é necessário investir todo o dinheiro cobrado para a instalação de um sistema fotovoltaico;
  • investimento seguro.

Para quem é o dono do terreno

  • não são necessárias muitas (ou grandes) mudanças estruturais no terreno;
  • consegue gerar frutos financeiros mesmo se o terreno estiver em desuso;
  • contribui com a geração de energia limpa.

Assim, nesse ínterim, vale apontar outra opção de aluguel de energia solar, que consiste em alugar o seu telhado para isso. 

Aluguel de usinas solares

E como funciona: você concede a sua estrutura disponível para a implementação de um sistema fotovoltaico e, com isso, recebe frutos financeiros oriundos desse contrato.

Afinal, como escolher o tipo de contrato de aluguel de energia solar ideal?

É difícil apontar que um modelo apenas tem todas as características ideais para todo tipo de projeto fotovoltaico. O aluguel de energia solar se dá como uma atividade flexível e diversificada para poder ser adaptada diante das características de um projeto.

Existem, ainda, modelos simples e outros com elevado grau de complexidade. Ter uma empresa especializada no auxílio, na orientação ou mesmo na condução de todas as particularidades de uma usina solar é o mais recomendado.

Assim, evita-se prejuízos, desperdícios e imprevistos que tomam tempo, dinheiro e também a paciência de ambas as partes.

Para favorecer ainda mais quem está considerando o aluguel de energia solar, podemos falar sobre as fazendas solares — algo que a Maya Energy oferece e é especialista!

Veja só: em uma fazenda solar da Maya Energy, os clientes da fazenda podem obter economia de até 15% na conta de energia, de forma vitalícia, enquanto o investidor de fazendas solares podem acumular rendimentos de 2,0% a 3,5% mensalmente*.

Rentabilização de usinas construídas para investimento

Vale a pena analisar outros pontos indispensáveis e que estão relacionados, aqui, à rentabilização de usinas para quem as constrói pensando em investimento. Confira!

Locação de equipamento de geração

O contrato de locação de equipamentos prevê, conforme determinação da ANEEL, que a locação ou o arrendamento de terrenos ou propriedades não gere remuneração em reais por unidade de energia elétrica (ou R$/kWh).

Mas sobre a locação de equipamentos, especificamente, existe a exceção que possibilita eventuais pagamentos de parte do aluguel ou do arrendamento desde que isso esteja associado ao desempenho da usina solar.

Aluguel de usinas solares

Operação e manutenção de equipamento

Muitas vezes, quem investe no aluguel de energia solar tem pouco ou nenhum conhecimento sobre o assunto. Assim, a operação e manutenção dos equipamentos estão condicionadas a quem lida com isso diariamente. 

Dessa maneira, a cobrança de valores pode ser feita por:

  • parcela fixa;
  • parcela variável.

Ambas, por sua vez, atreladas a um índice, como sua performance. 

Por que investir em sua própria fazenda solar?

A partir de tudo o que vimos até aqui, você pode empreender na área a partir do investimento em sua própria fazenda solar.

Nela, essa grande área coberta por placas solares vai gerar uma quantidade de energia que, posteriormente, vai ser usada para abastecer outras propriedades interessadas em consumir energias de fontes limpas.

E a Maya Energy é especialista na implementação de um projeto assim. Para tanto, só precisamos saber quais são as suas necessidades, objetivos e assim conseguimos compor um alinhamento preciso com o seu projeto. 

Depois, pode contar com a Maya para o planejamento, a execução e a administração dessa usina solar. Você, por sua vez, se beneficia de ter uma rentabilidade mensal e de até 2%.

Conclusão

Portanto, vimos que o aluguel de usinas solares é uma medida capaz de ser desfrutada por quem deseja investir no mercado ou mesmo para quem apenas esteja à procura de usufruir dos benefícios da energia solar.

Dessa maneira, objetivos se cruzam com a possibilidade de investir em um projeto de fazenda solar, por exemplo.

Na Maya Energy, essa modalidade se resume em um trabalho especializado da nossa parte, e que consiste em:

  • orçar o projeto (sem compromisso) em tempo curto;
  • realizar o projeto e também a construção da usina;
  • captar clientes para a sua oferta de energia;
  • administrar a sua usina.

Como resultado, trabalhamos em verdadeira parceria para que você receba rendimentos da sua fazenda solar mensalmente — e que, como já adiantamos, oscilam entre 2,0% e 3,5%!

Deseja investir na sua usina? A Maya te ajuda, do projeto à administração. Saiba mais!

Quem somos?
Av. Prof. Mário Werneck, n°26 – 5º e 6º andar, Estoril – Belo Horizonte/MG
(31) 98306-0447
(31) 3995-2335
envelope linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram